Fique por dentro dos modelos de argamassa
O sonho de consumo de muitos é ter a sua casa própria e hoje este sonho não é tão impossível quanto parece. Muitos lugares já financiam terrenos para facilitar o acesso a esse bem.
Quando se trata de obras, uma das partes mais importante é o Revestimento e piso.
O piso consiste em uma área da casa, que se for precisar de reforma e trocas, vai fazer muita sujeira e pode deixar ambientes interditados por períodos longos.
Tipos de argamassas para revestimento
Quando se trata de assentamentos e colocação de revestimentos, a argamassa está presente com total força nessas duas ações.
Ela é utilizada na colocação de tijolos, blocos, azulejos, ladrilhos, cerâmica, também é possível tapar buracos com ela ou fazer a impermeabilização de uma superfície. Ela é formada por cimento, cal e areia.
Existem 5 tipos: os industriais, assentamento de alvenaria, para revestimento, assentamentos de revestimento e poliméricas.
Cada um é responsável por um tipo de trabalho, sendo um pelo reboco, outro pela colocação pisos, e ainda outro só pela colocação dos revestimentos e assim por diante.
A argamassa refratária serve para isolar instrumentos na metalurgia
Ela ajuda na resistência mecânica contra desgastes, são capazes de suportar temperaturas elevadas sem que haja alteração, tanto no estado físico como na composição química.
Além de todas estas vantagens, ela também impede que o calor saia do interior do local onde ele se encontra e pode ser aplicada na última camada de reboco de tijolos.
Ou seja, pode servir como um Revestimento de parede para proteger e impedir que ocorram problemas como a infiltração de água.
Outro tipo é a Argamassa para pastilha. A pastilha é uma peça pequena de formato quadrado ou hexagonal, cuja função é servir para revestir, podem ser feitas de vidro, cerâmica ou porcelana.
Sabendo disso, este tipo de argamassa serve para fixar a pastilha na parede ou fazer o rejunte dela
Existem alguns tipos que podem ser usados nessa fixação e, entre eles, o mais indicado é o autofugante.
Podem ser encontrados tanto em preto e branco quanto colorido. Não é indicada a cor cinza, pois pode manchar a pastilha, e a branca é bastante indicada se você vai utilizá-lo para fazer o rejunte.
Também existe a Argamassa para pastilhas de vidro. Estas podem ser encontradas em várias cores e preços.
As pastilhas de vidro são uma das mais compradas pelos consumidores e, para ter uma colocação perfeita, é necessário escolher uma argamassa com componentes específicos que vão lhe proporcionar isto.
Ao usar cada argamassa cuidados são necessários, tanto para não prejudicar a saúde do profissional quanto do desempenho do produto.
Algumas superfícies não são indicadas para este tipo de colocação, entre elas temos: madeiras, placas laminadas, concreto (quando aplicado diretamente), churrasqueiras, lareiras e lajotas de cerâmicas.
Ao manusear a argamassa proteja suas mãos
Antes de fazer a compra é preciso saber que existem 3 tipos: o AC-I (ou AC1) que é indicado para ambientes internos; o AC-II (ou AC2) que é indicado para ambientes externos e internos.
E ainda, o AC-III (ou AC3) que é considerado o que tem maior aderência e, por isso são indicados para ambientes que precisem de maior resistência, tanto na fixação como na colocação e durabilidade.
Como existem muitos tipos de argamassas para funções diferentes, aqui vão algumas dicas para você escolher a certa na hora de colocar seu porcelanato:
- Antes de tudo, você precisa saber que existem tipos diferentes de porcelanato, então procure saber a classificação do seu;
- Cada ambiente combina com um porcelanato e argamassa diferente, então também não deixe de pesquisar quais os melhores para o local;
- Saber escolher a cor certa da argamassa é importante, pois ele serve como rejunte também;
- Saiba as medidas da peça do porcelanato e utilidade dele, pois cada uma exige um produto diferente (por exemplo: as peças de porcelanato interno de 60×60 cm usam a massa pronta no seu assentamento, já o porcelanato de áreas externas de 80×80 cm usam argamassas colantes com uma adesividade maior.);
- Saiba também as cores das peças, cores claras usam tipos diferentes das escuras;
- Sempre consulte profissionais para te ajudar.