Saiba quais são os processos essenciais na construção
A construção civil promove grandes e significativas transformações na sociedade. Assim, quanto mais ela é realizada, maior é o desenvolvimento da região, cidade ou país.
Sendo um indicativo positivo, a construção é usada para a elaboração de todas as edificações e sistemas básicos de uma sociedade, como escolas, hospitais, vias públicas e redes de saneamento básico e distribuição de energia elétrica.
Além disso, há ainda fábricas e moradias que são planejadas e executadas por esse departamento.
Assim, ao trazer grande impacto e ser necessária, a construção é aplicada para diversos locais com projetos e objetivos diversificados, havendo uma variedade de processos e procedimentos que são adotados para a sua realização. Do mesmo modo, há uma variedade de máquinas, ferramentas e acessórios.
Compreendendo um pouco mais sobre os seus processos, é possível definir quais são os melhores para serem aplicados aos projetos desenvolvidos.
Por isso, acompanhe o artigo a seguir e verifique os equipamentos e procedimentos essenciais para a realização de uma obra.
Sondagem do solo
A sondagem de solo é um processo realizado antes do início de qualquer projeto, pois esse procedimento tem como objetivo realizar a análise do solo e verificar a viabilidade da fundição.
Por meio dos resultados das analises obtidas nas amostras, é possível verificar quais são alterações e qual região do terreno é melhor construir.
Há dois tipos de sondagem que são realizadas no Brasil, seguindo os procedimentos impostos na NBR 6484, são elas a sondagem à percussão e a sondagem rotativa.
A percussão é a mais comum e ocorre por meio da inclusão de um equipamento que retira amostras do solo a cada metro de profundidade que ele atinge.
Já a rotativa é utilizada apenas quando o terreno apresenta rochas em sua composição, pois o equipamento utilizado tem em sua ponta uma coroa de diamante que consegue penetrar com perfeição as rochas e coletar amostras para análises.
As análises são feitas pelo métodos de análise química quantitativa, ou seja, por um conjunto de técnicas laboratoriais utilizadas para identificar as espécies químicas presentes nas amostras dos solos.
Assim, todas as características constitutivas do terreno é descrita no laudo da sondagem, proporcionando todas as informações precisas e necessárias ao desenvolvimento do projeto.
Máquinas e equipamentos
Após as análises e estudos do terreno, a obra é estruturada e precisa ser realizada.
Atualmente, com os avanços da tecnologia e sua crescente utilização para o desenvolvimento de solução que otimizem os processos produtivos, há muitos equipamentos e maquinas de construção que são necessárias para que os projetos sejam realizados com mais:
- Praticidade;
- Economia;
- Otimização de tempo;
- Otimização de recursos;
- Otimização da mão de obra.
Atualmente, há uma grande variedade de equipamentos e acessórios que podem ser utilizados em uma construção.
Com o objetivo de diminuir os gastos, as construtoras podem fazer a locação dos equipamentos, pois além de diminuir os custos a logística de alguns processos não é necessária.
Para se ter uma ideia, na compra de um equipamento é preciso esperar o tempo da entrega, buscar um local adequado para seu armazenamento e programar os processo de manutenção que servem para prolongar a vida útil dos itens.
Já com a locação de equipamentos para construção esses procedimentos são de responsabilidade da empresa que fornece o equipamento e, no momento da locação, os itens já estão disponíveis para uso.
Antes de solicitar a locação é necessário verificar o planejamento do projeto e ver todas as máquinas que serão necessárias para não correr o risco de faltar equipamentos para o trabalho.
Um dos equipamentos presente na lista é a serra de cortar granito, que são resistentes, ágeis e fáceis de serem manuseadas. A sua aplicação é versátil e muito necessária para a maioria dos projetos de construção civil, devido a necessidade de ajustes do granito para instalação.
Com a lista de equipamento completa, é possível conseguir uma grande economia ao locar as ferramentas por tempo determinado pelo projeto.
Materiais de construção
Completando os recursos necessários, os materiais são usados para dar forma as edificações, torná-las estéticas, seguras e confortáveis.
Assim como as máquinas, os materiais são quantificados e definidos no projeto para tornar a obra mais organizada e funcional. Dessa forma, até os detalhes são descritos e completam a lista de tudo que precisa ser adquirido.
Ao pensar na estrutura, todos os materiais são considerados. Assim, ao projetar o teto, por exemplo, tanto os seus aspectos internos quanto os externo são levantados e vão desde o uso do cimento até o perfil para forro pvc, peça que serve de suporte e acabamento nas obras e construções.
Investindo em todas as etapas e processos, nenhum detalhe passará despercebido e o resultado será de sucesso com os benefícios tanto para construtora quanto para os futuros proprietários e usuários do espaço.