Por quais razões é necessário realizar os furos em concreto?

Por quais razões é necessário realizar os furos em concreto?

O furo em concreto armado se torna cada vez mais necessário, sobretudo em obras que precisam abrir passagem para: conduítes; tubulações; fios de energia elétrica; drenos e demais sistemas prediais; em obras novas, onde o processo de concretagem é realizado sem planejamento ou por meio de imprevistos onde os moldes não finalizam com os locais para produção de orifícios ou enxertos.

Em obras antigas onde a perfuração em concreto é utilizada a fim de medir e qualificar a qualidade e resistência da estrutura; para modernizar construções, são utilizadas incisões no concreto para adaptar a estrutura e é também utilizado esse tipo de serviço, para extrair corpo de prova, atividade realizada como meio de medida de controle para verificar a resistência do concreto.

Também conhecido por furo estrutural, o furo em concreto armado acontece em diferentes estruturas

Pode ocorrer em lajes, paredes, pavimentos de concreto, pilares, vigas e entre outras estruturas. O furo técnico em concreto acontece com variação de material conforme suas aplicações. As brocas especiais que são utilizadas para furos em alvenaria e concreto, possuem uma ponta de metal mais dura; a coroa diamantada é um disco usado para instalação hidráulica, elétrica, dutos de exaustão, azulejos, lajes, pisos e ar condicionado, etc.

Já o corte com disco diamantado, é constituído de grãos de diamante fixado no disco e, conforme os diamantes vão se desgastando e se quebrando, sua eliminação se dá juntamente com o material que está sendo cortado – muito utilizado em aberturas de janelas e remoção de vigas.

Para executar o furo em laje de concreto ou em estruturas de concreto armado, as perfuratrizes utilizadas são hidráulicas ou elétricas, vai depender da profundidade do furo a ser executado. Elas são acopladas às brocas com coroas, também conhecidas por serra copo, e nas extremidades dessas coroas, segmentos diamantados são soldados. Os tamanhos variam de meia polegada até vinte e cinco polegadas, também podendo ser fabricadas sobre medida, conforme a necessidade que cada cliente possui – tendo nesse caso um custo um pouco mais elevado conforme o trabalho solicitado.

O corte em concreto armado, realizado com os equipamentos diamantados, possui uma maior eficácia em relação aos outros sistemas adotados, pois permite que o corte seja realizado em locais onde não pode haver sujeira e barulho, até mesmo em indústrias que precisam manter o funcionamento durante as obras. A técnica, até então utilizada para executar esse tipo de trabalho, era a demolição percussiva, praticada com marteletes e rompedores – algumas situações exigiam até a utilização de explosivos, sendo mais demorado e com um volume de resíduos e barulho bem superior.

Entre as vantagens em utilizar essa técnica de perfuração, está na redução do custo conforme o aumento da quantidade de furos e na rapidez

Desde que seja realizado por profissionais totalmente capacitados, e na ausência de necessidade de remoção de entulhos e necessidade de acabamento do trabalho, já que a precisão é garantida. A execução do furo em laje preço, considerado acessível no mercado atual, possui essa acessibilidade ocasionada pelo tamanho da demanda, que esse trabalho tem oferecido e se mostrado disponível, juntamente com o surgimento de novas empresas do ramo.

Tem se tornado uma atividade ainda mais assertiva, depois do surgimento de maquinários mais específicos e potentes, além das lâminas com maior resistência que está disponível, atendendo desde as grandes até as pequenas regiões. O furo em concreto armado preço variável conforme suas aplicações, independente do local do furo ou corte, deve ter o investimento financeiro com foco direcionado à qualidade e durabilidade do serviço prestado.

Os tamanhos dos equipamentos utilizados, também contribuem na alocação dos custos finais. Perfuratrizes elétricas, são mais utilizadas em aplicações com maior sutileza, mais detalhadas, minimalistas e que possuem furos com diâmetros e espessuras menores. De outro modo, as perfuratrizes hidráulicas já possuem demandas de maior complexidade e em maiores volumes.

A integração dessas ferramentas com os fios diamantados, é o que garante a precisão e profundidade adequada da obra, além da maior longevidade quanto ao processo em si. Por meio de polias, cabos, coroas, fios, discos e outros meios, a utilização do diamante é o material mais ideal no equilíbrio do custo-benefício, gerando também a preservação da estrutura que irá restar no espaço e possíveis reaproveitamentos dos materiais retirados das obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *