Tipo de corrimão ideal para cada escada
A principal ideia do corrimão de escada é oferecer segurança para quem vai subir e descer as escadas, porém, muitas vezes esse item passa despercebido.
O corrimão também funciona como um item estético que serve como decoração. Se for bem escolhido ele pode servir como complemento e fazer um papel de destaque no local, seguindo com a sua funcionalidade.
Tipos de corrimão
É possível encontrar vários modelos, com detalhes e cores diferenciadas, com balaústres, cabos de aço, presos na parede ou no chão, etc.
1. Madeira
Um modelo resistente que mostra versatilidade. Dependendo da madeira utilizada, ele pode durar uma vida inteira, considerando também a manutenção realizada.
Esse tipo de corrimão pode ser usado em locais internos ou externos sendo possível usar desde os modelos rústicos até os clássicos.
2. Alumínio
O corrimão de aluminio possui cores diversas do branco ao preto e você pode escolher de acordo com o estilo do ambiente.
Esse é um material muito duradouro, tendo praticidade por ser fácil de limpar e não ser necessária uma manutenção frequente.
3. Vidro
O corrimão de vidro disponibiliza uma interação entre os ambientes, dando um charme ao local. Com o vidro temperado ou laminado é possível fazer um corrimão acompanhado de um guarda copo.
Entre as vantagens de colocar ao colocar um corrimão de vidro em sua residência estão:
-
Visual e estilo;
-
Sensação de amplitude;
-
Durabilidade maior;
-
Aumenta a segurança.
É certo que pode haver uma estética na hora de escolher qual corrimão colocar no local, mas a função e a durabilidade de cada produto também é muito importante.
4. Inox
A qualidade do corrimão de inox é garantida por conta de seu brilho, resistência, mas também pela diversidade em questões de formatos, com possibilidade de refinamento e polimento.
5. Ferro
O ferro disponibiliza uma longa duração, sendo forte e sofisticado.
Ele vem em opções de linha reta, torcidos ou curvos, produzido desde os tempos antigos.
O corrimão de ferro para escada geralmente é comprado na cor preta, mas também é vendido em cores diferentes. Você também pode aplicar acessórios como balaústres do corrimão ficando de acordo com o seu gosto decorativo.
6. Caracol
Esse modelo geralmente traz um charme ao ambiente e ainda é considerado prático e versátil, desde os de design simples aos modernos.
Geralmente ao elaborar um projeto de escada também é preciso considerar o modelo de corrimão que a acompanhará
Deste modo, o corrimão para escada caracol deve ser instalado junto a uma escada de mesmo formato para se encaixar perfeitamente, sem apresentar problemas na hora da instalação.
Ao pensar como item de decoração pode-se levar em conta o material como aço escovado ou até mesmo madeira.
7. Grades
As grades são instaladas pensando na segurança do ambiente, tendo um bom custo-benefício. Dependendo do local em que comprar as grades de ferro é possível ter acabamentos finos e elegantes.
Essas grades podem ser aplicadas em portões, escadas ou até mesmo em janelas.
Quando acompanhadas de um corrimão servem como um guarda corpo, evitando que ocorram acidentes.
Áreas internas e externas
As áreas externas geralmente tem mais uso com corrimões de madeira, pois trás um estilo rústico, mas é necessário escolher a madeira correta, de modo que ela possa suportar chuva e sol.
Nesse sentido, é possível perceber que é preciso realizar uma manutenção para garantir a segurança de quem utiliza. O corrimão de aço também é muito usado por se encaixar em todos os ambientes. O de vidro e inox combinam mais com ambientes internos.
Entendo a necessidade de cada local
Antes de escolher qual tipo de corrimão melhor irá se adequar a cada local, é preciso entender como funciona a comunicação visual do ambiente como um todo.
Como já abordado aqui, cada material de escada tem como objetivo formar uma estética, seja ela mais rústica ou mais moderna, isso será ditado pelo ornamento de todas as peças no local. Isso sem mencionar a rotina e vontade do proprietário.
Sendo assim, é preciso ter uma noção estética da mobília. Peças em vidro são mais modernas e elegantes e não combinam tão bem com um ambiente mais rústico.
A comunicação visual de todo o lugar será o reflexo do que os donos do local querem passar a quem adentrar o ambiente.
Entender isso pode ser um pouco complicado no começo, mas com as dicas e informações que foram abordadas neste artigo isso poderá ser muito mais fácil.
A comunicação visual não se restringe só a mobílias, é preciso ter atenção nas cores que cada material entrega ao ambiente, exemplo disso são os materiais mais brancos que remetem a limpeza e suavidade.
Já as peças mais escuras remetem a concentração, rigidez e segurança. Entendendo como casar todo o ambiente, você entenderá como ter um corrimão ideal não só para a escada, mas para todo o lugar.