Opções de carpete para a sua casa que você precisa conhecer

Opções de carpete para a sua casa que você precisa conhecer

Para quem está procurando uma alternativa aconchegante, decorativa e com conforto para o seu imóvel, escritório ou qualquer outro tipo de ambiente apropriado.

O tapete ou o carpete podem apresentar vários aspectos interessantes, para tornar estes ambientes tão bonitos quanto aos de cenários de novelas.


Em diversas cidades no Oriente Médio, Ásia ou até mesmo aqui, nas casas incas no Perú, os tapetes eram usados para que as pessoas não sujassem os seus pés em chão de terra

Até, aproximadamente, o século XVII, os tapetes na Ásia eram avaliados como muito precisos, e até utilizados como moeda de troca em escambo, por outras mercadorias. Em alguns casos considerados herança de família.

Em escala maior e podendo cobrir todo o ambiente, o carpete hoje adquiriu formas mais customizadas, e se consolidou como uma peça de arte e decorativa, como o carpete sintetico, que imita perfeitamente o de madeira.

Estas peças decorativas, sem dúvida nenhuma, tornam os ambientes mais formosos e aconchegantes.

Na hora da compra, como saber a diferença entre tapete e carpete?

Podemos dizer que a principal diferença entre eles, é o fato de que o carpete foi pensado para cobrir todo o cômodo e até mesmo toda a casa, e devem ser fixados no rodapé, substituindo o piso que, muitas vezes, apresentam falhas e defeitos que não podem mais ser restaurados.

Já o tapete para sala, quarto ou banheiro, pode ser comprado em tamanhos variados, formatos diferentes, além de cores e espessuras diversas.

São, geralmente, instalados na beira da cama, dentro de um closet, próximo a pia da cozinha e até para enxugar a sola dos pés depois do banho.

Outra diferença importante que o carpete apresenta, é não deixar o ambiente tão frio quanto os que possuem piso frio.

O carpete pode manter o ambiente aquecido e, assim como o tapete, pode ser limpado facilmente se utilizarmos técnica, material e produto apropriados.

Como escolher o modelo adequado?

Devemos considerar alguns pontos antes de optar pelo tipo de carpete ideal para a nossa casa, como cor, tipo, higienização e cuidados com os alérgicos.

Antes de ir até uma loja especializada em carpete ou tapete, devemos considerar a cor que queremos para decorar o piso, para que combine com a mobília do ambiente.

Outro quesito importante, é o tipo de carpete. Se, por exemplo, ele for fixado em piso de tacos, deve-se nivelar o chão antes de instalar, caso contrário, o carpete pode apresentar falhas e pequenas elevações, e ainda comprometer a segurança de quem caminha sobre ele.

Se você não tem aquele piso que imita carpete de madeira preço, uma excelente higienização, por exemplo, pode ser fator chave para que você garanta a durabilidade do seu produto, aspirando de duas a três vezes por semana, para retirada do excesso de poeira ou pedaços pequenos de alimentos.

Dicas sobre os cuidados com carpetes

Se você tiver animais, o processo deve ser feito diariamente. Evite também, deixar líquidos que caíram no carpete secar para depois remover os resíduos, pois isso lhe custará muito tempo depois para extrair.

Outra grande preocupação é quanto aos alérgicos. Você tem aquele lindo carpete para quarto, mas está sempre reclamando da poeira, mas não limpa constantemente.

Os especialistas garantem que o carpete não é alérgico! Mas, para isso, devemos mantê-lo sempre limpo.

A lavagem de carpete, também é vista como um fator de preocupação, e pode mesmo acabar em uma atividade árdua e trabalhosa.

Mesmo se você for contratar uma empresa especializada, é necessário conhecer como funciona a limpeza adequada e aplicada ao seu material. Listamos aqui seis dicas importantes:

  • Faça uma excelente e uniforme aspiração, sem esquecer os cantos;
  • Aplique um shampoo adequado para que, produza a boa camada espuma limpadora;
  • Não faça nunca em dias de chuva e com muita umidade pois, pode estragar definitivamente o seu carpete;
  • Mantenha o piso longe de sapatos ou pés sujos, evitando manchas permanentes. Se necessário, use um capacho na entrada dos ambientes;
  • Cuidado ao escolher a limpeza a seco pois, o uso de serragem pode danificar o seu carpete;
  • Deixe a área bem ventilada e se possível, espere 24 horas até a secagem final.

São muitos os tipos de carpetes disponíveis no mercado e entre eles, os materiais mais usados são o nylon, a lã e o poliéster, que não apresentam costuras de emendas visíveis, são antiderrapantes, reduzem o impacto de uma simples queda.

Ideal para quem gosta de tapete infantil no quarto das crianças, por exemplo, além de apresentar a funcionalidade acústica, diminui o som dos passos e até ruídos entre os andares. Seu custo médio está em torno de R$55,00 M².

Como vimos, o carpete transformou-se em uma peça diversificada, versátil e que pode atender a diversas necessidades e funcionalidades. Agora, é só usar a imaginação para compor o seu cenário e escolher a melhor obra de arte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *