O que você precisa saber antes de comprar escadas?
Para um projeto arquitetônico, as escadas compõe um papel de utilidade fundamental, pois são responsáveis pela conexão entre os andares inferiores com os superiores.
Todavia, sua grande capacidade também abrange a estética do ambiente. Escadas bem estruturas e de determinados tipos conferem, a qualquer cômodo, rusticidade, discrição ou elegância tremenda.
Para se escolher a escada ideal vamos entender um pouco sobre as escadas.
A importância das escadas
As escadas têm um papel funcional importante na ligação entre andares e são uma necessidade básica para todo projeto arquitetônico, que terá mais de um patamar.
Atualmente, com a revolução na arquitetura, onde se prioriza, nos projetos, a altura ao invés da largura, as escadas estão sendo cada vez mais empregadas.
Podemos ver isso em estabelecimentos comuns, como nos shoppings, que utilizam as escadas rolantes.
Quando se pesquisa no mercado sobre escada rolante preço, é possível notar que o preço deste equipamento varia bastante, a partir de R$500,00.
A razão está no fato de que esses equipamentos combinam a tecnologia com o modelo padrão das escadas.
Para residências comuns existe uma variedade de escadas com que se pode trabalhar e seu tipo de estruturas podem mudar totalmente um ambiente.
Quando falamos de modelos de escadas, não estamos falando, exclusivamente, de escada de mármore ou escadas de alumínio; existem diversas estruturas para esses equipamentos, como as espirais, por exemplo.
Graças a isso, é possível trabalhar de diversas formas para criar ambientes únicos.
O uso de escadas de madeira é a escolha ideal para aqueles que buscam criar ambientes confortáveis e elegantes.
A madeira é um material extremamente versátil e consegue ornar com todo tipo de decoração, todavia, destaca-se ainda mais quando se combina pisos e esquadrias de madeira com uma escada de mesmo material.
Além disso, a escada de madeira é bem resistente e de fácil manutenção; basta a aplicação de resina sobre a superfície, o que garante brilho e proteção contra arranhões.
Para os mais ousados, é interessante também optar por instalar carpetes.
Outro tipo de escadas internas são as escadas de mármore. Essas escadas combinam toda a praticidade e sobriedade do mármore com ambientes sóbrios e elegantes.
O mármore possui um preço de compra mais alto que a maioria dos materiais usados para escadas, entretanto, é importante ressaltar que tem grandes benefícios por detrás do preço.
Se o consumidor busca por preços econômicos, que não deixem a desejar no quesito praticidade, as escadas de concreto continuam sendo uma das opções mais comuns.
São escadas de estrutura simples, contudo, altamente personalizáveis e também resistentes.
Escadas de concreto podem dar ao ambiente um ar de rusticidade e simplicidade, mas também podem criar ambientes clássicos e de bom gosto, se combinados aos ornamentos corretos.
Agora, quanto custa uma escada de concreto? Os preços dessas escadas variam a partir de R$800,00.
Escadas fora da casa
Também é possível utilizar as escadas do lado de fora da casa, tanto de maneira funcional quanto como forma de melhorar a estética.
Na parte externa de edificações simples é muito comum o uso de escadas caracol e escadas de concreto, pois se aliam bem ao ambiente urbano e são resistentes às mudanças climáticas.
Para ambientes mais naturais, como chalés ou casas de praia, é interessante optar por escadas de madeira.
A madeira, quando bem cuidada, pode ter um tempo de vida útil extremamente alto, logo, pode suportar também mudanças climáticas quando instalada ao lado de fora de uma residência.
É também interessante o uso de escadas em piscina, principalmente por facilitarem a saída e entrada, seguras, da água. São protocolos de segurança e que já foram responsáveis por salvar muitas vidas de afogamentos.
A piscina de vinil é uma das mais comuns a serem instaladas e possuem um preço muito mais baixo que as piscinas convencionais, inclusive.
Essas piscinas utilizam uma espécie de película, quase como uma capa, que é colocada sobre o fundo da piscina e nas paredes desta. A película é feita de modo que se assemelha, extremamente, aos azulejos, possuindo até reflexo.
E, lógico, esses locais também precisam de escadas. Uma escada para piscina de vinil não se difere em nada de uma escada convencional, mas seu tamanho pode variar, dependendo da profundidade da piscina.