Os diferentes cenários e processos de criação da construção

Os diferentes cenários e processos de criação da construção

A construção civil é um dos setores industriais mais importantes para a sociedade, sendo responsável por transformar locais com as mais diferentes características geográficas, físicas e climáticas em espaços que possam ser utilizados por todos, com segurança, conforto e comodidade, permitindo que o ir e vir, trabalhar, estudar e viver seja melhor.

Desenvolvendo ao longo do tempo uma variedade de técnicas, habilidade, materiais e ferramentas para tornar o processo construtivo melhor, as tecnologias foram e são implantadas amplamente, otimizando processos, aprimorando técnicas e resultados, permitindo que os esforços físicos humanos sejam substituídos por máquinas.

Além da tecnologia há as inovações nos produtos e processos que contribuem para o desenvolvimento mais rápido e melhor do serviço dentro desse setor. Atualmente há muitos processos e serviços que compõem uma obra, compreender quais são os principais, agrega aos projetos de construção ou reforma que podem ser desenvolvidos.

Estruturas pré-fabricadas

Com o desenvolvimento das tecnologias e suas aplicações dentro das indústrias, ferramentas e acessórios foram desenvolvidos, dentre eles a estrutura pré fabricada, como o nome sugere são estruturas produzidas dentro das fábricas e não nos canteiros de obra.

Com uma produção industrial moderna, há o uso de tecnologias avançadas e há um controle de qualidade rigoroso para que as peças não apresentem falhas no momento de serem utilizadas.

As peças pré-fabricadas podem ser produzidas sob medida e são enviadas diretamente para as obras após todo os processos de produção finalizados, acelerando os processos de montagem, que têm semelhança com o processo de montagem dos blocos de montar, simples e intuitivo a todos.

Há também as estruturas pré-moldadas que são desenvolvidas dentro dos canteiros de obra, por meio de moldes que são desenvolvidos para o projeto, atendendo a todas as especificações necessárias.

Comumente presente em grandes obras, como pontes, viadutos e edifícios, esse tipo de material está cada vez mais comum em obras menores.

Dentre os modelos, há os muros pré moldados que podem ser aplicados em diferentes projetos de construção ou reforma, na construção de residências, escritórios, escolas e demais empreendimentos que precisam dessa proteção e delimitação de espaço entre o externo e interno, público e privado.

Com o passar do tempo o conceito e aplicação dos moldes foi sendo estendido para diferentes estruturas dentro da construção, assim como os muros, há um elemento de sustentável essencial na maioria das projetos que é pré-moldado, conhecido como viga pré moldada. As principais vantagens da aplicação desse processo são:

  • Diminuição dos custos;
  • Versatilidade;
  • Personalização;
  • Sustentabilidade;
  • Alta durabilidade;
  • Agilidade na construção;
  • Economia de recursos.

Além do aumento da qualidade do produto desenvolvido, diminuindo os esforços dos trabalhadores e otimizando os processos.

Locação de estruturas e equipamentos

Uma outra tendência do mercado da construção foi a criação de empresas que locam estruturas e equipamentos que são aplicados aos processos de construção.

Como a locação de container para deixar o canteiro da obra mais organizado, os materiais e produtos mais protegidos. Além de promover um espaço mais confortável aos trabalhadores nos momentos de alimentação e pausa das atividades.

Versáteis e dinâmicas as empresas de locação disponibilizam diversas marcas e tipos de produtos que podem ser alugados conforme a necessidade de cada cliente.

Dessa forma, é possível ter sempre os melhores produtos a um preço mais acessível, sem gastos com processos de manutenção e armazenagem dos equipamento ou estruturas.

Um outro recurso que pode ser locado é o caminhão munck, pois o serviço de munck, na maioria das vezes, é necessário, visto que ele é responsável por fazer o transporte, carregamento e descarregamento de produtos, materiais e objetos pesados dentro dos espaços da construção.

Como na construção de rodovias e estradas, no qual há uma alta quantidade de materiais e máquinas pesadas que precisam ser transportadas.

Além disso, essas obras, em sua maioria precisa realizar a contenção de taludes, as inclinações laterais no terreno com o propósito de fornecer segurança as construções e as pessoas ao redor, impedindo desmoronamentos e graves acidentes.

Dessa forma, aproveitando todos os benefícios dos avanços e descobertas industriais, científicas e tecnológicas, a construção civil continua seus processos de expansão e ascensão fornecendo a toda sociedade um ambiente mais conectado, desenvolvido, confortável e protegido.

Diminuindo a carga de esforço físico aplicado para o desenvolvimento de atividades simples e rotineiras às pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *