Como escolher o melhor tipo de telha para a sua obra?
Telhados e coberturas são tudo que serve para cobrir. Eles podem ser feitos de vários tipos de material e usados para diversas finalidades.
O tipo mais comum de cobertura utilizado no brasil é o cerâmico, o processo de construção desse tipo de telhado é feito utilizando uma Manta térmica entre o forro e o acabamento que ajuda a manter a temperatura do ambiente e proteger contra goteiras e infiltrações.
Inibe a presença de fungos, insetos e roedores, protege as telhas mantendo-as sempre secas, além de ser feita de um material não inflamável o que evita a propagação de chamas.
Além das coberturas cerâmicas existem outros tipos de telhamentos mais leves, como as de PVC, alumínio, ecológicas, entre outras.
Essa telha leve é indicada para locais com estrutura menos reforçada e que não aguente tanta carga sobre si.
Modelos de telhamento ecológicos possuem alta durabilidade e resistência, pois passam por processos de reciclagem que são feitos com resíduos plásticos após passar por limpeza, retirando qualquer contaminação que possa existir.
Outro modelo muito utilizado em hipermercados, shoppings e grandes galpões industriais é a telha sanduíche poliuretano.
Conhecida também com o nome de telha termoacústica, é usada em projetos que necessitam de isolamento acústico e térmico, por minimizar custos com calefação, energia, refrigeração e controle de emissão sonora.
Essas telhas são muito úteis em processos de produção, além de oferecer condições mais agradáveis para se trabalhar.
Feitas por duas chapas trapezoidais com o núcleo em poliestireno ou poliuretano, que se expandem e aderem perfeitamente ao material da telha.
Elas possuem grande rigidez, alta resistência térmica além de isolar os ruídos externos.
Telhas termoacústicas não causam comprometimento de estruturas de sustentação, pois são relativamente leves, e feitas de um material pré-fabricado. Sendo assim, são entregues prontas para uso.
Um modelo que vem ganhando espaço na construção civil é a telhas shingle preço não muito popular, mas que possui muitas vantagens, como possibilidade de diferentes inclinações, dispensando diferentes dutos de escoamento, diversidade de cores e pouca manutenção.
Esse modelo tem também como benefício a possibilidade de formação de telhados com diferentes formatos, como telhados curvos, por exemplo, trazendo maior gama de estilos para se trabalhar, do clássico ao moderno, com formatos mais orgânicos.
Conheça os tipos mais comuns de telha utilizadas no mercado
Existem hoje diversos tipos de materiais, formatos e qualidades de materiais para telhamento.
Cada um deles possui benefícios e dificuldades, e o que dirá qual é o melhor é o projeto, já que, de acordo, com as necessidades, haverá um tipo ideal, em relação a necessidades físicas, sonoras, acústicas, de orçamento e resistência.
Veja a seguir alguns tipos de material e telhas para fazer a cobertura dos telhados.
- Autoportantes, são feitas com chapas metálicas ou concreto, elas são muito utilizadas em locais onde existe uma grande distância que varia de dez a trinta metros sem sustentação onde não existam pontos de apoio. São utilizadas em grandes galpões, hangares e indústrias;
- Telha de zinco, pode ser confeccionada em formato ondulado ou trapezoidal, ela pode ser pintada de várias cores e permite pequenas inclinações;
- De alumínio, apesar de um pouco mais caras, elas são bem mais leves, feitas em formato trapezoidal ou ondulado, são resistentes, duráveis e mantêm o conforto térmico;
- Coberturas plásticas, Feitas em PVC, poliéster, policarbonato ou outros polímeros, elas são translúcidas e algumas oferecem tratamento que protege contra a incidência de raios UV e infravermelho;
- Cerâmica, muito usadas na construção civil de maneira tradicional, podem ser feitas no formato colonial, romano, germânico e francês;
- De vidro, esse modelo de telha transparente tem um formato mais simples que as de cerâmica e são utilizadas com a finalidade de proporcionar iluminação;
- Fibrocimento, são fabricadas com cimento e amianto sob pressão. São leves resistentes e autoportantes podendo ter até nove metros de comprimento;
- De concreto, com perfis variados podem ser texturizadas e coloridas através da utilização de um polímero acrílico e são muito resistentes;
- Telhas de chapas compensadas e aluminizadas, feitas de lâminas de madeira coladas a alta pressão, tem um ótima resistência mecânica, podendo grandes pesos.
As telhas shingle são o sistema de cobertura mais utilizado e eficiente
Esse modelo de cobertura possui resistência e leveza.
Devido à menor necessidade de madeira na parte estrutural e ao uso de chapas de compensado, o acabamento é na medida proporcionando vedação em toda sua área devido ao sistema de fixação e sobreposição.
Esse sistema forma uma camada única e contínua possibilitando a criação de desenhos curvos e mais inclinados.