Dicas para montar um bom projeto de decoração

Dicas para montar um bom projeto de decoração

Decorar é uma etapa bastante intensa e agradável dentro dos ambientes. Ela é importante para que a estética de todo o projeto seja bonita, trazendo elegância e conforto.

Para montar esse ambiente decorativo é preciso o uso de muitos componentes que vão desde objetos como persianas rolo para sala, até a definição de revestimentos internos ou externos como os porcelanatos.

Para decorar de forma bonita e eficiente, é preciso levar em consideração algumas características como versatilidade do material, resistência e durabilidade.

A grande vantagem é que dentro do mercado de decoração existem materiais com uma variedade de:

  • Formas;
  • Texturas;
  • Pinturas;
  • Cores.

Assim, neste texto abordaremos algumas dicas de decoração para que a composição do seu ambiente tenha conforto estético e falaremos sobre alguns itens decorativos utilizados em diferentes projetos que podem ser utilizados para trazer beleza e funcionalidade para o ambiente.

Dicas para decoração

Um ambiente decorado precisa de inúmeros componentes para que seja agradável e bonito.

Alguns desses itens realçam mais que outros, seja por conta da sua beleza ou então por conta da sua funcionalidade como a cortina rolo para quarto.

Escolher os acessórios e itens decorativos certos para sua casa requer mais do que um bom orçamento, é necessário paciência para fazer pesquisas e análises para a melhor decisão e criatividade para que os itens sejam rearranjados de forma única.

Abaixo falaremos de algumas dicas que podem ser levadas em consideração para composição de um ambiente decorado bonito.

1. Tenha uma cor principal

Um dos pontos principais da decoração é a utilização das cores. Assim, aconselha-se a escolha de uma cor principal que pode estar em um móvel, um item como uma persiana rolo sala ou uma parede.

Esse elemento será chamado de ponto focal e será utilizado para compor todo o restante dos elementos decorativos, criando uma continuidade visual.

Também é possível trocar a cor desse ponto focal, principalmente se você desejarr trocar a decoração.

2. Função para o ambiente

Saber a função do ambiente que será decorado é importante para a escolha das cores e dos móveis.

Assim, é necessário saber se será um local para receber a família ou um local mais reservado, por exemplo.

Isso também permitirá identificar se poderá ser um bom negócio investir na automação residencial pelo celular, que ajuda os moradores no controle de diversas funções da casa como a abertura de cortinas, controle da luz, controle de som, entre outros benefícios.

3. Padronize o estilo dos móveis

É importante que para uma casa ter continuidade visual os estilos sigam um padrão. Então, se os móveis possuírem linhas quadradas, as mesas e cadeiras devem seguir esse mesmo padrão. Se possuírem linhas redondas, também deve-se seguir o padrão.

Nesse sentido, aconselha-se seguir o padrão dos materiais, não somente nos móveis mas nos revestimentos.

Assim, se quiser um ambiente mais confortável é possível optar por um assoalho de madeira que tem uma fácil manutenção por meio da raspagem de tacos alphaville, sendo que o restante dos cômodos deve seguir a mesma linha da madeira ou será necessário trabalhar com materiais que se comunicam melhor com essa estrutura, possuindo uma continuidade visual.

Itens para decoração

Além das dicas de decoração existentes e que tratamos aqui, é importante saber sobre alguns itens de decoração que são usados em diversos projetos. Abaixo falaremos sobre alguns desses itens:

1. Cortinas

São feitas de tecido, porém podem ser encontradas em outros materiais como o voal ou a camurça.

Basicamente, esse item serve como elemento decorativo e para o controle e bloqueio da luz, como a cortina rolô para sala. Podem ser preso aos trilhos ou em varões.

2. Persianas

São um tipo de cortina, que são compostas por lâminas presas por meio de um cordão, que pode ser estruturada verticalmente ou horizontalmente.

Existem diferentes tipos de materiais que podem ser usados na persiana, como alumínio ou madeira.

São importantes para diminuição da luminosidade e para dar privacidade aos quartos e escritórios.

O fechamento pode ser feito de três diferentes formas: o standart, que tem um cordão que puxa e trava; monocontrole, que tem uma haste que gira para fechar; ou então instalar um fechamento motorizado.

3. Abajur

A iluminação indireta traz aconchego ao ambiente e pode ser feito por meio de um abajur. Existem muitos tipos, com designs arrojados ou estruturas mais arrumadas e decoradas.

Assim, entendemos que a decoração é um conjunto de fatores que favorecem a criação de um ambiente agradável e bonito, mas que precisa ser funcional para a rotina dos moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *