Técnicas de decoração ampliam ambientes pequenos
A migração populacional é uma realidade que atinge os grandes centros urbanos, exigindo que os imóveis sejam construídos para atender a demanda sempre crescente de pessoas, afetando a função da decoração de muitos lares.
Dessa forma, as construtoras e incorporadoras imobiliárias passaram a oferecer casas e apartamentos com tamanhos reduzidos, mas ainda assim com todo o conforto e segurança necessários.
Para que os moradores tenham uma sensação agradável dos cômodos residenciais mesmo com os espaços reduzidos, profissionais que trabalham com arquitetura e decoração de ambiente empregam algumas técnicas que funcionam ao menos no aspecto visual.
O aproveitamento dos espaços disponíveis com móveis planejados é uma ideia que sempre é bem-vida pelos moradores, principalmente, por utilizar pelas aéreas, que ficam junto ao teto.
As mesas e cadeiras das cozinhas e os sofás e poltronas das salas de estar também se adaptam ao ambiente da melhor forma possível.
Até mesmo os quartos que tem a finalidade de descanso ganharam móveis planejados. Sendo assim é possível unir a necessidade de organização de roupas pessoais e da própria residência em guarda-roupas com maleiros e gavetas.
Estruturas simples mudam o cenário doméstico
Casas térreas, sobrados e apartamentos que são considerados pequenos podem utilizar algumas técnicas estruturais que promovem maior amplitude visual e conforto para os moradores.
A instalação de um forro de gesso inclinado pode aproveitar a estrutura do telhado de uma casa, por exemplo, dando espaço aéreo e promovendo maior corrente de ar no cômodo.
Esse tipo de acabamento é muito utilizado em imóveis com decoração rústica, como casas de campo e litorâneas.
Além do custo do gesso ser menor que outros materiais da construção civil, a mão de obra pode realizar o trabalho em um curto espaço de tempo, deixando a residência com um aspecto completamente diferente.
Outros aspectos que podem interferir positivamente no ambiente residencial é investir em uma decoração sala pequena com objetos de valor sentimental, como fotos e quadros, além de vasos de flores nas paredes.
Controle de iluminação com elementos decorativos
A luz natural é um grande trunfo no momento de empregar aproveitamento espacial, mesmo que seja visual. A presença de janelas em uma sala de apartamento, ou mesmo uma porta de vidro com acesso a varanda pode ajudar bastante no aproveitamento de espaço.
Para controlar a entrada de luz e ao mesmo tempo, preservar a intimidade, principalmente, em apartamentos residenciais, a instalação de uma persiana romana pronta é ideal para qualquer tipo de decoração.
Como é um elemento decorativo e protetivo ao mesmo tempo, pode ser adaptado a qualquer ambiente. Tem como uma das vantagens a abertura no sentido vertical, podendo cobrir toda a área da janela. Assim como:
- Instalação prática;
- Manutenção eficiente;
- Alta durabilidade;
- Estrutura personalizada.
As lojas especializadas oferecem a possibilidade de escolha do tecido empregado nesse tipo de persiana.
Para o uso no quarto, especialistas recomendam a instalação com efeito blecaute, que impede a passagem de luz e deixa o ambiente mais aconchegante.
A presença de um espelho para sala de jantar pode refletir a luz natural durante o dia, e fazer uma composição com uma luminária ou abajur no período noturno.
Emprego de cores faz a diferença no ambiente
Os móveis e objetos de decoração são importantes para a composição de uma residência. Em conjunto com esses elementos, as cores empregadas nas paredes dão o toque final que faz toda a diferença.
A aplicação de um revestimento de parede com figuras geométricas ou com arte livre pode ser o suficiente para dar um novo aspecto para a casa ou apartamento. As dicas em sites especializados ou apresentadas por profissionais também são válidas.
A tendência da moda vale em casos específicos, isso dependerá se o imóvel é alugado ou a residência está mesmo precisando de uma reforma ou manutenção visual.
Em qualquer caso, a aplicação de um revestimento textura pode dar uma valorizada não só no aspecto visual, como no próprio valor do imóvel no mercado imobiliário.
A extensão do pé-direito de um cômodo pode ser ampliado de maneira visual com o simples uso de uma mesma cor do teto até o rodapé.
A opção por cores claras pode ajudar nesse quesito, mas mesmo as cores escuras podem ser balanceadas com uma iluminação natural ou lâmpadas de alta potência luminosa e ao mesmo tempo econômicas, em pontos estratégicos.
São soluções simples, que podem ser planejadas ao longo do tempo, sem provocar nenhum rombo no orçamento doméstico.
A contratação de uma pessoa especializada pode até ajudar na economia, indicando os fornecedores com preço mais em conta e com solução eficiente para uma decoração digna de capa de revista.