Componentes e aspectos das construções civis

Componentes e aspectos das construções civis

Uma obra é cheia de aspectos e etapas que juntos garantem a eficiência e atende todas as demandas necessárias. Para isso, é necessário planejamento e conhecimento sobre as etapas e as suas principais fases. Conhecer também diferentes sistemas e materiais se torna indispensável para as construções de sucesso e qualidade.

Uma obra envolve o trabalho de construtores, profissionais dos mais diversos setores e uso de técnicas e ferramentas como a retroescavadeira, a perfuratriz de solo até o mais simples martelo.

Neste artigo, entenderemos alguns pontos que são de grande importância para uma obra, entenderemos a necessidade e a importância de um projeto arquitetônico, bem como de sistemas que podem ser usados nessas construções.

Entender esses aspectos é necessário, tanto para quem quer iniciar uma reforma, como quem quer começar uma obra do zero.

Afinal, mesmo que todo o processo seja feito por construtoras, você precisa entender o que está sendo feito, seja a escolha do construtor para a aplicação de resina liquida transparente ou outros.

Confira abaixo alguns desses aspectos.

A importância dos projetos arquitetônicos

Planejar é uma palavra-chave para quem é do setor de construção e principalmente para quem deseja iniciar uma pequena reforma ou uma grande reforma.

Esse aspecto não está presente apenas para alguém que fará uma reforma pontual e até mesmo por si mesmo, mas sim, para grandes construtoras.

Afinal, os muitos pontos devem ser entendidos nos seus mais mínimos detalhes, do tipo de bombeamento de concreto que será usado, bem como da mão de obra que será necessária.

Uma forma de planejamento, principalmente, voltado para as residências, mas que pode ter modelos industriais e comerciais é o projeto arquitetônico que é elaborado por um profissional da arquitetura em conjunto com uma equipe.

Esse projeto é a materialização das ideias do cliente em conjunto com o profissional e que será o guia da construção, atua, tanto na definição estética da edificação como na garantia da qualidade desta, incidindo em projetos de iluminação e ventilação natural por exemplo.

Este projeto também é conhecido como projeto executivo e além de tudo o que falamos acima é preciso escrever todas as referências necessárias, da locação do canteiro até as etapas finais de colocação de micro revestimento, entre outros.

Os projetos arquitetônicos são divididos em cinco pontos principais:

  • Pré-projeto;
  • Estudos preliminares;
  • Anteprojeto;
  • Projeto Executivo;
  • Compatibilização.

A compatibilização sempre se refere aos projetos complementares que são os de sistemas de iluminação, sistemas hidráulicos, projetos de conexão de internet, entre muitos outros componentes.

No tópico abaixo falaremos de uma técnica que é usada nas construções que é o bombeamento de concreto.

O bombeamento de concreto nas construções

Para projetos mais ousados, como a construção de grandes prédios, temos a necessidade de construir soluções tecnológicas para que a execução seja possível. Um dos gargalos é levar material a espaços muito distantes ou muito altos.

Assim como os sistemas de exaustão garantem o ambiente mais agradável trazendo o ar de fora para dentro do ambiente e retirando o ar ruim, para que os materiais, principalmente, o concreto seja levado em espaços mais distantes e em espaços mais altos a solução desenvolvida é o bombeamento de concreto.

Além disso, o concreto bombeado também é usado para que a obra seja construída de forma mais rápida, principalmente, por concretar com alta potência.

As muitas vantagens do bombeamento de concreto são a redução da equipe para esta etapa, redução do cronograma de obra, garantias no processo e resultado final, acabamento melhor do concreto.

Para que o bombeamento seja feito são usados equipamentos diversos, e as bombas que podem ser usadas são bastante diferentes e eficazes para cada modelos. Os principais modelos é a bomba telescópica, a bomba estacionária, a bomba citypump e a bomba placing boom.

Os construtores e gestores que queiram qualidade e eficiência na execução da obra, o bombeamento de concreto é altamente recomendável. As bombas de concreto devem ser escolhidas por profissionais que entendem a necessidade do projeto e suas demandas.

Portanto, entendemos que do uso de resina epoxi incolor até o bombeamento de concreto é muito necessário para que um projeto seja executado.

Por outro lado, o planejamento também é muito importante, para que as fases e as etapas sejam organizadas, sejam estruturadas, para que ocorra em menos tempo e com mais eficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *