Planejamento e administração do canteiro de obras

Planejamento e administração do canteiro de obras

Na hora de construir ou reformar, é preciso levar em conta tudo que se faz necessário em uma obra. Desde o serviço de pedreiro, até todo o material que precisa ser pesquisado, analisado e escolhido.

Uma boa administração de um canteiro de obras pode oferecer uma maior eficiência do trabalho, mais qualidade no resultado e economia financeira, que ajudará a fechar as contas e tornar mais fácil a vida de quem está empreendendo esse negócio.

Planejamento de uma obra ou reforma

Antes de tudo, o projeto de construção deve passar por um planejamento, esse passo é essencial para facilitar todo o andamento do processo, nessa fase, é preciso definir qual tipo de empreendimento será erguido, local e demais características básicas.

Não se pode esquecer de outro passo extremamente importante na lógica de mercado, que é o orçamento, com ele preparado, sabendo o quanto se pode gastar, ou não, que o administrador vai ter o conhecimento necessário para planejar todo o resto da obra.

Não se pode esquecer, também, da arquitetura do prédio, um profissional arquiteto vai conseguir planejar e entregar um projeto que contemple as necessidades levantadas previamente no planejamento.

Esse passo é essencial, inclusive, para obras de pequeno porte, em que muitas pessoas tendem a ignorar essa parte do processo por achá-la cara demais.

O que não é verdade, uma obra ou reforma construída a partir de um projeto arquitetônico bem feito, pelo profissional da área, vai agregar valor ao prédio, garantir maior segurança e design diferenciado, que vai agradar o proprietário, sem deixá-lo na mão.

O assunto de casa e construção parece complicado, mas ao dividir e começar a entende-lo etapa por etapa, é possível compreender melhor e fazer melhores escolhas que vão suprir todas as necessidades levantadas na fase de planejamento, por isso é tão importante pensar com cuidado e realizar as fases de um projeto com empenho para manter o bom andamento e funcionamento ideal do canteiro de obras na hora de efetivamente construí-lo.

Na hora de construir

Na hora de levantar uma casa ou na hora da construção de prédios, alguns aspectos devem ser analisados.

Tanto em um empreendimento pequeno, como uma residência domiciliar, até a construção de grandes prédios podem e devem passar por crivos necessários para a garantir segurança da obra, entregar maior eficiência e agilidade no certame, além de simplificar o processo e evitar maiores problemas que podem surgir durante esses empreendimentos.

O melhor meio para assegurar um bom andamento da obra é contratar uma construtora que vai ser munida de responsabilidade, facilitando a vida do proprietário. Alguns aspectos na hora de escolher a empresa de construção devem ser analisados, como:

  • Credibilidade da empresa;
  • Tempo de construção;
  • Qualidade dos empreendimentos já construídos;
  • Atuação no mercado.

Antes de tudo, o proprietário não está disposto a arriscar o seu empreendimento a uma empresa que não tem credibilidade no mercado.

A confiança deve ser alta para entregar uma tarefa tão importante que mexe com diversos setores, desde a saúde financeira do proprietário, até a segurança física dele, então é preciso checar o que já foi feito pela construtora e se os acordos firmados foram cumpridos.

A partir daí, o administrador ou gestor da obra pode avaliar outros aspectos mais técnicos do processo, como o tempo de entrega que cada empresa leva para terminar os seus projetos, é importante analisar esse aspecto, pois ele gera impactos diretos no orçamento e no planejamento de muitas outras ações que dependem dessa construção.

No entanto, essa não é a única característica técnica a ser levada em conta, a qualidade das obras já feitas pela construtora deve ser objeto de análise e de eixo de escolha; se vai, ou não, ser escolhida aquela empresa.

Por isso, é importante checar a atuação no mercado da empresa a ser escolhida, são muito aspectos que necessitam de atenção e cautela na hora de analisá-los.

Outros aspectos menores vão aparecer, como o descarte dos restos da construção, que precisam ser retirados do canteiro de obras. Essa tarefa pode ser realizada com uma caçamba estacionária para entulho, por exemplo.

Ou seja, é preciso muita atenção e cautela na hora de realizar obras ou reformas. A construção civil demanda cautela e observação, além de ponderação sobre as diversas escolhas que precisam ser feitas na hora de pôr em prática o planejamento de uma obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *