Manutenção e segurança dos prédios residenciais

Manutenção e segurança dos prédios residenciais

Os prédios residenciais já é um tipo de moradia consolidado nas cidades, sendo conhecido inclusive em estudos de urbanismo e geografia humana como a verticalização dos espaços, quando há maior demanda por território. Esse fenômeno também permitiu que os apartamentos ficassem cada vez menores.

Com isso, os prédios povoando o imaginário citadino é necessário que tudo esteja funcionando bem, e a segurança seja garantida, tanto dos moradores, com a instalação de câmeras e sensores de fumaça como da própria estrutura predial.

Somente com a atenção nesses dois pontos é possível o desenvolvimento de um prédio residencial que seja bom para morar e que traga segurança para você e sua família.

Neste artigo falaremos sobre algumas atitudes que permitem que o perímetro seja mais seguro e qual a importância da contratação de empresa de manutenção predial para manter a infraestrutura funcionando de forma completa.

A segurança é primordial

A segurança é uma das preocupações principais para quem mora nos prédios residenciais. Isto é fundamental para que os outros requisitos como conforto e boa localização possam ser potencializados.

Assim, para garantir que essa segurança seja feita hoje existem uma série variadas de equipamentos eletrônicos, como a abertura da portaria por meio de leitor biométrico, entre outros pontos.

Abaixo falaremos sobre alguns equipamentos que podem ser usados para que a segurança seja efetivada e aprimorada cada vez mais.

1. Monitoramento com câmeras

Um dos principais itens de segurança usado nos prédios é o monitoramento por meio de câmeras de segurança dentro de um Circuito Fechado de TV conhecido como CFTV. Por conta da internet hoje o monitoramento também pode ser feito pela internet.

A grande vantagem desse tipo de sistema é que ele permite que todo o perímetro e as principais áreas sejam visualizadas, atrelando ou não há um sistema de alarmes também.

Alguns pontos onde as câmeras podem ser instaladas são:

  • Entradas;
  • Saídas;
  • Elevadores;
  • Garagem.

Grande parte desses sistemas armazenam os vídeos com áudio em alta definição.

2. Guarita blindada

Essa guarita é um dos pontos-chave para a segurança do ambiente residencial pois é onde o vigia ou o porteiro fica de prontidão. Esse ambiente deve ser blindado para que o local de entrada fique ainda mais protegida, já que esta é o principal alvo dos roubos.

O nível de blindagem variará com a necessidade do cliente, indo das mais simples até as mais arrojadas.

O espaço onde também se encontra os interfones onde os moradores podem ligar em caso de algum problema como início de incêndio, sendo o profissional responsável por ligar na central de alarme de incendio e chamar o Corpo de Bombeiros.

3. Fechadura digital

As fechaduras digitais tem sido um grande aliado para a segurança dos prédios, principalmente, por ser uma forma de garantir a não invasão dos apartamentos.

Existem variados tipos, uns que trabalham com biometria com um banco de dados atrelado pelo morador e outras funcionam com uma senha numérica, caso o sistema de leitura biométrica venha falhar.

Com quedas de energia as fechaduras continuam funcionando por terem baterias embutidas, garantindo o seu funcionamento.

Por isso, que é muito importante que os moradores tenham em suas casas um sistema elétrico bem organizado e com quadro de distribuição e de caixa de passagem elétrica.

Abaixo falaremos sobre a importância das manutenções prediais e algumas ações que devem e podem ser tomadas.

As manutenções prediais

Além da segurança dos moradores, porteiros e outros aspectos que ajudam a viver nos prédios de forma tranquila, é necessário que a infraestrutura do ambiente seja guardada.

Sendo assim, que tudo esteja funcionando bem, o sistema hidráulico, o elétrico, os elevadores, as câmeras e que as áreas estejam bonitas com suas pinturas externas retocadas, telas de segurança na quadra trocadas, e trocas de lâmpadas diversas.

Neste sentido, a manutenção predial ajuda a detectar e corrigir problemas, evitando falhas e garantindo a funcionalidade do ambiente, além de garantir a segurança e a vida longa das edificações.

Assim, em conjunto com a segurança as manutenções prediais são muito importantes para uma boa convivência em um condomínio predial.

Entendemos, portanto, que para que o cotidiano possa ser vivido com segurança e tranquilidade nos edifícios prediais é preciso atenção nos equipamentos de segurança e também na contratação periódica das manutenções relacionadas a infraestrutura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *