Itens para a construção de prédios empresariais
Erguer uma obra não é uma tarefa fácil, principalmente quando é relacionada as grandes construções, como prédios. A edificação que será levantada deve ser totalmente alinhada, desde a escolha do terreno até o planejamento de finalização, para que seja seguro para todos.
Então, para um prédio de grande porte, é ideal entender como as etapas devem se desenvolver, pois esse trabalho exige muitos estudos preliminares, bases estruturais e segurança. Isso deve ocorrer de forma a promover a segurança, já que um grande número de pessoas circulará por ali todos os dias.
Para que o processo comece, devemos seguir algumas instruções e fases essenciais para que a construção ganhe formato. Aqui atribuiremos assuntos indispensáveis para sua nova obra, desde o projeto até a aplicação de vidraçaria e Moveis modulares.
O primeiro passo para concluir seu trabalho em altura com sucesso
Para dar início a construção do prédio, o primeiro passo se constitui na escolha do terreno em que a obra se desenvolverá.
Nesse momento é preciso se atentar ao metro quadrado (m²) e seu preço, que varia muito dependendo da localização. As características do solo também são extremamente importantes, pois ele deve ser propício para o levantamento do edifício empresarial.
Outro ponto importante é o bairro em que se instalará sua edificação. Você deve procurar saber sobre a estrutura sanitária da região, fornecimento de necessidades básicas como água e energia elétrica e a segurança e pavimentação do local.
Após verificação e compra do terreno, é a vez de construir um depósito junto com uma estrutura de tapume. Nesse local ficarão materiais e instalações provisórias como luz e estruturas para troca e necessidades básicas dos funcionários.
Para dar a forma à construção
Após a preparação do terreno, e até antes de sua compra, é preciso iniciar o projeto de como sera a construção. Com o planejamento e esboço da obra é possível mensurar e estabelecer gastos, estruturas e demais fatores.
Assim, com o inicio da estruturação é possível acompanhar o desenvolvimento da obra e certificar que ela ocorrerá de forma segura. Confira alguns passos essenciais para a elaboração e construção do edifício:
- Projeto de arquitetura: Inicia-se aqui o planejamento da obra, junto a uma empresa de arquitetura de sua confiança.Essa empresa sera a responsável por garantir uma estrutura segura e eficaz. Para isso, ela preparará um anteprojeto, esboço inicial, para que com sua aprovação a construção seja desenvolvida. A planta do local pode ser apresentada de forma humanizada ou em 3D.Após preços e orçamentos, os documentos devem ser encaminhados para a Prefeitura para aprovação, que pode levar em média de 6 a 12 meses para sair.
- Projetos complementares: Após a definição de projetos e sua aprovação, é necessário contratar os serviço de estruturas, execução e instalações elétricas e hidrossanitárias.
- Orçamentos da obra: É necessário saber o quanto e quais materiais serão usados na construção para que se faça um levantamento orçamentário e evite falta de utensílios.
- Planejamento da obra: O roteiro da construção será estipulado com prazos e custos. É interessante que se crie um calendário com datas de início e previsão final da obra. Faça isso acompanhando de um software especializado ou um engenheiro de planejamento.
- Serviços preliminares: Nessa etapa ocorrerá a preparação do espaço, limpeza do terreno, montagem do canteiro e serviços de terraplanagem e a definição dos eixos de execução de fundações.
- Infraestrutura: A infraestrutura da obra é o que a sustenta, e isso depende de diversos fatores, como o tipo de edificação, a carga do edifício, o solo e a profundidade do lençol freático.
- Alvenaria: A estrutura da obra é feita e o levantamento de paredes e vedações também. Esse momento da construção se dedica à construção dos pilares, vigas e lajes e pode ser feito em concreto armado, aço ou alvenaria estrutural.
Como neste momento serão realizados trabalho em altura, é extremamente importante que todos os funcionários tenham máxima segurança e proteção garantida. Para isso, serão utilizados EPIs e itens como a Instalação de linha de vida, são necessárias.
A linha de vida acima mencionada são equipamentos que evitam quedas e acidentes.
Já a etapa de instalações, que vêm logo em seguida, é dividida em três partes:
- Hidrossanitárias: rede de água fria/quente e de esgoto primário e secundário.
- Elétricas: passagem dos eletrodutos, fios e cabos, instalação das tomadas e interruptores da edificação.
- Complementares: são realizadas as instalações de TV, internet, gás, ar condicionado, vidraçaria, etc.
Finalização
Os acabamentos e revestimentos são essenciais para proteger as vedações, dar resistência ao local e tornar as superfícies do prédio melhores. Ainda mais, são eles os responsáveis por delimitar a edificação e começar a traçar algumas características do local e de seu proprietário.
Após todas essas fases, ainda terá a parte de mobília e execução interna do espaço. Nele haverá instalação de moveis essenciais para prédios comerciais e uma opção são os moveis modulares para cada local.
Feitos sob medida, esses móveis proporcionarão melhor delimitação do espaço e a sensação de amplitude do espaço.
Caso queira investir em Fachada de vidro preço baixo poderão ser encontrados com muita pesquisa em lojas do ramo.
Com todas as etapas concluídas, é hora de realizar a limpeza do edifício, fazer o teste de todas as instalações e se preparar para receber os comerciantes.