Pisos e cortinas como agentes da decoração

Pisos e cortinas como agentes da decoração

A decoração as vezes é a parte de uma obra ou reforma mais aguardada e que por vezes pode ser a que mais gera conflitos e dúvidas.

Isso porque, esse processo apresenta uma infinidade de cenários e possibilidades que podem ser criadas e seguidas para um único local ou ambiente.

Diante dessa realidade, é preciso colocar em prática a organização, planejamento e todo o processo de pesquisa que foi desenvolvido durante a construção ou reforma do ambiente.

Além disso, o auxilio de profissionais capacitados também contribui para a uma orientação mais direcionada e assertiva de quais caminhos e escolhas devem ser tomadas.

Pisos

Dentro desse processo de decoração, alguns detalhes são essenciais ao processo, dentre eles há os pisos que servem para tornar o andar dentro e fora desses locais mais fácil e prático, mas também servem para deixá-lo mais harmônico e condizente com a decoração.

Além disso, eles possuem propriedades termoacústicas que são um diferencial para sua escolha e utilização, pois promovem um ambiente mais acolhedor, aconchegante e belo.

Sendo necessário tanto em locais fechados quanto em locais abertos, o piso tem características diferentes para cada espaço. Isso porque, antes de realizar a escolha é preciso considerar alguns aspectos que interferem diretamente na escolha, como:

  • O público que irá circular nesse espaço;
  • É indicado para espaços úmidos e molhados;
  • É melhor em ambientes fechados;
  • Há animais que circularam nesses ambientes.

Depois de decidir todos esses questionamentos, é hora da escolha entre as infinidades de modelos e padrões.

Para ambientes externos como pátios, calçadas e até mesmo varandas, a pavimentação intertravada de blocos de concreto tem sido uma boa opção e sua aplicação tem crescido nos últimos anos, devido as suas características e benefícios.

O piso intertravado é um pavimento no qual o revestimento é composto por blocos de concreto, sendo acoplados uns aos outros por meio de areia de selagem.

Para que o travamento seja realizado de forma correta é muito importante que as peças de cimentos sejam realizadas de maneira uniforme e correta. Caso o encaixe não ocorra, todo o processo é danificado.

As vantagens é que são peças versáteis disponíveis em diversos modelos, são fáceis de serem produzidas e instaladas, são resistentes e duráveis também.

Além desse modelo de piso, têm os mais indicados para a área interna. São eles:

  • Laminados;
  • Cerâmicos;
  • Mármores;
  • Madeira;
  • Porcelanato.

Cada piso tem seus benefícios e vantagens, por isso aqui cabe dispensar um tempo para pesquisar e analisar com calma cada um dos modelos que foram cogitados.

Cortinas

A cortina ou persiana é um recurso que tem uma funcionalidade muito especifica, impedir a entrada ou dificultar a passagem da luz, assim são aplicadas em locais internos que durante o dia há muita recepção do sol, ou que durante a noite a luminosidade da lua seja muito incidente.

Como a sua utilização é constante, principalmente das persianas em ambientes mais corporativos, há uma infinidade de modelos que podem ser utilizados, a diferença está no objetivo proposto.

Blecaute

A cortina blecaute recebe esse nome, pois ela impede por completo a passagem da luz, sendo composta por dois tipos de tecidos um mais escuro e outro mais claro.

Esses modelos são mais aplicados em espaços que as pessoas não querem a passagem da luz, principalmente durante os momentos de descanso e sono, por isso são mais comuns em quartos.

Para salas e espaços mais coletivos, os modelos adotados são outros, mais decorativos e leves.

Persiana vertical

A persiana vertical é aquela composta por persianas que abrem e se movimentam no sentido vertical, são mais utilizadas em ambientes empresarias em salas e janelas para bloquear o sol, ou até mesmo para tornar o espaço mais reservado para condução de uma reunião ou atividades que exigem mais sigilo.

Há os modelos disponíveis em persiana vertical tecido, que são mais fáceis de serem higienizadas e permitem uma personalização maior. Além disso, esse modelo permite o controle de luminosidade.

Persianas Painel

A persiana painel é composta por lâminas mais grossas, sendo uma ótima opção para vãos que são grandes, como portas de vidro ou grandes janelas, as suas folhas deslizam de forma suave e verticalmente também.

Pelo fato da persiana painel ter uma variedade de coleção, ela pode ser em tecido naturais, sintéticos ou rústicos, transparentes e telas solares. A sua aplicação pode ser bem variada, pois se adéqua aos estilos presentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *