Os tipos de coberturas e suas vantagens

Os tipos de coberturas e suas vantagens

Ao elaborar projetos de casas, estacionamentos e demais empreendimentos, as coberturas são muito importantes, tanto para proteção das estruturas como para as áreas externas como as varandas e garagens, propostas inicialmente nos desenhos de construção civil e arquitetura.

Tanto nas varandas e sacadas quanto em garagens, as coberturas protegem contra furtos, sujeiras, como o pó, galhos e folhas secas, e animais. Além disso, preservam o espaço de intempéries climáticas, por exemplo o vento, sol, chuva e relâmpagos.

Devido a sua importância, tem se desenvolvidos diversos modelos com tipos de materiais e tamanhos diferentes, a fim de atender todas as desmandas e especificidade de cada empreendimento.

Tipos de coberturas

Focando na área externa das propostas de construção, há muitas dúvidas quanto ao melhor modelo de proteção.

Antes de escolher o modelo, é preciso definir as funções e objetivos dessa proteção e depois pesquisar qual a melhor opção atende as demandas e características elencadas. Depois de feito isso, fica mais fácil e prático escolher.

Coberturas retráteis

As coberturas retráteis são aquelas estruturas que podem ser estendidas e recolhidas conforme as necessidades do dia ou do momento.

Com o passar dos anos, a cobertura retrátil preço mais acessível, inicialmente eram mais utilizadas em clubes e casas com piscina para a proteção dessa outra estrutura. Com o passar do tempo, ela foi sendo popularizada e utilizada com mais frequência em outros projetos.

Esse modelo confere aos espaços:

  • Elegância;
  • Sofisticação;
  • Versatilidade;
  • Aproveitamento de espaço;
  • Modernidade.

Somado a isso, sua confecção permite a utilização de diversos materiais como vidro, madeira, aço e policarbonato.

Entretanto, para conseguir todos esses benefícios é necessária a instalação correta. Para isso, é recomendado a contratação de uma empresa ou profissionais especializados no desenvolvimento dessa função, para garantir a qualidade e também segurança da estrutura.

Cobertura metálica

Sendo muito utilizada como cobertura para carros tanto em ambientes residenciais como comerciais, a estrutura metálica pode ser elaborado com o emprego de alguns tipos de aço, como galvalume que é a combinação do entre o alumínio e o zinco.

Além disso, há o galvanizado, fabricado por meio do processo de galvanização que consiste na imersão do ferro em banhos de zinco e o alumínio.

A sua instalação permite que sejam colocadas em sua composição natural ou com o um processo de pré e pós pintura, prolongando a vida útil das telhas e melhorando, ainda, sua estética e composição harmônica no ambiente. Esse objeto também confere alguns benefícios em sua montagem, como:

  • Leveza dos materiais;
  • Sustentabilidade ao projeto;
  • Agilidade;
  • Economia da mão de obra;
  • Versatilidade;
  • Durabilidade.
Cobertura de Vidro

Cobertura ou telhado de vidro são mais utilizados em projetos que usam as coberturas como uma extensão dos espaços. Esse modelo proporciona mais elegância, aproveitamento da luz e beleza aos locais.

Podendo ser utilizadas tanto em ambientes fechados como abertos, essa estrutura precisa de alguns processos de segurança desde a fabricação da telha de vidro.

Esses procedimentos devem seguir as normas e regulamentos estabelecidos por órgãos de qualidade, como também a sua instalação que precisa ser cautelosa e organizada para que acidentes e danos aos materiais e trabalhadores não ocorram.

Por ficarem expostas e precisarem proteger contra as ações do tempo e da natureza esse vidro precisa ser o chamado vidro de segurança que normalmente são os blindados ou temperados.

Isso porque são mais resistentes e, ao serem danificados, não espalham e causam acidentes aos moradores ou visitantes daquele espaço.

Cobertura de concreto

A cobertura de concreto é dos modelos mais resistentes que o mercado de coberturas oferece. A sua aplicação é muito presente em cobertura para estacionamento de carros, tanto em prédios quanto em espaços comerciais.

Isso porque esse modelo permite que seja possível a construção de andares, pois suportam muito peso e também conferem melhor aproveitamento desses ambientes.

Nesses casos, a contratação de empresas e profissionais especializados é essencial, pois são projetos com alto nível de complexidade e riscos caso seja projetado ou executado de forma incorreta.

Assim, para assegurar a qualidade e segurança aos seus usuários, é preciso investir em especialistas para sua produção.

Modelo Alternativo

Além dos modelos acima, há ainda a tenda que é utilizada como uma cobertura provisória que pode ser instalada e desinstalada com facilidade, muito usada em eventos nas áreas externas.

Como também em ambiente sem estruturas fixas para a construção de locais mais frescos, confortáveis e agradáveis, protegendo os convidados do sol e da chuva. Elas ainda compõem também os estacionamentos para a proteção dos veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *