
Pisos e cortinas como agentes da decoração
A decoração as vezes é a parte de uma obra ou reforma mais aguardada e que por vezes pode ser a que mais gera conflitos e dúvidas.
Isso porque, esse processo apresenta uma infinidade de cenários e possibilidades que podem ser criadas e seguidas para um único local ou ambiente.
Diante dessa realidade, é preciso colocar em prática a organização, planejamento e todo o processo de pesquisa que foi desenvolvido durante a construção ou reforma do ambiente.
Além disso, o auxilio de profissionais capacitados também contribui para a uma orientação mais direcionada e assertiva de quais caminhos e escolhas devem ser tomadas.
Pisos
Dentro desse processo de decoração, alguns detalhes são essenciais ao processo, dentre eles há os pisos que servem para tornar o andar dentro e fora desses locais mais fácil e prático, mas também servem para deixá-lo mais harmônico e condizente com a decoração.
Além disso, eles possuem propriedades termoacústicas que são um diferencial para sua escolha e utilização, pois promovem um ambiente mais acolhedor, aconchegante e belo.
Sendo necessário tanto em locais fechados quanto em locais abertos, o piso tem características diferentes para cada espaço. Isso porque, antes de realizar a escolha é preciso considerar alguns aspectos que interferem diretamente na escolha, como:
- O público que irá circular nesse espaço;
- É indicado para espaços úmidos e molhados;
- É melhor em ambientes fechados;
- Há animais que circularam nesses ambientes.
Depois de decidir todos esses questionamentos, é hora da escolha entre as infinidades de modelos e padrões.
Para ambientes externos como pátios, calçadas e até mesmo varandas, a pavimentação intertravada de blocos de concreto tem sido uma boa opção e sua aplicação tem crescido nos últimos anos, devido as suas características e benefícios.
O piso intertravado é um pavimento no qual o revestimento é composto por blocos de concreto, sendo acoplados uns aos outros por meio de areia de selagem.
Para que o travamento seja realizado de forma correta é muito importante que as peças de cimentos sejam realizadas de maneira uniforme e correta. Caso o encaixe não ocorra, todo o processo é danificado.
As vantagens é que são peças versáteis disponíveis em diversos modelos, são fáceis de serem produzidas e instaladas, são resistentes e duráveis também.
Além desse modelo de piso, têm os mais indicados para a área interna. São eles:
- Laminados;
- Cerâmicos;
- Mármores;
- Madeira;
- Porcelanato.
Cada piso tem seus benefícios e vantagens, por isso aqui cabe dispensar um tempo para pesquisar e analisar com calma cada um dos modelos que foram cogitados.
Cortinas
A cortina ou persiana é um recurso que tem uma funcionalidade muito especifica, impedir a entrada ou dificultar a passagem da luz, assim são aplicadas em locais internos que durante o dia há muita recepção do sol, ou que durante a noite a luminosidade da lua seja muito incidente.
Como a sua utilização é constante, principalmente das persianas em ambientes mais corporativos, há uma infinidade de modelos que podem ser utilizados, a diferença está no objetivo proposto.
Blecaute
A cortina blecaute recebe esse nome, pois ela impede por completo a passagem da luz, sendo composta por dois tipos de tecidos um mais escuro e outro mais claro.
Esses modelos são mais aplicados em espaços que as pessoas não querem a passagem da luz, principalmente durante os momentos de descanso e sono, por isso são mais comuns em quartos.
Para salas e espaços mais coletivos, os modelos adotados são outros, mais decorativos e leves.
Persiana vertical
A persiana vertical é aquela composta por persianas que abrem e se movimentam no sentido vertical, são mais utilizadas em ambientes empresarias em salas e janelas para bloquear o sol, ou até mesmo para tornar o espaço mais reservado para condução de uma reunião ou atividades que exigem mais sigilo.
Há os modelos disponíveis em persiana vertical tecido, que são mais fáceis de serem higienizadas e permitem uma personalização maior. Além disso, esse modelo permite o controle de luminosidade.
Persianas Painel
A persiana painel é composta por lâminas mais grossas, sendo uma ótima opção para vãos que são grandes, como portas de vidro ou grandes janelas, as suas folhas deslizam de forma suave e verticalmente também.
Pelo fato da persiana painel ter uma variedade de coleção, ela pode ser em tecido naturais, sintéticos ou rústicos, transparentes e telas solares. A sua aplicação pode ser bem variada, pois se adéqua aos estilos presentes.