Saiba como funcionam as instalações elétricas residenciais e comerciais

Saiba como funcionam as instalações elétricas residenciais e comerciais

As instalações elétricas nos trazem tantos benefícios no nosso dia a dia, que às vezes nos esquecemos do quão importante elas podem ser. Se você reparar, a maioria das coisas que estão ao seu redor, dependem da eletricidade.

Seja a sua televisão, as luzes da sua casa, seu celular, telefone, sua internet, fogão ou geladeira. Praticamente, todos os itens que temos dentro de nossas casas precisam da energia elétrica para o pleno funcionamento.

A instalação eletrica, na engenharia elétrica, pode ser definida como uma estrutura capaz de lidar com o transporte da energia elétrica, vinda de uma fonte geradora, capaz também de lidar com sua transformação e com sua utilização.

Você sabe como funciona a instalação elétrica de onde mora?

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você entenda que para a realização de uma instalação, é necessária a contratação de empresas de instalações elétricas prediais ou profissionais da área.

Esse não é um serviço, que pode ser feito sem a ajuda de um profissional treinado e especializado para esse tipo de processo. Para a realização desta instalação, são necessários determinados itens.

Entre eles, é possível destacar: uma caixa de entrada, também conhecida como quadro de mediação; um quadro de distribuição de disjuntores ou a caixa para disjuntor; e por fim dos fios e interruptores.

Além disso, alguns equipamentos podem contribuir positivamente, e são: marteletes, geradores, serra marmore, cortadora de parede e o andaime. Procure sempre a ajuda de um profissional! Com eletricidade não se brinca.

Conheça a importância de contar com especialistas

Para realizar essa instalação de forma que ela supra suas necessidades adequadamente, seja para abastecer e manutencionar eletrodomésticos como geladeira e televisores, ou uma grande rede de itens – como em uma casa automatizada e tecnológica -, existem algumas dicas que podem ser seguidas.

Vale ressaltar, inicialmente, que sempre é necessária a contratação de empresas de instalações elétricas prediais, pois não é bom que se faça isso sozinho em casa devido aos riscos existentes.

Para além do suporte profissional, confira a seguir a lista com as principais dicas:

  • O quadro de medição deve ser instalado em um local de fácil acesso, não só para os moradores e usuários desta rede, mas também para os profissionais;
  • Todos os materiais utilizados ao longo do processo devem ser de qualidade;
  • Tenha uma planta descritiva do projeto elétrico, onde todas as fontes de energia e pontos de luz estejam identificadas;
  • É necessário que haja em cada cômodo das unidades residenciais, pelo menos um ponto de luz que seja fixo e comandado por interruptores;
  • O número de tomadas geral deve ser fixado, tendo uma regra para cada cômodo;
  • Em caso de dúvida, o ideal é conversar com os moradores para tentar entender onde eles pretendem colocar seus aparelhos domésticos, para que as tomadas fiquem inseridas nos locais corretos;
  • Deve-se prestar atenção nas voltagens, que serão instaladas nas tomadas da casa, prezando sempre pela melhor qualidade. As potências a serem colocadas devem corresponder ao dos equipamentos que a ela serão ligados;
  • Confira a potência elétrica de alguns dos aparelhos;
  • Por fim, o aterramento não pode deixar de ser realizado, pois é uma das partes mais importantes do serviço. Podendo prevenir choques, ele aumenta a vida-útil de muitos aparelhos eletroeletrônicos.

As caixas de luz para lajes são a nova invenção do mercado e têm feito bastante sucesso neste meio das obras. Conheça melhor e saiba qual a sua utilidade.

Por que utilizar a caixa de luz para laje?

Hoje em dia, um novo produto que vem ganhando fama no meio das obras é a caixa de luz para laje. Essas caixas de luz são, normalmente, fabricadas em PVC com um componente anti chamas, ou seja, não inflamável.

Instalada em fase construtiva, elas ficam alojadas dentro da parede e são responsáveis por receber eletrodutos, com fios e cabos. Os tipos de modelo para laje, podem fornecer conexões elétricas para pontos de iluminação no teto.

  • A caixa de luz para laje tem algumas características, que são:
  • Desenvolvidas para serem utilizadas em construções de alvenaria convencional;
  • É feita com material de PVC, inibindo as chamas, o que a torna mais segura;
  • Está disponível para lajes convencionais de alvenaria e pré-fabricadas;
  • Tem alguns modelos com suporte para lajes, que vão entre vigas de 25 a 30 centímetros.

A realização de serviços como este, que pode envolver riscos ao funcionário, tem ao seu lado o laudo nr 12, que protege o direito à segurança dos trabalhadores.

O nr 12 é muito importante para as empresas, que possuem maquinários e prestam esse tipo de serviço, que pode envolver a vida de seu empregado.

A NR é uma Norma Regulamentadora utilizada através do Ministério do Trabalho e Emprego, para assegurar alguns procedimentos que são obrigatórios para garantir a saúde e a segurança no trabalho.

O laudo nr 12, especificamente, é uma norma que irá se aplicar na maioria das indústrias, pois é através dela, que são previstas as normas de segurança e utilização das máquinas industriais de modo geral.

Ela tem como objetivo assegurar que todas essas mesmas máquinas, estão de acordo com essa norma, além de outras atividades realizadas em determinados locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *