Normas de segurança fortalecem proteção de trabalhadores

Normas de segurança fortalecem proteção de trabalhadores

Os acidentes de trabalho são pauta em muitas conferências de profissionais, nos mais diversos setores. Na construção civil muitas normas e equipamentos de segurança já fazem parte da realidade dos funcionários que trabalham em canteiros de obras, adaptando-se a máquinas, ferramentas e elementos funcionais que promovem a segurança de todos os envolvidos, inclusive de terceiros.

Para as construtoras e incorporadoras esse tipo de cuidado não é novo, mas é um processo que deve ser renovado sempre entre os trabalhadores, já que muitos não estão habituados ou não conhecem as normas de segurança de maneira adequada.

Dessa forma, palestras são disponibilizadas, com supervisores e gerentes relatando a necessidade de uso dos equipamentos de segurança, assim como a proteção no entorno das construções para evitar o acesso de pessoas não-autorizadas e sem a vestimenta correta.

Ainda assim, é importante destacar, ao menos, alguns dos equipamentos de segurança individual que são obrigatórios em um canteiro de obras, dependendo de cada serviço em desenvolvimento:

  • Capacetes;
  • Óculos de proteção;
  • Luvas;
  • Botas.

A variação de tecidos também é uma constante, já que ajudantes e pedreiros precisam de roupas leves para a movimentação dos braços e pernas, enquanto eletricistas precisam de roupas adequadas para mexer com a energia elétrica e evitar qualquer impacto sobre a pele.

Tudo vai depender dos supervisores responsáveis, muitas vezes empreiteiros, engenheiros e arquitetos, que devem estar atentos quanto ao comportamento dos funcionários.

Instalação de peças requer habilidade

Presente nos espaços internos e externos, o guarda corpo inox é um exemplo de equipamento que serve tanto para os funcionários que trabalham em uma obra quanto para os usuários que irão utilizar o imóvel em construção.

Presente em escadas, varandas e sacadas, esse tipo de equipamento é muito útil para garantir a segurança das pessoas que sobem e descem escadas, em conjunto com o corrimão, que serve como um apoio, independente da faixa etária.

Nas varandas e sacadas, o guarda corpo de inox é um acabamento fino, que pode ser complementado com outros elementos estruturais, como o vidro temperado, proporcionando um contraponto entre segurança e possibilidade de extensão de visão no horizonte.

Medidas corretas para um trabalho seguro

As tarefas realizadas em alturas superiores a dois metros podem ser agilizados se as escadas forem substituídas por platôs, permitindo a movimentação do trabalhador, no caso de instalação de telhados ou no acabamento da pintura, por exemplo.

Com isso, a locação de um andaime tubular é a solução mais eficiente para todos os envolvidos, pois o custo é muito menor e pode ser retirado quando o trabalho finaliza, mantendo a organização do espaço.

Para que o trabalho seja realizado com mais agilidade e fluidez, a medida horizontal deve se extensa, mantendo a movimentação do operário mais livre e segura, conforme a necessidade de alcance entre alturas e posição do imóvel.

Os tamanhos são variáveis, pois um andaime tubo roll tem lances com alturas de acordo com a necessidade do empreendimento imobiliário.

As adaptações de espaço podem ser em conformidade com as áreas de atuação, como frente e trás de um prédio, em contrapartida às laterais, que podem ser maiores ou menores, dependendo da arquitetura.

Itens de segurança de combate a fogo

Princípios de incêndio podem ser ocasionados por curtos-circuitos elétricos, durante a instalação de tomadas e interruptores. Por isso, o investimento em itens de segurança simples não deve ser negligenciado, já que o valor de extintor de incêndio é muito baixo em relação aos estragos que o fogo pode ocasionar em uma obra, inclusive em relação a acidentes com os trabalhadores que atuam em uma obra.

O mercado especializado oferece diferentes modelos deste tipo de equipamento e, por isso, deve ser comprado de acordo com as características de uma obra.

No caso do setor da construção civil, o extintor de incêndio preço de acordo com o tamanho e o tipo, entre os mais comuns de espuma para eletricidade e madeira.

A segurança em um ambiente de trabalho é discutida em detalhes há muito tempo, e com as normas técnicas sendo implementadas continuamente em fábricas, indústrias e canteiros de obras, o risco de acidentes tem diminuído consideravelmente.

Entidades de classe, representantes profissionais e organizações públicas têm promovido o debate e incluído os mais afetados quando não há segurança: os próprios trabalhadores.

Dessa forma, é importante que as empresas estejam atentas a todos os processos obrigatórios que devem ser empregados em um espaço que reúne máquinas, ferramentas e equipamentos que ajudam no desenvolvimento de projetos, mas também podem provocar acidentes quando são operados sem as devidas qualificações.

Equipes preparadas, utilizando os equipamentos de proteção individual corretamente e determinação de áreas com acesso restrito permitem um ambiente mais seguro e produtivo para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *