As vantagens de sistemas e serviços de automatização residencial

As vantagens de sistemas e serviços de automatização residencial

A construção de imóveis é uma atividade muito importante para o setor da engenharia civil, gerando oportunidade de emprego para as pessoas e contribuindo, positivamente, para o desenvolvimento e expansão das cidades.

As empresas do segmento, por exemplo, as construtoras, são as responsáveis pela elaboração de projeto arquitetônicos para as mais variadas finalidades, como comercial, empresarial, industrial e residencial.

Os profissionais da área podem atuar na criação do projeto, planejamento, execução de obra e acabamento até o momento da entrega do imóvel.

Organização dos processos de obra

A elaboração de um plano de obra é muito importante para otimizar tempo de serviço, aumentar a agilidade e evitar problemas que possam comprometer o andamento do trabalho.

Este documento deve ter um estudo de viabilidade, cálculos dos gastos e percentual de lucratividade, orçamento total da construção, cronograma físico-financeiro, documentos para regularizar a obra, acompanhamento das atividades, etapas de finalização e licenciamento da edificação.

Uma questão muito importante para os responsáveis pela construção (arquitetos e engenheiros) é definir o tipo de imóvel que será construído, ou seja, casa ou apartamento.

A decisão depende de alguns fatores, mas, uma forma das construtoras terem um bom aproveitamento do espaço é realizando a criação de condomínios residenciais.

Esta opção permite que várias torres de apartamento sejam construídas para que diversas pessoas possam ter o seu imóvel próprio e ainda desfrutem as áreas de lazer que ficam na parte externa.

No processo de desenvolvimento da infraestrutura, utilizar materiais de qualidade e que possa reduzir o tempo de serviço é um excelente ganho.

A estrutura metálica é uma ótima alternativa, graças a sua composição em aço que pode ser aplicada em diversos tipos de projetos.

Esta estrutura é um tipo de sustentação muito utilizada em projetos de pavilhões, estacionamentos, casas, shoppings, centros de distribuição, supermercados, entre outras construções.

As peças e perfis metálicos chegam no canteiro de obras prontas para montagem, por isso, um planejamento bem detalhado é essencial para evitar surpresas, já que esta opção não permite improvisos.

Os pontos positivos da estrutura metálica são:

  • Resistência;
  • Rapidez;
  • Padronização;
  • Sustentabilidade;
  • Versatilidade;
  • Preço acessível.

Após todos os processos da parte de construção, o edifício precisa das instalações elétricas para que as pessoas tenham um bom aproveitamento o imóvel.

Investimentos no trabalho de profissionais da elétrica podem proporcionar bons frutos. Um projeto eletrico, por exemplo, é um documento que consiste em colocar todas as informações da instalação por escrito, além de plantas e esboços que facilitam o serviço de montagem.

Um engenheiro elétrico pode desenvolver o projeto definindo a localização dos pontos de uso da energia, comandos, trajeto e seção dos condutores, dispositivo de manobra, divisão em circuitos e a carga de cada circuito e total.

Com este documento é possível realizar uma instalação com excelente custo-benefício.

As vantagens da automação

Investimentos em sistemas e tecnologia para automatizar algumas tarefas simples do dia a dia é algo que pode facilitar a rotina dos moradores do imóvel.

A automatização de portão duas folhas, por exemplo, permite a entrada e saída de veículos, aumenta a durabilidade do portão, menor possibilidade de arrombamento, aumento da segurança, entre outros ganhos.

A automação residencial tem como objetivo aplicar diversos métodos tecnológicos para economizar o tempo dos indivíduos.

Os benefícios deste sistema se resume em segurança, comodidade e praticidade e redução do consumo de energia.

No espaço residencial é possível automatizar:

  • Irrigação de jardim;
  • Iluminação;
  • Som;
  • Cortinas e janelas;
  • Controle de temperatura;
  • Utilizar biometria ou fechadura eletrônica.

Na área externa, investir em automação é uma forma de aumentar a segurança e facilitar a vida dos moradores.

Elemento de proteção

O uso de um quebra mola placa é uma maneira de evitar acidentes no espaço do condomínio, principalmente, na parte do estacionamento ou garagem.

A instalação deste material impede que os moradores circulem em alta velocidade nas áreas de circulação. É um item muito simples, tem preço acessível e promove proteção na área externa da edificação.

Um serviço muito útil na rotina das pessoas é o do chaveiro residencial 24 horas que pode ajudar nos momentos em que a fechadura fica com algum problema. A eficiência e rapidez dos profissionais proporciona uma solução de modo simples e prático.

Sendo assim, o trabalho especializado das construtoras são formas de ter uma edificação confortável, segurança e que promove felicidade para o público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *