Procedimentos necessários em uma construção

Procedimentos necessários em uma construção

Na construção civil, não basta apenas ter um terreno e elaborar um projeto. É necessário conhecer muito bem a área, realizando os levantamentos necessários sobre as necessidades do local, antes de iniciar uma construção.

Além disso, existem elementos que podem ser inseridos para facilitar o dia a dia dentro do canteiro de obras e técnicas empregadas para aumentar a durabilidade do seu imóvel.

A drenagem do solo

Uma das ações que podem ser feitas durante uma construção é a drenagem do solo. Este tipo de procedimento consiste no escoamento de água e de outros fluidos em um determinado terreno. Após o processo de drenagem, o terreno estará pronto e seguro para a construção de casas ou prédios.

Essa ação proporciona maior estabilidade e segurança ao prédio, por isso deve ser feito por uma equipe treinada e especializada no segmento. Inclusive, o uso de maquinário para realizar essas ações é bastante específico.

Para realizar a ação de drenagem de solo residencial ou de um terreno com a instalação de um prédio, é necessário verificar o local de modo topográfico, compreendendo as informações técnicas sobre o solo e a geologia.

Esse levantamento é importante para que a empresa consiga identificar qual projeto de escoamento e drenagem deve ser feito no terreno.

O processo de impermeabilização

Em um imóvel, pode ser necessário realizar vários procedimentos de impermeabilização. Essa ação consiste no processo de aplicação de um material resistente que evita infiltrações no ambiente residencial.

Por isso, em uma residência é comum que o telhado e as paredes recebam um aplique de material impermeabilizante, com a intenção de evitar a infiltração de água da chuva, que pode causar danos nas paredes e ocasionar o surgimento de mofo.

Em alguns casos, é necessário realizar a impermeabilizacao com manta aluminizada, que também é conhecida como manta asfáltica.

Seu uso e aplicação é realizada para a cobertura:

  • Das telhas;
  • Calhas no telhado;
  • Pisos residenciais;
  • Em alguns contatos com o concreto.

Este tipo de material permite que a água seja absorvida, e com isso ela não chega a comprometer a estrutura predial ou residencial.

Além disso, o uso desse tipo de manta agrega características e vantagens como:

  • Isolamento térmico e acústico;
  • Aderência ao ponto de instalação;
  • Fácil de instalar e de manter;
  • Evita problemas como goteiras e rachaduras;
  • Possui o poder de selar um determinado local;
  • Evita que o ambiente fique úmido.

Por conta disso, a aplicação desta manta é feita com um componente que é utilizado nos asfaltos e precisa contar com especialização técnica. Geralmente, sua estrutura predominante é o poliéster, que contém uma película em alumínio.

A locação de equipamentos é necessária

Durante uma construção, para que seja feita a realização dos diversos procedimentos necessários, a locação de equipamentos é uma atividade indispensável.

Diversas pessoas trabalham e empenham sua mão de obra e serviço em um canteiro de construção, mas essas atividades podem envolver periculosidade pelos seguintes motivos: cargas pesadas e alturas.

Além disso, existem máquinas que contribuem para otimizar o tempo de serviço da construtora, entregando um material com maior qualidade e rapidez.

Por conta dessa necessidade de otimizar o tempo e de agregar segurança aos colaboradores do local, a locação de equipamentos deve ser feita buscando equipes especializadas no segmento e alugando equipamentos modernos.

Como exemplo de itens que podem ser locados, podemos destacar:

  • Betoneiras;
  • Andaimes;
  • Empilhadeira;
  • Gerador de energia.

Vale a pena destacar também o aluguel caçamba entulho. Em uma construção, é comum gerar muito entulho, seja pela remoção de terra (no processo de terraplanagem), ou com a demolição de um imóvel, além da necessidade do uso de pedra, brita e outros elementos que geram entulho e sujeira.

Esse entulho deve ser descartado em local apropriado ou pode ser aproveitado em outras construções. Por conta disso, vale a pena buscar por uma caçamba de entulho, com o objetivo de garantir que o canteiro de obras esteja seguro.

Em alguns casos, dependendo da quantidade de entulho e da complexidade da obra, é possível contar também com um caminhão munck, que é um tipo de caminhão que serve para o deslocamento de entulhos e possui acoplado um guindaste para auxiliar na remoção de terra.

Em outros casos, é possível apostar no aluguel de container para entulho, que também está disponível para a locação com diversas capacidades de armazenamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *