Iluminação de piscinas: a nova sensação

Iluminação de piscinas: a nova sensação

Lustres, luminaria, lâmpadas, e sistemas de iluminação sempre cativaram o homem, principalmente quando este começou a inventar o que hoje chamamos de decoração.

E não obstante, esse sistema foi evoluindo saindo das antigas luzes incandescentes, passando pelas fluorescentes e chegando nas famosas luzes de LED.

E diante de toda essa evolução o que mais foi constatado é que cada vez mais as pessoas estão utilizando sistemas de iluminação nas famosas áreas externas, ou então chamadas, de áreas de lazer tudo para que o ambiente fique confortável e seguro.

Estar seguro e confortável é um dos desejos mais profundos do ser humano, e por conta disso o uso de LED para piscina de alvenaria, de fibra e outras vem sendo usado para que o local fique mais seguro, mais bonito e claramente, mais confortável.

Uma boa iluminação de piscina ajuda a criar efeitos maravilhosos e permite mergulhos noturnos em uma bela noite de verão.

Porém, para que toda essa estrutura seja feita é preciso entender e saber quais sistemas de iluminação investir, afinal, cada piscina e cada projeto te um objetivo e uma forma, de modo que nem toda lampada de LED agradará à todos, como nem toda lâmpada mais antiga agradará.

Esse artigo falará sobre alguns modelos de iluminação para piscinas e sobre aquecedores para piscinas.

Os aquecedores para piscina

Os aquecedores para piscina são importantes para que sua piscina consiga ter uma usabilidade maior em dias mais frios. Existem alguns tipos mais comuns de aquecedores de piscina, os chamados aquecedores elétricos, aquecedores solares e o a gás.

Os aquecedores elétricos de piscina, ajudam a água a esquentar em velocidade mediana, porém, há um grande custo de energia elétrica. O aquecimento vem por meio da elevação da temperatura da resistência elétrica que vai para a água.

Já o aquecedor solar é aquele que é mais sustentável e que usa o calor do sol que é transformado em energia para aquecer a água. Isso é feito por meio de um sistema de placas fotovoltaicas ligadas a piscina e também ao filtro para piscina pequena.

Os aquecedores à gás por sua vez é que possui um sistema de aquecimento por meio de gás. É rápido, porém não é sustentável.

Dessa forma, o tipo de sistema que mais vem crescendo é o solar, pelos benefícios ecológicos e por permitir um aquecimento eficiente.

A iluminação para piscina

Para que a iluminação da piscina seja ideal é necessário levar alguns pontos em consideração para feitura de um ambiente bonito e agradável. Assim, podemos citar:

Ponha a iluminação no seu projeto

O primeiro passo é conceber a iluminação dentro do projeto, isso porque há iluminações que são subaquáticas e só são possíveis quando se delimita no projeto, pois, será criado espaços específicos para sua instalação.

Assim, é também mais fácil de realizar toda e qualquer forma de sistema de iluminação, seja com lampada fluorescente ou LED.

Para quem já tem um projeto pronto e não pensou nas iluminações subaquáticas, há algumas soluções disponíveis no mercado que é a iluminação por fibra ótica que pode ser posta na borda da piscina, dando um bonito efeito e também os chamados refletores flutuantes.

Todos os sistemas de iluminação para piscina devem ser feitos por profissionais.

Pense no estilo

Pensar no estilo da iluminação é importante, para que assim consiga se definir como essa iluminação será feita. O uso das cores é altamente importante, já que elas definirão um padrão mais clássico ou mais arrojado.

As cores azuis e verdes dão sensação de uma água mais fria e fresca e as vermelhas de ambiente mais quente.

Por isso, é necessário saber qual o estilo da sua iluminação, para que então seja agregado a outros elementos como o espeto de jardim.

Ilumine pontos importantes

Selecione pontos importantes para que sua piscina fique bem iluminada e para garantir a segurança:

  • Ilumine os cantos;
  • Ilumine a borda da piscina;
  • Ilumine pontos de saída como escadas;
  • Ilumine pontos de profundidade na piscina.

Pense no formato da piscina

Um item importante é o formato da piscina, isso influenciará e muito o tipo da iluminação, por isso é importante conhecer os mais variados tipos de iluminação como:

  • Fibra ótica pontual;
  • Fibra ótica perimetral;
  • Refletores e refletores flutuantes;
  • Iluminação subaquática.

Seguindo essas dicas, você conseguirá iluminar sua piscina com mais conforto e qualidade e claro, com o aquecedor tudo isso ficará extremamente confortável e agradável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *