Saiba tudo sobre os painéis de madeira
Admirada e conhecida por todos, a madeira acaba sendo um dos materiais mais usados e requisitados em projetos comerciais e residenciais, podendo ser adaptada a qualquer local.
Além de trazer beleza ao ambiente, a madeira acaba trazendo uma sensação de aproximação com a natureza, sendo usada por arquitetos e designers de interiores com o intuito de “aquecer” os espaços e torná-los mais aconchegantes, já que transmitem a sensação de calor e quebram o aspecto frio que acaba sendo causado por revestimentos de cerâmica e porcelanato, muitas vezes.
Em se tratando de um material extraído diretamente da natureza, a utilização da madeira natural em um projeto nem sempre acaba sendo algo viável, e pode ocorrer de seu uso ficar longe de ser uma solução sustentável ou econômica.
Visando solucionar questões como essas, o painel de madeira para parede, que também podem ser conhecidos como painéis em HDF, MDP E MDF, acabam se apresentando como uma boa opção àqueles que desejam usar benefícios causados pela madeira e ainda possuir vantagens em questões como sustentabilidade, praticidade e economia.
O painel para tv sob medida de madeira industrializada possui a vantagem de ser facilmente adaptado ao ambiente desejado e tende a ser um material bem mais leve se comparado à madeira natural, possuindo fácil instalação e otimizando o tempo de obra e todo seu processo.
A principais madeiras utilizadas para a construção de um painel sob medida para sala são:
- mogno;
- nogueira;
- pinho;
- carvalho;
- cerejeira.
Outros locais para se utilizar o painel de madeira
Assim como na sala, os painéis de madeira podem ser utilizados no quarto como suporte para o aparelho de televisão, sendo a melhor solução para esconder os fios que costumam ficar soltos e a mostra, deixando o ambiente mais sofisticado.
Pode-se também utilizar o painel sob medida preço como cabeceira de cama, tornando o ambiente ainda mais aconchegante.
Ele pode ser colocado desde o chão até cerca de 60 cm acima do nível em que fica o colchão, cobrindo toda a parede do teto ao chão ou ainda é possível estendê-lo sobre o teto.
Quando o assunto é a cozinha, muitas pessoas tendem a achar que o espaço deve ser todo revestido em pisos frios e azulejos, mas o que pouca gente sabe é que alguns tipos de madeira têm alta resistência à umidade e podem se tornar um ótimo complemento para bancadas e armários.
Nesse cômodo, os painéis de madeira podem ser usados em espaços entre armários e bancadas; em paredes com prateleiras onde se guardam utensílios ou, até mesmo, como uma forma de transição entre um cômodo e outro, como uma sala de jantar, caso a estrutura possua um conceito aberto.
Assim como na cozinha, os painéis de madeira podem também ser utilizados no banheiro, com a diferença de que neste local a umidade acaba sendo ainda maior.
Sendo assim, faz-se necessário um investimento em um tipo de madeira que seja ainda mais resistente e possua acabamentos de proteção específicos.
Quando usada na decoração de banheiros e lavabos, a madeira tende a deixar o espaço mais convidativo, podendo ser usada como um painel na parede onde tenha um espelho, em alguma parte do box ou, até mesmo, atrás do vaso sanitário, com alguns vasos de plantas que podem ser usados como itens decorativos.
Painéis ripados
Entre as madeiras mais usadas em painéis com ripas de madeira preço estão a nogueira, o freijó, o cedro e a imbuia.
É um modelo que se adapta a qualquer ambiente, sejam comerciais ou residenciais, grandes ou pequenos, externos ou internos, sendo um item atemporal e elegante que permite vários desenhos e pode possuir diversas cores, dependendo do tom escolhido.
Caso queira fugir dos modelos tradicionais de tetos e esteja procurando um toque sofisticado, a ripa de madeira fina acaba se tornando uma das melhores opções.
Se possui preferência pelo estilo rústico, aposte em elementos que representem as características naturais da madeira como os nós e veios, mas caso prefira um ambiente com ar mais sofisticado, o uso de ripas finas em conjunto com acabamento em gesso casam muito bem, deixando o espaço mais fluido, enquanto quando usadas em formato de cabeceira de cama, contribuem para uma ambientação mais tranquila e romântica.