Veja algumas informações relevantes sobre toldos em geral
Muita gente, ao construir e reformar a sua casa, tem buscado informações por deixar espaços de lazer ao livre em seu projeto. Isso diminui a necessidade de buscar atividades fora de casa e, ainda, aumenta o aproveitamento de sua própria residência.
Uma das vantagens disso é não depender do mundo exterior para poder aproveitar um pouco das áreas abertas. Dependendo do tamanho do terreno, é possível apostar em pequenos jardins, piscinas, áreas de churrasqueiras e muito mais.
Para quem tem uma família grande ou muitos amigos e gosta de recebê-los, isso acaba integrando os seus parentes ainda mais, pois este ambiente é propício a reuniões familiares e encontros em geral.
No entanto, é necessário pensar que existem algumas questões climáticas que não podem ser previstas. No caso de sol ou chuva de maneira excessiva, fica impossível aproveitar toda essa área externa.
Uma maneira de conseguir aproveitar, pelo menos um pouco desta região, mesmo com os imprevistos de clima, é a instalação de toldos em alguns pontos estratégicos. Obviamente não será possível utilizar todo esse espaço, mas, ao menos, torna-se mais fácil ficar do lado de fora.
Com isso, os benefícios de instalar um toldo em sua casa são:
-
aumentar o uso da área externa;
-
proteger o corpo, principalmente os olhos;
-
oferecer certa divisão de espaço;
-
dar um toque mais moderno para o lugar.
Se você gostou da ideia de instalar um toldo nas áreas externas de sua casa, confira algumas dicas essenciais para isso.
Quais são os tipos de toldo?
Primeiro é necessário entender de quais materiais os toldos podem ser feitos e qual o tipo de estrutura de cobertura que ele suporta.
O tipo mais comum, no caso de comércios que estão com a porta diretamente na rua, é o feito em tecido de lona. Eles são os mais simples, mas ainda conseguem oferecer uma ótima proteção na questão da chuva e do sol. Entretanto, eles são mais frágeis e podem, inclusive, acabar rasgando quando houver um maior desgaste.
Em casa, porém, este pode não ser o tipo ideal devido a questões estéticas, ou, até mesmo, dependendo do lugar onde ele será colocado e sua finalidade. Sendo assim, é possível pensar na alternativa de usar o toldo feito em policarbonato.
Este é um material duro e bastante resistente, que deixará o local bastante bonito. Ele parece uma cobertura de vidro, devido à transparência, mas o policarbonato não se rompe facilmente.
Além dos modelos de materiais que podem ser usados, existem, ainda, algumas questões estruturais sobre os toldos.
O toldo fixo é, geralmente, feito em policarbonato, justamente por ser um material duro e que não permite grandes modificações. Ele é ideal para situações nas quais você deseja mantê-lo daquele jeito sempre.
Ainda é possível contar com um toldo articulado retrátil, que é mais utilizado em casos de haver a necessidade de esticá-lo ou retraí-lo quando você quiser. Levando em consideração tal característica, é muito mais fácil de se encontrar este modelo feito em lona, devido ao fato do policarbonato dificultar a movimentação.
Além do mais, existem os modelos de toldo articulado motorizado, que facilitam ainda mais o seu manuseio. Com ele, não é necessário fazer de modo manual todo o processo de esticar ou retrair o toldo. Seu uso se torna ideal, principalmente, em áreas altas e de difícil acesso somente com as mãos.
Onde aplicar os toldos em sua casa?
Como dito anteriormente, os toldos são uma ótima estratégia para ampliar o uso da área externa nos dias de muito sol ou chuva excessiva. Assim, ele pode muito bem ser aplicado nos jardins, próximo a áreas usadas para churrascos ou festas, e mesmo ao lado de uma área com piscina.
Outro lugar onde o uso de um toldo pode se tornar bem interessante é no local onde você guarda o carro. Uma cobertura de policarbonato para garagem pode dar um toque muito mais moderno e estiloso do que a construção de uma simples estrutura com telhas.
A aplicação deste material é a ideal, pois, por se tratar de uma garagem, não é necessário fazer a articulação do toldo, podendo ser instalado o modelo fixo.
A laje da sua casa também pode contar com este tipo de cobertura. Desta forma, será possível apreciar o ar livre sem a preocupação com as mudanças climáticas.