Técnicas de paisagismo para sua residência

Técnicas de paisagismo para sua residência

Incorporar natureza com o bem-estar social da sua residência é uma atividade possível. Isso pode acontecer meio da criação de um projeto paisagístico, que é elaborado por um profissional do paisagismo.

Podemos dizer que o paisagismo é uma ação que integra tanto o ser humano como a natureza, proporcionando bem-estar social.

E essa conectividade pode ser feita por meio da instalação de jardins muito bem planejados, otimizando espaços e atribuindo novas funcionalidades aos locais.

Sendo assim, você não precisa ter uma grande área residencial para poder instalar um jardim, é possível otimizar os espaços, instalando jardins em apartamentos e em residências menores.

Até mesmo em ambientes industriais, comerciais e em fábricas é possível instalar também um projeto paisagista para trazer mais alegria e bem-estar aos funcionários.

Além disso, é possível verificar também projetos de paisagismo em locais abertos, como em ruas, em locais livres para favorecer à recreação e tornar a circulação de pessoas mais agradável, visualizando uma cobertura de vegetação.

Falando especificamente em âmbito residencial, nesse artigo abordarem sobre as técnicas de paisagismo que podem ser aplicadas em sua casa, de forma acessível ao seu bolso e espaço, e ainda de forma prática. Confira!

Paisagismo para sua residência

Como explicamos no início desse artigo, o paisagismo consiste na criação de um projeto, a partir do tipo de imóvel, que visa a instalação de um jardim.

Essa estrutura integra natureza, com decoração e otimização de espaços, por isso é importante buscar por um design de interiores ou um arquiteto que seja especializado em paisagismo.

Dentre os benefícios de apostar nesse serviço, podemos destacar:

  • Valorização do imóvel;
  • Melhoração da qualidade de vida;
  • Maior desenvolvimento para o bem-estar;
  • Integração e criação de novos espaços;
  • Melhora a qualidade térmica e acústica do ambiente.

O paisagismo pode estar presente de várias formas, desde a instalação de uma horta em casa com frutas e verduras, até mesmo a instalação de um jardim.

Esse jardim pode envolver muita criatividade, buscando por plantas de diferentes tamanhos, assim como flores, vasos e até mesmo pensar em uma proposta de jardins com pedras, para finalizar o aspecto decorativo.

Outra ação bastante interessante é pensar também na proposta do paisagismo para áreas externas, já que não necessário a técnica tem que estar inserida em um ambiente interno.

Estamos falando do paisagismo fachada residencial, que visa tornar a fachada e a parte inicial do imóvel mais bonita e sofisticada. Com isso, é possível inserir alguns aspectos do jardim assim como flores neste ambiente.

Energia: instalação de painéis fotovoltaicos

Um dos pontos importantes do paisagismo é unir esse jardim e área externa ou interna mais agradável, proporcionando um equilíbrio com a iluminação do local.

Pensar no meio ambiente e seus cuidados é fundamental e isso parte também de pensar em fontes de energia que sejam sustentáveis e renováveis.

No caso de fornecer energia elétrica para as residências, é possível pensar também da instalação de painéis solares, que aproveitam a luz do sol e transformam esse calor armazenado (energia mecânica), em energia elétrica.

Com isso, os donos da residência economizam na conta de luz e ainda, conseguem preservar o meio ambiente.

Para obter esse serviço é importante buscar pela instalação de um painel fotovoltaico 250W, que pode inclusive obter outras capacidades de armazenamento, a depender do tipo do imóvel e seu tamanho.

O painel deve ser instalado por uma equipe especializada, após uma visita técnica e geralmente é instalado nos telhados da residência, com todo o suporte técnico necessário para realizar o armazenamento de calor.

Água do poço

Você tem um jardim residencial e agora já sabe sobre a importância do uso da energia solar, que é limpa e renovável.

No entanto, uma das formas de cuidar do seu jardim é por meio da utilização da água (no caso do uso de plantas não sintéticas).

Para economizar na conta de água e obter um serviço de água mais qualificado, é importante pensar na perfuração de poço em sua residência. A água do poço é subterrânea e bastante volumosa, podendo ser utilizada com finalidades residenciais.

No entanto, é importante obter autorização com a rede de distribuição de água do seu município e ainda, buscar por uma empresa que seja especializada nesse segmento. Integre seu jardim com bastante qualidade de vida e bem-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *