Mantas: conheça os tipos mais usados em solos

Mantas: conheça os tipos mais usados em solos

As mantas geotêxtil são materiais feitos de fibras de alta tenacidade e aditivadas, cuja aplicação sempre ocorre junto ao solo.

Ao contrário do que se pode pensar, a manta não é um tecido, mas um não tecido, o que significa que não há fios entrelaçados na sua composição.

As fibras são postas com direção ou aleatoriamente, mas não são mantidas juntas por entrelaçamento e sim, por processos mecânicos, químicos ou térmicos de fusão.

Muito usada na construção civil desde meados de 1950, a manta pode conter, de acordo com o tipo, diferentes funções:

  • Filtração;
  • Separação;
  • Impermeabilização;
  • Proteção;
  • Reforço;
  • Drenagem;
  • Controle de erosão.

Assim, a resposta para a pergunta manta geotextil para que serve não é singular, mas engloba diversas possibilidades.

Esse material pode ser usado em algo simples, como para tornar um solo mais resistente, mas também é essencial para trabalhos complexos, como a construção de um lago artificial.

Isto é, a manta é utilizada para impedir que a água do lago se infiltre na terra, impermeabilizando-a. É possível se valer da manta para proteger o solo contra a erosão, utilizando-a como material de sacrifício.

O que é a geomembrana PEAD?

A geomembrana PEAD é um dos tipos mais comuns de solo sintético e é feita de uma liga plástica flexível e com muita elasticidade.

PEAD é uma sigla para as palavras Polietileno de Alta Densidade, o que significa que é uma substância composta apenas por hidrogênio e carbono, uma das combinações mais resistentes da química.

Esse plástico é obtido da polimerização do etileno, sendo um dos mais comuns que existem e, certamente, o mais barato.

Para quais fins a manta PEAD é aplicada? Essa manta é muito usada nos segmentos de mineração, engenharia civil, piscicultura (criação de peixes), agricultura e também em aterros.

Em todas essas áreas, a sua principal função é a de impermeabilizar o solo. É possível perceber que o diferencial nesse material está em sua resistência química.

Capaz de impedir que, por exemplo, substâncias advindas de aterros sanitários contaminem o solo; assim como a sua sustentabilidade, visto que o material não é nocivo ao meio ambiente.

O uso da manta pead impermeabilizante na construção civil, ocorre em sistemas de tubulação ou canais, como é o caso da irrigação.

O material é usado para impermeabilizar os tubos ou canais, impedindo que vazamentos aconteçam. Já no segmento agrícola, um uso comum é para a contenção dos dejetos dos animais.

Assim, utilizar esse produto é se preocupar com o meio ambiente, garantindo que os solos não sejam prejudicados por nenhuma empreitada e mantendo o lençol freático limpo.

Existem mantas geomembranas permeáveis?

A drenagem de terrenos, é um procedimento essencial em qualquer construção. Seu objetivo é evitar infiltrações e vazamentos na construção.

Quando a drenagem não é bem feita, há casos de revestimentos de piso estragados, sobretudo se forem feitos de madeira, assim como materiais enferrujados e paredes mofadas.

É possível identificar problemas de drenagem facilmente, porque poças são formados em volta da casa, a chuva não se esvai.

Em situações extremas, as fundações da casa podem ser afetadas por esse excesso de água, o que compromete a segurança de seus moradores.

Vale ressaltar a importância de se controlar a umidade da casa, pois muitas doenças respiratórias podem ser transmitidas pelo mofo e muitos organismos precisam de calor e umidade para se desenvolver.

Isso sem falar do perigo que as poças acumuladas ao redor da construção apresentam, já que a dengue se prolifera em lugares com água parada.

Feita com filamentos de poliéster e com garrafas PET, a manta geotextil drenagem é utilizada como filtro em sistemas de drenagem.

Ela é resistente e permeável, tendo amplo uso em áreas verdes, jardins e floreiras, mas também em trincheiras e lençóis drenantes, podendo fazer o rebaixamento de lençol freático.

Assim, ela substitui os filtros de transição granulométrica, podendo, inclusive, eliminar os acúmulos superficiais com igual ou superior eficiência.

Outra opção, é usar a geomembrana impermeável nos canais de drenagem, que transportam a água para outro local.

Por fim, ao decidir por usar uma manta têxtil na construção, deve-se contar com o auxílio de um profissional especialista na área.

O tamanho das mantas, sua espessura, o tipo de fibra do qual é formada, tudo isso influencia na qualidade do serviço e garante que não haverão problemas futuros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *