Reforma permite uso de materiais diferenciados
O mercado imobiliário é amplo, pois oferece desde casas e apartamentos pequenos, novos e, até mesmo, na planta, para compradores que buscam o imóvel próprio. Mas também oferece uma gama de imóveis que, com reformas simples e pontuais, podem adquirir novas características, se aproximando do que um novo proprietário deseja.
As casas de construção oferecem os mais diversos materiais e ferramentas, para que as mudanças possam ser feitas com as próprias mãos.
Em casos específicos, a ajuda de um profissional será necessária, mas nada que não esteja dentro de um planejamento para a realização da reforma.
Residências reformadas mudam a decoração
Após a verificação das necessidades de uma reforma em um imóvel, é preciso colocar em prática algumas artes manuais. Com o uso de um equipamento que pode ser alugado em lojas especializadas, a raspagem de assoalho de madeira pode revitalizar todo o ambiente.
A aplicação de produtos específicos para este tipo de material permite que o brilho original seja restabelecido, dando novo aspecto para um piso que anteriormente parecia perdido.
Nestes casos, a substituição por um piso novo pode não valer a pena, pois a madeira é um produto nobre, quando tem essa finalidade. Por isso, vale a restauração, economizando muito em uma reforma.
Com planejamento adequado, é possível ir do chão ao teto, para que os cômodos fiquem de acordo com o aspecto desejado pelo novo proprietário.
A instalação de uma sanca de gesso no teto vai permitir, com um projeto de instalação elétrica adequada, utilizar jogos de luzes que valorizem o ambiente durante a noite, e o uso de iluminação natural, com janelas devidamente posicionadas, durante o dia.
Até mesmo os móveis podem fazer diferença, quando bem aplicado na decoração de um ambiente. Com diversos gêneros à disposição nas lojas e magazines, sofás, poltronas e estantes podem dar a revitalização necessária para um ambiente que, anteriormente, não tinha utilidade aparente.
Até mesmo o uso de uma mesa industrial redonda pode ser o diferencial que uma residência precisa. Adaptada aos novos tempos, este tipo de móvel pode reunir a família em um jantar, ou mesmo ser o centro das atenções em uma reunião com os amigos.
Transparência e segurança, juntos!
Tudo é válido para ter um espaço diferenciado e único, com o perfil dos moradores do lugar. Por isso, a utilização de diferentes materiais na composição dos ambientes é válido, tanto no lado interno, quanto no lado externo.
O uso de vidro na construção civil tem aliado beleza e segurança, em diferentes ambientes, e todos eles estão integrados de alguma forma.
As características do vidro permitem o seu uso de forma estética, mas também agregando às necessidades de iluminação natural. Por isso, é preciso destacar outras vantagens deste material tão versátil na construção civil:
- É impermeável e de fácil limpeza;
- Ajuda na economia da conta de luz;
- Devidamente adequados, são práticos e eficientes;
- Une a transparência com a segurança.
Logo na entrada de uma residência, é possível instalar uma porta de vidro, com uma película escura, que permite a privacidade dos moradores, assim como oferece segurança, dando a possibilidade de visibilidade do lado externo.
Vidros jateados também podem compor os ambientes externos, como uma porta de banheiro ou uma divisão entre a cozinha e a área de serviço. Até mesmo em ambientes externos, como áreas de lazer e garagens, é possível utilizar o vidro como porta.
Em estruturas mais complexas, é possível utilizar uma cortina de vidro varanda, com acesso a um quintal ou área de lazer, valorizando o ambiente externo e interno.
Nos apartamentos, este tipo de instalação também é muito utilizado, principalmente em andares superiores, para que a vista privilegiada seja aproveitada da melhor forma possível.
Ainda sobre apartamentos, alguns condomínios permitem a ampliação da sala, fazendo o envidraçamento de sacada, para que o espaço seja melhor aproveitado, como uma sala de TV, um escritório bem posicionado ou mesmo um espaço para a recepção de amigos e familiares.
Como podemos perceber, é possível ter um imóvel usado, e fazer as reformas necessárias, deixando ele com as características de um novo locatário/proprietário.
Algumas mudanças podem ser feitas com poucas ferramentas e produtos específicos para revitalização e acabamento. Outras devem ser realizadas por empresas da área, com equipamentos próprios e mão de obra especializada.