Procedimentos e etapas da construção civil

Procedimentos e etapas da construção civil

A implementação de obras da construção civil, tanto na criação de novos empreendimentos imobiliários quanto em projetos com conceitos revolucionários de restauração em imóveis já estabelecidos devem seguir normas e processos de evolução, adaptando-se ao cenário em que está inserido para garantir a máxima eficiência e funcionalidade dos espaços propostos.

Os profissionais envolvidos nas construções precisam estar atentos a diversos pontos importantes, como a legislação municipal, estadual e federal, seguindo as determinações de zoneamento e existência de elementos públicos de mobilidade urbana, como ruas, avenidas e estradas.

Além disso, é preciso ter atenção à oferta de mão de obra e serviços públicos essenciais, como água e esgoto, abastecimento de energia elétrica e de comunicação, voltados à telefonia e serviços de internet.

Normas de segurança patrimonial e de trabalhadores

Para evitar qualquer tipo de acidente dentro de um canteiro de obras, é preciso aplicar diversas normas regulamentadoras de segurança, visando preservar a saúde e a vida dos trabalhadores envolvidos em qualquer situação profissional.

Nesse contexto, para as empresas contratantes é imprescindível o fornecimento de equipamentos de proteção individual e coletiva, como a linha de vida movel.

Na prática, esse item é um instrumento de segurança que emprega um equipamento de trava quedas junto a um cinto do profissional que atua em pontos altos, seguindo um ponto de ancoragem de um sistema móvel para garantir a mobilidade do profissional de forma segura.

Mais ainda, esse item pode ser compartilhado com mais trabalhadores de forma simultânea ou ser usado por apenas um profissional, de modo individual.

Para cada trabalho, é preciso contar com uma equipe de segurança do trabalho e um sistema que tenha a proteção dos colaboradores, conforme a atividade em que cada um está envolvido, evitando qualquer acidente ou queda de alturas superiores a dois metros de altura.

Dentro do projeto de construção em que os trabalhadores estão envolvidos, é preciso que os procedimentos sejam implementados especificamente para cada atividade realizada.

A adaptação de cada sistema deve atender às demandas proporcionadas pela arquitetura e engenharia aplicada no canteiro de obras.

Assim, ferramentas e máquinas específicas também podem ser necessárias, variando os custos e aumentando o valor final de todo o empreendimento imobiliário.

Área de construção precisa seguir legislação

Seguindo novos parâmetros ambientais, até mesmo em referência à legislação federal de resíduos sólidos que engloba o setor da construção civil, é preciso realizar estudos e planejamentos estratégicos adequados para cada projeto de uma construtora.

A contratação de uma empresa especializada em investigação confirmatória de passivo ambiental pode ser necessária, pois ela vai determinar todos os procedimentos e avanços que poderão ser tomados, respeitando todas as regras impostas pela legislação.

Esse tipo de trabalho consiste na verificação e pesquisa do solo, determinando a presença de agentes contaminantes que possam apresentar qualquer tipo de risco à saúde da população.

Com isso, as tarefas são divididas em quatro etapas básicas:

  • Recolhimento de amostras do solo;
  • Desenvolvimento de pesquisa estratégica;
  • Implementação de métodos de recuperação da área;
  • Avaliação de grau de risco.

Após todos os estudos e pesquisas realizadas dentro do ambiente de interesse, é possível determinar a possibilidade de retirada de vegetação e intervenção em área de preservação de fauna e flora.

De acordo com as plantas de casas para construir, todos os projetos de compensação ambiental devem ser colocados em prática, com acompanhamento presencial e recorrente.

Tal acompanhamento deve ser feito, inclusive, quanto à implantação de áreas de reserva legal e um plano de monitoramento de toda a área e os impactos em todo o perímetro quanto à emissão de gases e mobilidade urbana.

Áreas estabelecidas recebem atenção especial

Espaços devidamente urbanizados merecem cuidados especiais, pois podem conter parte da história pública regional, entrando em uma esfera de recuperação e tombamento patrimonial importante.

Muitas cidades históricas voltam toda a atenção quando é necessário realizar a restauração de fachadas antigas, principalmente de equipamentos públicos, como mercados municipais, igrejas e pontos de referência geográfica e histórica.

O envolvimento de profissionais especializados entra em ação, determinando a possibilidade de recontar parte da história de um local, sem interferir de forma brusca na arquitetura e engenharia empregada em toda a construção.

Por meio de pesquisas e estudos, projetos são recuperados, determinando o material utilizado em paredes e telhados, assim como as cores empregadas e elementos como crucifixos, brasões familiares e bandeiras, entre tantas características marcantes de períodos históricos.

Na área interna, a reforma de piso de madeira SP também deve seguir processos de restauração seguindo regras adotadas por empresas especializadas neste tipo de reforma.

Diferente de casas e apartamentos que fazem a recuperação adotando projetos personalizados e atualizados, as construções que servem como referência histórica devem adotar uma postura representativa, pois está envolvida em bens públicos, em sua maioria.

Respeitando os procedimentos da construção civil, com segurança e responsabilidade, cada trabalho vai passar por etapas evolutivas que enriquecem e valorizam a história e o ambiente no qual está instalado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *