Nova tecnologia para a engenharia civil

Nova tecnologia para a engenharia civil

A engenharia civil foi uma das áreas mais afetadas pela crise financeira enfrentada pelo Brasil. Afinal de contas, ela é movida pela compra e venda de imóveis, que exigem um investimento considerável, consumindo boa parte do orçamento familiar durante muito tempo.

Assim, é natural que, em períodos de turbulência econômica, as pessoas fiquem relutantes em assumir esse compromisso. Por conta disso, as empresas e profissionais que seguem no mercado devem investir em novas tecnologias: isso facilita o trabalho de captação dos clientes que ainda procuram por seus serviços.

A boa notícia é que há diversas técnicas no mercado que permitem tornar o trabalho do engenheiro muito mais eficiente, como a realidade aumentada, por exemplo. Aprenda mais a respeito dela e de suas vantagens a seguir:

O que é a realidade aumentada na engenharia civil?

Recentemente, o jogo PokemonGo causou uma verdadeira febre Brasil afora. O objetivo do jogador era usar o smartphone para capturar pokémons que estavam nas ruas de suas cidades, em locais pelos quais ele transitava corriqueiramente.

A tecnologia que permitiu a existência desse jogo é a realidade ampliada, uma tecnologia capaz de inserir elementos virtuais no mundo real, proporcionando, também, a possibilidade de interagir com eles por meio de um equipamento pensado especificamente para tal, como um óculos ou uma aplicação de smartphone.

Por conta desse jogo, tal tecnologia costuma ser associada ao lazer e a videogames em geral. Entretanto, ela também é aplicável em segmentos econômicos importantes, como a engenharia.

Como a realidade aumentada é usada na engenharia civil?

No caso da construção civil, essa tecnologia é de grande ajuda para tornar os projetos mais eficientes. Afinal, é possível, por exemplo, ir até o terreno onde um prédio será erguido e usar um holograma para prever como ele ficará depois de pronto.

O mesmo pode ser feito em uma edificação já pronta que será reformada, pois basta contar com um equipamento apropriado para tal, como o oculos de realidade aumentada.

Quais são as vantagens de usar a realidade aumentada na engenharia civil?

O problema é que, assim como muitas outras, essa tecnologia exige o investimento em novos equipamentos que permitam o seu devido aproveitamento.

Ainda assim, ele compensa, pois a sua adoção traz uma série de benefícios no canteiro de obras. Confira alguns deles a seguir:

Ela complementa as maquetes

Uma construção começa muito antes da elevação da primeira viga. Por trás de todo e qualquer edifício concluído com sucesso, há um projeto elaborado com cuidado e minúcia.

Além disso, em muitos casos é produzida uma maquete, que tem como objetivo proporcionar uma ideia de como o imóvel ficará depois de pronto.

O problema é que ambas as tarefas costumam consumir muito tempo. Afinal, qualquer erro, por mais secundário que pareça, pode comprometer o andamento dos trabalhos mais adiante.

Assim, é interessante contar com tecnologias que possam acelerá-lo, mas sem fazer com que ele perca qualidade. Soluções como o Microsoft Hololens exercem essa função.

Graças a ele, é possível projetar elementos virtuais no terreno onde o edifício será construído, ou mesmo na maquete que antecipa sua aparência depois de concluído.

Consequentemente, a equipe trabalhará muito melhor e poderá fazer alterações no projeto com mais confiança.

Melhor orientação da equipe

Por mais que os engenheiros sejam uma parte fundamental de todo e qualquer projeto de construção. Entretanto, eles não são capazes de fazer tudo sozinhos: é preciso que haja um time de operários que realize o projeto elaborado por eles.

Para que não exista problemas, eles precisam ser devidamente orientados a respeito do que deve e do que não deve ser feito.

A realidade aumentada, por sua vez, pode ajudar nessa tarefa: ela permite que os operários visualizem melhor o resultado final do projeto. Além disso, a interação com o holograma permite que a orientação proporcionada seja melhor.

Redução dos erros de projeto

Quando mais detalhado e bem feito for um projeto, menores as chances de que exista erro na construção. Por conta disso, é essencial que todos os profissionais responsáveis trabalhem de modo sinérgico, permitindo a obtenção de insights melhores.

Quando a realidade aumentada é usada nessa etapa, ela permite uma melhor visualização e um detalhamento mais minucioso de todos os aspectos da edificação.

Consequentemente, caso exista alguma falha, os engenheiros podem se antecipar a ela e evitar que ela comprometa o resultado final da obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *