Tipos de piso para seu estabelecimento
O piso é o revestimento que damos ao solo. Na antiguidade, os pisos eram feitos tradicionalmente, com uma mistura de terra, argila, água e, às vezes, até sangue bovino.
Que posteriormente, era coberta por ladrilhos feitos de barro cozido. Além de impedirem o crescimento de vegetação e o acúmulo de água, os pisos são um importante elemento estético em qualquer estrutura.
Piso para palco
E, hoje em dia, contamos com uma enorme variedade de tipos, cores e materiais para embelezar o ambiente. No caso do palco para teatro, a qualidade dos pisos é uma coisa muito importante para o trabalho dos atores e dançarinos.
Devendo-se atentar para algumas normas em sua instalação, como: a largura, que deve ser o dobro da boca de cena.
A altura do palco com relação à plateia, que deve ser de 80 centímetros a 1 metro; a profundidade, de três quartos em relação à largura da boca de cena; e o proscênio.
O proscênio nada mais é do que a parte estendida que fica à frente do palco, como uma moldura, podendo ser retangular ou circular.
Ele ajuda na cenografia do palco e varia de tamanho, indo de 1 a 3 metros, no caso de orquestras. Isso é uma coisa importante de se considerar na hora de pensar no piso que será utilizado.
O piso de madeira para palco deve ser feito utilizando madeira macia e nunca passar pelo processo de encerramento, pois pode se tornar escorregadio e levar a acidentes.
Qual a diferença entre palco flutuante e palco fixo?
O palco com sistema flutuante, também chamado de palco flexível, é construído com a utilização de chapas de compensado e amortecedores de borracha.
Que agem em conjunto para reduzir o risco de lesões dos artistas por impacto. Já o tablado de madeira para palco de teatro fixo não conta com esses aditivos.
Como realizar o tratamento desse tipo de piso?
Algumas medidas especiais, devem ser tomadas para a conservação dos pisos de madeira. Na manutenção do cotidiano, o ideal é o uso de vassoura com cerdas macias ou aspirador de pó.
Depois, um pano levemente úmido. Não é recomendada a utilização de produtos abrasivos, tais como álcool e querosene. Para limpezas mais intensas, pode-se recorrer aos métodos de polimento de pisos.
Isso pode deixar a madeira renovada, o que é importante no caso de palcos. Existem profissionais, que podem fazer o serviço da forma mais adequada. O processo envolve um lixamento com a polidora e, em seguida, a reposição do verniz.
O polimento pode ser aplicado em diferentes revestimentos, tais como:
- Granito;
- Mármore;
- Concreto;
- Porcelanato;
- Madeira;
- Piso vinílico.
Conheça um modelo que promova praticidade
Outro tipo de revestimento é o piso plástico modular. Esse tipo é caracterizado por peças que são agrupadas para cobrir o chão. Normalmente é constituído de polietileno, um plástico muito utilizado na composição de sacolas, garrafas e tubulações.
O piso plástico modular, possui entradas e é geralmente encontrado em áreas em que há presença constante de água – como saunas, vestiários e academias – de modo que as aberturas do revestimento permitam o escoamento.
Oferece os benefícios de praticidade e segurança, por ser antiderrapante. A higienização é bem simples: pode ser realizada com sabão neutro ou vapor.
Em alguns setores da indústria, como a química e alimentícia, o uso do piso modular é exigido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Os pisos vinilicos são opções também muito procuradas, principalmente para revestimento de cozinhas. Recomenda-se a aplicação desse tipo de piso em áreas internas, pois o Sol pode acelerar o processo de desbotamento.
Por isso, são mais comuns em apartamentos, salões de eventos e aparecem também em palcos de teatro. Além disso, pode-se comprar o revestimento por metro quadrado.
O instalador é responsável por verificar as condições do contrapiso, sobre o qual o material será colocado, a fim de obter o resultado esperado.
A aparência moderna, com um aspecto de piso de madeira, costuma ser um atrativo na hora de o consumidor escolher o piso vinílico.
Além da facilidade com que é higienizado. O rodo com pano úmido, é sempre a melhor escolha, mas o detergente neutro pode desempenhar o papel de limpeza mais profunda.
É importante lembrar que o piso vinílico produz um estrago no piso original. No caso de aluguel, verifique a decisão do dono do imóvel.