Instalação elétrica de qualidade reforça segurança patrimonial

Instalação elétrica de qualidade reforça segurança patrimonial

A execução de um projeto imobiliário demanda um gerenciamento eficaz durante todas as etapas. O acompanhamento de um engenheiro ou um arquiteto é essencial para que todos os trabalhos sejam realizados de maneira adequada, valorizando o material e a mão de obra especializada.

Entre os vários serviços necessários, a instalação elétrica é essencial para que os ocupantes do imóvel possam ter uma vida tranquila e segura.

Levando em consideração que muitas tarefas estão baseadas no fornecimento de energia por parte das concessionárias, os circuitos internos devem ser muito bem projetados.

Os projetos de arquitetura são desenvolvidos para diferentes finalidades, e por isso os profissionais devem estar atentos quanto às normas estabelecidas quanto ao uso de uma estrutura imobiliária.

A presença de equipamentos varia conforme a necessidade dos usuários. As construções possuem tamanhos diferentes, conforme a destinação para a qual está sendo desenvolvida.

Ela pode atender áreas distintas, como:

  • Casas, sobrados e apartamentos;
  • Estabelecimentos comerciais;
  • Segmentos industriais;
  • Instituições públicas.

Para cada projeto imobiliário é necessário identificar a forma de abastecimento, os fios e cabos elétricos que farão parte das tomadas e interruptores, além do melhor aproveitamento da luz natural para a instalação de lâmpadas em pontos estratégicos.

Ajustes técnicos com profissionais especializados

A complementação de um projeto arquitetônico está na definição de locais e ambientes que recebem os circuitos elétricos de maneira apropriada, a partir do quadro de distribuição por parte das concessionárias públicas ou privadas.

A presença de um instalador eletrico residencial facilita a parte técnica de todo o projeto, definindo os dispositivos de proteção, os interruptores e as tomadas de cada cômodo.

Os pontos de iluminação também são escolhidos de acordo com a necessidade apresentada, com detalhes que precisam de um planejamento relacionado a toda a instalação elétrica.

Uma planta descritiva com todo o projeto de eletricidade determina todos os elementos relacionados a esse serviço. Uma tomada devidamente posicionada é fundamental para o conforto e a segurança dos usuários.

Com a descrição de cada cômodo de uma estrutura imobiliária é possível que o eletricista instalador determine a potência disponível, seguindo os padrões adotados no segmento de energia elétrica.

Há procedimentos que devem ser tomados para que a segurança seja garantida. Por isso, o número de tomadas em uma mesma rede seja definido de acordo com as normas regulamentares propostas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Para reforçar a segurança sobre a instalação elétrica, o ideal é identificar o local da geladeira dentro da cozinha, por exemplo, para que as tomadas tenham todo o cabeamento adequado.

Isso serve para todos os equipamentos elétricos utilizados em um ambiente residencial, mas também para estabelecimentos comerciais e galpões industriais.

Equipamentos eletrônicos demandam energia corrente

A tecnologia da comunicação está se expandindo e desenvolvendo conceitos que envolvem ambientes residenciais e equipamentos eletrônicos que utilizam a internet como ferramenta principal para o funcionamento apropriado.

O mercado oferece diferentes equipamentos para a união de objetos que funcionam por meio de uma comunicação interna. A presença da automação residencial alexa permite o acionamento de câmeras de segurança e iluminação externa em horários pré-programados.

Tarefas simples como ligar a TV, o equipamento de som e a climatização dependem de uma programação que pode ser desenvolvida por empresas especializadas.

Fato é que essa realidade está se tornando cada vez mais comum dentro das residências e depende de uma manutenção elétrica industrial ou residencial, no caso de casas, sobrados e apartamentos, constante e eficiente.

Proteção solar favorece climatização interna

A climatização dos ambientes domésticos é proporcionada por equipamentos como ventiladores e aparelhos de ar condicionado. A arquitetura influencia de maneira direta com o projeto visando a presença de portas e janelas em locais adequados.

Para ajudar na ambientação, de uma forma geral, decoradores indicam a aplicação de pelicula para janela cobrindo a área de vidro. Esse elemento é eficiente na proteção contra raios solares, diminuindo a incidência sobre o piso e os móveis de um cômodo.

A ideia principal empregada em muitos projetos arquitetônicos modernos está na sustentabilidade e melhor aproveitamento da luz solar ao longo do dia e da corrente de ar para uma climatização agradável e fluida.

Mesmo com a aplicação do insulfilm para janelas, é possível aproveitar a iluminação natural com a abertura de partes específicas da estrutura. Assim fica possível a passagem de ar e manter a temperatura interna agradável.

Afinal, a economia de energia está em luzes apagadas durante o dia e o uso mínimo de equipamentos como aparelho de ar condicionado e ventiladores. Dessa forma, é possível garantir menor gasto e equilíbrio no orçamento doméstico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *