Dicas para tornar a sua varanda bonita e funcional

Dicas para tornar a sua varanda bonita e funcional

A varanda, sendo elas grandes ou pequenas, tornaram-se sinônimo de espaço e aconchego nos apartamentos cada vez mais apertados.

No entanto, a dificuldade em decorar o local acaba deixando-o delegado a abrigar vasos de plantas, varais de montar, móveis sem uso dentro da casa e, por consequência, uma bagunça sem fim.

Encontrar soluções para que esse espaço se torne bonito e funcional é tarefa fácil, mas requer um pouco de força de vontade e criatividade.

Determinar qual a nova funcionalidade que a varanda terá e iniciar a limpeza

Para se livrar do espaço sem utilização e da bagunça completa, é preciso planejar. Observe o que mais faz falta no lar.
Pode ser um espaço para as crianças brincarem, um local adequado para receber amigos e degustar petiscos.

Uma área separada para os animais de estimação, um novo escritório, uma extensão da lavandeira, enfim, as opções são muitas.

Retirar móveis, plantas e outras coisas que podem ter se acumulado na varanda, lavar o chão e limpar os vidros já darão uma nova impressão sobre o espaço.

Feito isso, é hora de ver se a ação do tempo pode ter deteriorado algum item da construção.

Fazer uma checagem completa no piso, nas ligações elétricas, descartar vazamentos ou infiltrações, rever a estrutura do guarda corpo para varanda são medidas essenciais para a prevenção de acidentes e gastos posteriores.

Estando tudo em ordem, pode-se começar a tornar o sonho em realidade.

Analisar a viabilidade do novo projeto e iniciar os preparativos

Decidido o que será feito com o novo espaço, é preciso analisar se a varanda poderá receber o projeto de maneira satisfatória.

De nada adianta montar um escritório no local se não há como fazer ligações de ponto de eletricidade, também inviabilizaria o projeto caso a chuva incidisse diretamente no espaço, e não fosse permitido instalar vidros no guarda corpo.

Em alguns condomínios, as regras para modificações que fiquem aparentes do lado de fora costumam estar descritas no regimento interno.

Se há dúvidas sobre o que se pode ou não fazer, é ideal apresentar ao síndico a ideia da reforma e explicar o que será feito e como isso impactará a fachada do edifício. Só com a autorização é permitido continuar.

Caso o novo projeto necessite de instalações elétricas ou hidráulicas, apenas um profissional qualificado poderá fazer o serviço de maneira segura.

Especialmente em condomínios, fazer instalações sem o devido conhecimento pode resultar em problemas para os vizinhos e, além de arcar com os reparos, quem causou o dano terá que pagar uma multa.

O mesmo acontece com a tela de proteção para varanda, que só pode ser instalada por empresas especializadas, que garantirão a qualidade do serviço.

Cuidados com novas instalações e investimento em segurança

Dependendo do projeto escolhido, é preciso caprichar na segurança para que a varanda não represente um perigo em sua utilização.

No caso de definir um novo espaço para crianças ou para pets, vale investir em redes de proteção, caso o guarda corpo não permita a instalação de vidros até o teto.

Isso evitará que grandes objetos sejam arremessados da varanda e que as crianças ou animais sofram algum tipo de acidente.

Se for possível, colocar vidros e rede, amplia ainda mais a proteção e permite que a ventilação não seja afetada.

Já o varal de teto para apartamento, para ser instalado na varanda, precisa estar adequado ao tipo de revestimento do teto.

Caso o varal precise ser instalado em forro de gesso e tenha estrutura muito pesada e sistema de encaixe inadequado, o modelo precisará ser trocado.

Avalie isso antes de fazer a compra.

Vantagens de cada uma das possíveis escolhas para a nova varanda

  • Escritório: Trabalhar em um espaço reservado, com vista e segurança;
  • Espaço para crianças: Brinquedos sempre organizados e monitoramento constante por parte dos pais;
  • Extensão da sala de estar: Mais conforto para receber visitas e espaço para apreciar a vista;
  • Espaço para pets: Um local direcionado para eles, com diversão e conforto;
  • Extensão da lavanderia: Com ventilação e sol, é possível instalar varal de parede.

É preciso manter a funcionalidade e a nova organização da varanda

Depois de todas as mudanças feitas e a varanda com nova utilização, conserve a organização no espaço e não deixe que os velhos hábitos voltam a tomar conta da família.

Caso sejam necessárias adaptações no local, mesmo após a reforma, tente fazer com que elas apenas melhorem ainda mais a usabilidade do espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *