Madeira é coringa na decoração de interiores
Muitos são os materiais que podem ser utilizados em uma decoração de ambiente, como vidro, ferro e alvenaria. No entanto, a madeira é um tipo de material que permite uma combinação entre todos.
Desde a colocação de uma estrutura em uma obra, como suporte para o telhado, até os móveis, pisos, portas e janelas, a madeira é um material adequado para os mais diversos tipos de construções, combinando com regiões frias, como serras, até o litoral, em que o clima é mais quente.
Devidamente tratada, a madeira suporta também as alterações climáticas, durante as estações do ano, com sol e chuva nos meses de verão, além do vento e correntes frias no inverno.
Uso de madeira favorece ambientes
Até mesmo em prédios, a madeira pode ser utilizada em pisos diferenciados, em que o sistema hidráulico fica escondido. Para usar este artifício, é instalado um carpete em placas para piso elevado, sob ele ficam as instalações hidráulicas.
Na parte superior também há a possibilidade de utilizar madeira, com forros desenvolvidos para este tipo de construção.
O sistema elétrico fica devidamente protegido no teto e na parede e com a disposição de fios e cabos conectados em pontos de luz e tomadas, dando suporte a equipamentos eletrônicos.
Em residências e pontos comerciais, para manter o conforto térmico e acústico, o uso mais comum é de piso laminado, que permite um espaço aconchegante, com características marcantes da madeira, com a facilidade de instalação e limpeza.
O uso mais comum é em ambientes como a sala, o escritório e os quartos. Isso porque em banheiros, cozinhas e áreas de serviço precisam de pisos mais resistentes à água.
Para isso pode ser interessante realizar procedimentos de impermeabilização na madeira ou buscar modelos que ofereçam a aparência e elegância do material, mas feitos em outros produtos – como o laminado.
Para salas de estar e jantar, quartos, escritórios e closets, o ideal é contratar uma empresa especializada que trabalhe com marcenaria alto padrão, para atender todas as necessidades destes espaços.
Na sala de estar, é preciso ter espaços dedicados para equipamentos eletrônicos, como televisor, aparelho de som, receptores de canal a cabo e coleções de filmes e discos.
Já a sala de jantar precisa contar com móveis para a prataria e louças especiais. Nos quartos, o profissional pode desenhar e construir uma cama diferenciada, com criados mudos para suporte de abajures, livros e revistas.
Dentro do closet, a madeira permite a criação de gavetas e prateleiras, que dividem os espaços entre joias, calçados e roupas.
Todos esses moveis planejados podem ser desenhados e confeccionados com madeiras nobres, que evitam a proliferação de pragas, como fungos, cupins e bactérias.
O tratamento deve acontecer desde a extração da madeira e ter um cuidado contínuo ao longo do tempo, para evitar que estes tipos de pragas se aproveitem.
O mercado oferece, também, soluções práticas que impedem que insetos e pragas urbanas se alojem em casas e móveis de madeiras, com a dedetização para o controle de pestes.
Todos os materiais podem ser trabalhados de forma eficiente, que deixam os detalhes e acabamentos em perfeito estado, com características marcantes, com originalidade e personalidades próprias.
Além disso, é possível encontrar outros benefícios no uso da madeira na construção civil e decoração interna, como:
- Ajuda na climatização do ambiente;
- É versátil e atende várias formas;
- Em caso de necessidade, pode ser reciclada;
- Tintas desenvolvidas para caracterizar e proteger.
Atualmente, é preciso procurar por madeireiras certificadas, que vendem material devidamente tratado, que respeita o meio ambiente e refaz o reflorestamento dos espaços em que são recolhidos.
Acabamentos pontuais na decoração
Há alguns casos em que o acabamento pode ser substituído por materiais diferenciados, que fujam do padrão da madeira, buscando modelos que agreguem valor e características marcantes.
Neste caso, é preciso procurar um profissional que faça um serviço de gesso, que possa ser aplicado na finalização de tetos, para trabalhar a iluminação do ambiente.
Para manter a segurança, alguns edifícios podem restringir o uso de madeira no forro e nas paredes, exigindo um material que seja eficaz no combate a incêndios.
Neste caso, é possível que o forro do teto seja produzido com um material muito comum e que facilita também a instalação e manutenção elétrica.
Fabricados em forma de placa de gesso, os forros podem ser instalados na maioria dos ambientes de forma segura e eficiente.
Tais acabamentos são pontuais e não seguem uma regra específica. O ideal é contratar um profissional e seguir as especificações que são aplicadas a cada local.
Fonte: