Melhores dicas para o uso do espelho em ambientes
Espelho: uma palavra que, por si só, nos remete a infinitas divagações imaginativas de como usá-lo, para inúmeros propósitos.
Seja para montar um pequeno estúdio de invenções em seu quarto, seja para dar um toque de requinte e profundidade à sua sala de estar, seja para produzir ilusões de ótica, ou para visualizar o mundo através de outro ponto de vista: o espelho tem suas vantagens.
No âmbito arquitetônico, em se tratando de pequenos ambientes, os espelhos possuem a habilidade de ampliá-los e transformá-los, visualmente, em salões espaçosos.
A finalidade estética e pontual de beleza também, frequentemente, se utiliza dos reflexos brilhantes, deste material de vidro capaz de espelhar imagens, para transformar espaços comuns em ambientes de verdadeiro luxo.
É possível perceber esse padrão atual, diante de seu uso constante em grandes projetos como shoppings, prédios, museus, dentre outros estabelecimentos com grande fluxo de pessoas.
O espelho é um objeto versátil, sendo utilizado em diversos ambientes
O mercado de eventos também tem atentado para o valor desse simples objeto. Festas, boates, clubes, baladas, casamentos, salões e até mesmo bares usufruem das vantagens estéticas dos espelhos.
Para fazer um bom uso do espelho, é necessário ter um conhecimento básico dos tipos existentes, para então saber qual o melhor modelo para sua necessidade ou intenção específica para o ambiente.
Tipos de espelhos
Entre alguns tipos muito procurados hoje no mercado, existem aqueles cujo patamar elevado atrai muito interesse aos projetos de banheiro vip.
Os banheiros vip não deixam de ser essenciais em um evento especial. Na maioria das vezes, tem se mostrado uma peça chave no momento de conquistar a opinião pública. O negócio hoje é investir no “toilet chique”.
Mas isso deve ser feito com maestria e nada melhor do que recorrer aos espelhos, por exemplo, na decoração dos banheiros de luxo para eventos.
- Espelhos Decorativos
O espelho decorativo substitui perfeitamente qualquer decoração de parede como quadros, papéis de parede e, até mesmo, pode ser utilizado como complementação visual perfeita para vasos e plantas.
O ideal, ao se escolher o espelho ideal para decorar um local, é ficar atento aos artifícios que compõe o ambiente.
Se o local possui cores claras, o bacana é um contraste em cores vivas para iluminar, através de um espelho decorativo com moldura, por exemplo. Já se o local possui muita sombra e tons terrosos, vale a pena apostar em um espelho sem moldura, ou com detalhes brilhantes ao seu redor.
Deve-se atentar também para às coisas que o espelho refletirá. É importante escolher a posição adequada para inseri-lo, de maneira a não poluir o ambiente com a imagem de algo que você não quer que seja multiplicada, mantendo, assim, a neutralidade e limpeza do ambiente.
Dos diversos espelhos deste tipo, pode-se encontrar versões com formatos geométricos criativos, bordas chamativas, efeitos trançados nas bordas com tons coloridos, dourados ou amadeirados, e que complementam o brilho entregando a luminosidade que o espelho naturalmente promete ao ambiente, além, é claro, de manter uma noção de amplitude do espaço.
Espelhos decorativos fazem parte de um conceito moderno e assumem um papel fundamental e funcional no acabamento.
- Espelho lapidado
O espelho lapidado tem o potencial de reproduzir com perfeição, e alta resolução, as imagens que ele reflete, muitas vezes confundindo quem olha, causando um efeito de ótica interessante, dando a impressão de que você está em um ambiente que possui um cômodo a mais do que realmente existe.
Trata-se de um design simples e delicado, onde o destaque único e principal, é o próprio vidro do espelho. É ideal para os casos em que se deseja realmente aumentar, ou até mesmo duplicar o espaço do local onde ele for inserido.
Em alguns casos, usa-se esse modelo de espelho como revestimento de parede, cobrindo a área toda de uma parede, o que nos remete àquela sensação de que ali há uma passagem para outro ambiente. Desta forma ele é feito sob encomenda, no tamanho exato do local a ser coberto, sem recortes ou remendos.
Além do acabamento reto e liso, que minimiza quaisquer chances de cortes, toda a região prateada do espelho é protegida por uma camada de materiais inertes, que evitam manchas e oxidação.
Existem mais do que uma única opção de espessura para espelhos deste tipo também, como exemplo há o espelho lapidado 4mm, extrafino e que possui uma delicadeza deslumbrante. No mercado existem também versões de até 6 milímetros de espessura.
O importante é que você escolha o modelo que mais se adeque às suas necessidades, de modo que contribua para uma boa organização do espaço e traga uma aparência agradável ao ambiente em que for instalado.