Modificando o ambiente para uma boa consulta com psicólogo
Em um espaço de terapia ideal, o acolhimento deve começar antes mesmo da Consulta com psicólogo. Por isso, investir na chamada arquitetura humanizada e em elementos de decoração que proporcionem tranquilidade para os pacientes é importante.
Da cor das paredes até à música ambiente, há uma infinidade de dicas para modificar o ambiente.
Antes de transformar o espaço, é interessante que a clínica pense em seu posicionamento, no perfil dos pacientes e também no método de terapia.
Em uma Consulta com psicólogo para crianças, por exemplo, paredes coloridas, almofadas, espaço para desenho e brinquedos fazem parte da composição do espaço.
Assim como adultos podem ficar mais tranquilos com uma poltrona confortável na sala de espera e dentro do próprio consultório.
Se você vai abrir um consultório de psicologia ou já tem um e precisa reformar o espaço, esse artigo pode te ajudar. Continue lendo e saiba como montar um bom consultório de psicologia.
Das paredes às cortinas: o ambiente de psicoterapia
Desde a cor das paredes até a decisão entre uma Cortina prega americana ou uma persiana convencional, todos os detalhes são importantes em um espaço de terapia.
Neste tipo de projeto, aliás, a decoração e a composição dos móveis devem ser pensados de forma estratégica. Seja na cor das paredes, no tipo de mobília ou na instalação de um aparelho de ar condicionado, conforto e beleza são elementos potenciais para esse tipo de projeto.
Na categoria conforto, a temperatura e a iluminação do ambiente são aspectos importantes para ter um espaço aconchegante.
Neste cenário, além de optar por um ventilador ou ar condicionado, a escolha da cortina é importante, tanto para a decoração quanto para a luminosidade. Aliás, especialistas acreditam que quanto maior a claridade, mais à vontade a pessoa se sente para falar.
A Cortina Prega Macho é um estilo de cortina que combina muito com projetos de decoração clássicos. Caracterizada pelo volume alto na parte da frente e por um caimento reto, é a cortina ideal para projetos contemporâneos.
Esse estilo pode ser instalado tanto em um trilho comum como em varões tradicionais. Além do design bonito, a Cortina Prega Macho apresenta algumas vantagens interessantes em relação à luminosidade, como:
-
Possibilidade de controlar e regular a luminosidade na abertura/fechamento da cortina;
-
Opção de tecidos transparentes e translúcidos;
-
Opção de tecidos opacos (de blackout).
Também estratégica para projetos clássicos e com encaixe harmonioso em construções com acabamento em gesso, o modelo da Cortina prega americana também é uma opção interessante.
A diferença desse estilo em relação à prega macho, é que essa cortina tem um prega tripla e é um modelo bastante usado para combinação com o forro.
Essa opção tem um alto potencial decorativo, já que pode ser encontrada em materiais de seda, poliéster e linho.
Além disso, outra vantagem do produto é a facilidade de instalação, já que a cortina se encaixa tanto no trilho quanto no varão de cortina tradicional.
Conforto e acessibilidade: um bom consultório
Além de escolher elementos de decoração pensando no estilo do consultório, é importante planejar o projeto de construção e acabamento do consultório considerando acessibilidade.
Se o seu espaço de terapêutico tem um público cadeirante ou algum acompanhante de paciente precisa de uma rampa de acesso, por exemplo, é fundamental investir neste item.
Da mesma forma, detalhes simples como a instalação de um bebedouro, um banheiro com fraldário ou então um ventilador também fazem a diferença.
Neste contexto, outro item que une conforto e utilidade ao mesmo tempo, no espaço do consultório é a persiana vertical.
Esse tipo de cortina não se resume a decoração do consultório, mas sim ao conforto térmico (já que controla a luminosidade).
Por ter opções de controle de visibilidade, esse item também pode ser usado para preservar a privacidade do paciente que está no consultório, caso ele não deseje ser visto.
Pensar na acessibilidade do paciente é também pensar em empatia e melhores formas de atendimento. Sendo assim, todo bom ambiente terapêutico deve ter (ou pensar em possibilidades de) investimento em aspectos como:
-
A montagem de um espaço de estacionamento, com vagas preferenciais;
-
Rampas de acesso;
-
Elevadores adaptados;
-
Presença de uma equipe multiprofissional e diversa;
-
Ventilador / aquecedor.
Mas por que tudo isso é importante? Lembre-se que o ser humano é movido pelos cinco sentidos. Em um espaço de psicoterapia, os sentidos de visão, olfato, tato e paladar se intensificam e acolher o paciente é também entender suas especificidades e sensibilidade e fazê-lo se sentir bem e entregue ao processo.