As melhores dicas de acessibilidade em residências
Muitas vezes, quando se constrói uma casa, a acessibilidade para portadores de deficiência ou idosos não é levada em consideração.
Isso causa dificuldades para essas pessoas, fazendo-as enfrentar alguns obstáculos que podem ser, inclusive, perigosos.
Felizmente, existem algumas maneiras de tornar a residência confortável e, ao mesmo tempo, acessível para pessoas com mobilidade reduzida.
O banheiro, por exemplo, é um cômodo que precisa ser seguro e acessível. Colocar uma Barra de apoio inox pode proporcionar estabilidade para pessoas que precisam de ajuda para se movimentar no banho.
A barra de inox é uma excelente escolha, porque não corre o risco de enferrujar e possui ranhuras antiderrapantes, o que permite diminuir o risco de escorregões e quedas.
A Barra de apoio inox para banheiro facilita o equilíbrio de pessoas com dificuldades de mobilização e estabilidade.
Ela deve ser fixada atendendo às normas de segurança, nas paredes e ser utilizada apenas para oferecer suporte.
Portanto, não devem ser colocadas toalhas na barra de apoio, pois isso pode causar acidentes para os usuários.
Outras opções de barra de apoio
As barras podem ser fixas ou articuladas. A Barra de apoio articulada precisa conter um dispositivo que evite quedas ou movimentos bruscos e repentinos.
Pode ser instalada ao lado do vaso sanitário ou da pia, de acordo com as necessidades de acessibilidade.
A vantagem de usar a barra articulada é que, no caso de cadeirantes, a manobra é facilitada, permitindo que seja levantada ou abaixada.
É recomendável, nesses casos, o uso de uma Barra de apoio articulada com papeleira, que permite que o papel higiênico fique em uma distância próxima da pessoa, assim como o botão de descarga.
Por que contratar um serviço de arquitetura especializado?
Para fazer essas instalações, e tornar as residências mais acessíveis, é preciso que as casas sejam projetadas por arquitetos conhecedores das normas de acessibilidade.
O projeto terá melhor aproveitamento dos espaços, que serão adaptados aos usuários, incluindo as escolhas de revestimentos e dispositivos que podem garantir segurança e autonomia para os usuários.
Para obter um resultado satisfatório, vale a pena a contratação de uma empresa especializada em Arquitetura de interiores.
Confira abaixo quais são os passos que devem ser tomados para garantir a acessibilidade em uma residência:
- Medidas: a adaptação deve oferecer, principalmente, boa circulação;
- Acessos práticos: garantir instalação de rampas, evitando degraus;
- Revestimentos: dar preferência à textura abrasiva e antiderrapante;
- Atenção aos detalhes: evitar tapetes e objetos leves e soltos que podem causar tropeços e quedas.
Contratar um arquiteto especializado pode garantir instalações adequadas, trazendo maior segurança e resultando em inclusão.
O custo de contratar um Arquiteto zona norte, por exemplo, vai depender do orçamento disponibilizado pelo cliente ou das instalações que serão feitas.
É importante que o profissional faça todas as verificações de forma conjunta com o cliente pensando sempre na acessibilidade. A nivelação do piso, por exemplo, é uma das etapas que se deve levar em conta.
Além disso, investir na tecnologia pode oferecer recursos para auxiliar melhor a vida cotidiana.
Biometria, reconhecimento de voz, painéis que podem facilitar a iluminação ou a climatização, são dispositivos que podem permitir a segurança e a autonomia na ocupação do espaço.