O que é um poço artesiano?

O que é um poço artesiano?

O poço artesiano é um poli perfurado que tem a função de captar água no subsolo sem a utilização de bombas, isso se dá porque a pressão liberada da corrente d’ água faz todo o trabalho de forma natural.

O poço artesiano tem vazão de água até mil vezes superior que o simples, cerca de 2 m³ (2 mil litros) em média, sua durabilidade ocorre em torno de 40 anos.

Além dos poços artesianos, também podemos encontrar poços semi-artesianos, normalmente com uma profundidade menor que o primeiro.

Basicamente, no poço artesiano, a água jorra naturalmente com a pressão feita, levando o líquido até a superfície.

Quando a pressão não é suficiente, é necessário a utilização de uma bomba, o que consideramos como poço semi artesiano.

E, para finalizar as categorias de poços artesianos, existem os micro-artesianos, de natureza comercial, termo utilizado para se referir os poços mais antigos, podendo alcançar até trinta metros.

Como surgiu a utilização de poços de água?

Desde a formação da civilização humana, o homem já fazia grandes escavações para ter água subterrânea, no ano de 5000 a.C., os chineses começaram com os projetos de perfurações de poços profundos.

E, nos dias atuais, com a chegada da tecnologia, a perfuração de poços artesianos se tornou uma opção para armazenar água potável.

As empresas especializadas nesse nicho de mercado utilizam o melhor que a tecnologia disponibiliza para as respectivas aplicações, garantindo qualidade e agilidade nesses processos.

Composição de um poço artesiano

Simplificando a compreensão do procedimento de obtenção de um poço, antes de tudo, é preciso aprender sobre as partes que formam sua base de desempenho, assim compreendemos que um poço freático tubular tem a estrutura constituída por: Conjunto motobomba, pré-filtro, tubos cegos e filtro.

Filtro

O filtro é constituído por uma tubulação perfurada, pode ser feita de aço galvanizado ou de PVC. O elemento pode ser alocado na perfuração no solo, essencialmente inserido em toda a longitude do lençol freático.

Tubos cegos

Estes também podem ser compostos por aço galvanizado ou PVC rígido, mas em sua composição não apresenta furos e devem ser ajustado na estrutura do poço que fica acima do lençol freático, além do mais, os tubos cegos necessitam ser inseridos até 50 cm acima da superfície.

Pré-filtro

Apontamos uma camada de areia grossa especial que deve ser colocada na extensão do poço, entre a tubulação e a parede do solo.

Bombas

As bombas são aparelhos com função de retirar toda a água do interior de um poço para ser alocada em um reservatório.

Esse reservatório, por sua vez, precisa estar localizado em um nível superior, para isso, pode ser usado dois modelos de bombas que chamamos de submersas e centrífugas com injetores.

As submersas, precisam ser montadas na parte interior do poço, abaixo do nível da água. As bombas centrífugas precisam ser instaladas externamente, acima da superfície, com o injetor instalado na extremidade da tubulação de sucção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *