Uso de equipamentos e sistemas de segurança
Segurança é algo que todas as pessoas desejam para viver bem e com tranquilidade. Não ter medo ou preocupação com qualquer situação que possa vir a acontecer na sua residência é um sonho que alguns pensam estar bem distante por acreditarem que demandará altos custos.
Afinal, para ter condições de seguridade em diversos momentos, é necessário fazer alguns investimentos em elementos e sistemas de segurança.
No entanto, pesquisar as opções disponíveis no mercado é uma ótima maneira de conhecer alguns equipamentos, entender o seu funcionamento e assim decidir se vale a pena fazer a compra, encontrando, inclusive, itens com um investimento menor e todos apresentando ótimo custo-benefício.
Equipamentos e sistemas
O avanço tecnológico dos últimos anos chegou nos sistemas e equipamentos para segurança dos imóveis.
As câmeras de monitoramento, por exemplo, estão mais modernas e conseguem fazer a vigilância por 24 horas, fornecendo várias imagens para o cuidado da sua edificação.
O sistema de automação residencial é outra possibilidade que pode deixar as tarefas da casa mais simples e, ainda, atuar na segurança, ajudando no bom funcionamento de maçaneta biometrica e outros itens.
Esse modelo de maçaneta possui um funcionamento diferente para abrir ou fechar, necessitando das impressões digitais dos moradores da propriedade.
Ela possui muita eficiência e proporciona segurança, já que é impossível burlar esse tipo de sistema. A instalação desse aparelho proporciona que apenas as pessoas autorizadas circulem em um determinado local, criando um controle de acesso maior.
Os benefícios da fechadura biometrica são:
- Proteção contra qualquer tipo de invasão;
- Não utiliza chaves;
- Destravamento das portas com a coleta de digital;
- Sistema ágil e prático;
- Instalação simples e rápida;
- Não cria dúvidas sobre o fechamento das portas;
- Excelente opção quando o assunto é segurança patrimonial.
No mercado, existem dois modelos de fechaduras biométricas: a de embutir e sobrepor.
O funcionamento é o mesmo para ambas, que podem ser instaladas tanto do lado direito como esquerdo da porta. O que vai mudar nessa situação é a forma de instalação.
As opções mais modernas, além da biometria, tem a possibilidade de cadastramento de senhas, cartão de acesso e TAGS.
O acesso é intransferível, prático, seguro e proporciona funcionalidades diversas e valorização do imóvel em que são instaladas.
Sistemas externos
Em condomínios de casas e prédios, a instalação de sistemas e equipamentos que aumentem a segurança e até a contratação de empresas terceirizadas para ajudar no monitoramento pode ser uma vantagem.
Isso porque a circulação de várias pessoas no dia a dia e a entrada e saída a qualquer momento pode gerar a sensação de insegurança em alguns indivíduos que vivem nesse condomínio.
No entanto, esses locais apresentam a vantagem de se atualizarem constantemente em quesitos de proteção, aumentando a segurança dos moradores.
Para se ter uma ideia, os sistemas mais modernos são um ótimo investimento e evitam gastos com mão de obra, como a necessidade de um porteiro físico.
O controle de acesso digital é usado para restringir a entrada de pessoas. Esse tipo de sistema é muito usado em empresas, mas pode ser instalado no espaço residencial de forma simples e rápida.
Os itens que fazem parte do controle de acesso são:
- Catracas;
- Leitor biométrico ou de proximidade;
- Sistema computadorizado com base de dados;
- Câmeras para a captura de fotos e imagens;
- Fechaduras elétricas.
A liberação para o acesso das pessoas pode ser feita através de senhas, cartão de proximidade ou biometria.
Para o funcionamento do sistema, é necessário fazer o cadastramento dos moradores. Uma vez as informações estão armazenadas, somente as pessoas autorizadas podem ter acesso ao condomínio.
O controle de acesso biométrico é outra opção que pode ser usada para controlar sensores de abertura de portas, acionar sirenes e gerenciar torniquetes, cancelas e portões.
Um ponto interessante desse modelo de controle de acesso é que ele ajuda a manter a segurança e consegue gerar relatórios que podem ser analisados, gerando novas ideias para potencializar a proteção do imóvel.
Do mesmo modo, um porteiro virtual é uma solução muito utilizada em condomínios e empresas, por unir a segurança e redução de custos, com qualidade e muita praticidade.
O sistema consiste em substituir os porteiros por agentes que realizam o monitoramento 24 horas, além de abrir e fechar o portão para as pessoas que vivem no prédio.
Os sistemas que necessitam de instalação exigem o serviço de um profissional ou empresa especializada.
Pesquisar informações e o custo desse trabalho é uma solução para conseguir colocar o equipamento ou sistema no local desejado e deixá-lo adequado para a utilização.
Portanto, utilizar equipamentos de monitoramento e sistemas de segurança inteligente são o jeito para manter o bem-estar da sua família e amigos, com qualidade e conquistar satisfação.