Veja como funciona o isolamento acústico
Seja para evitar ruídos de uma construção ao lado, barulhos do trânsito ou até mesmo para garantir tranquilidade durante a noite, o isolamento acústico é algo fundamental, especialmente para quem vive em zonas urbanas.
No entanto, muitos acreditam que o serviço é caro, sem ao menos pesquisar antecipadamente. Mas isso não é verdade, é possível encontrar isolamento acustico barato, e com muita qualidade durante a aplicação.
Por conta disso, produzimos este conteúdo exclusivo com tudo o que você ainda não sabe sobre o funcionamento do isolamento acústico. Passe para o próximo tópico e continue com a leitura.
Mudando a estrutura da residência
Para quem busca dar fim aos ruídos que incomodam qualquer pessoa, as mudanças na estrutura da residência são o primeiro passo para o êxito sonoro.
Atualmente, o mercado oferece equipamentos que auxiliam neste quesito, envolvendo portas, janelas e até forro para teto.
Cada item é produzido exclusivamente para garantir o isolamento acústico. Lembrando que, no caso das portas, por exemplo, a composição deve conter borrachas de vedação, vidro duplo, esquadrias e ferragens adequadas, a fim de garantir que os efeitos sonoros não ultrapassem até o local.
Em locais mais característicos, como estúdios de gravação, no caso, o isolamento acustico lã de rocha ou vidro é aplicado.
Esse sistema funciona por meio de algumas placas que são postas em toda a superfície da parede, inviabilizando a entrada e saída de som.
Como funciona o isolamento acústico
O isolamento acústico consiste em criar um obstáculo entre a fonte de ruído e quem o recebe. O ouvido percebe todos os sons da do dia a daí, alguns bem aceitos, mas outros são incômodos e até perigosos à saúde auricular.
Neste sentido, a lã de rocha isolamento acústico funciona como uma barreira, impedindo que o ruído chegue aos ouvidos, microfones e etc.
O sistema de isolamento acústico precisa ser instalado em todo o local, nas quatro paredes para, assim, proporcionar o melhor trabalho possível.
E as janelas?
A grande dúvida na hora da instalação é com as janelas, se pode ou não isolá-la. Todavia, o procedimento pode sim ser feito, mas é necessário tomar cuidado, especialmente porque o elemento possui diferentes vãos e, por isso, todos eles precisam ser tapados com assertividade.
No mercado, é possível encontrar isolamento acustico barato para janelas, mas depende muito do município e estado. Além disso, a mão de obra é outro detalhe que precisa ser analisado com cuidado antes da aquisição do serviço.
O piso tem interferência direta com os ruídos
Não basta revestir apenas os tetos e janelas, é preciso ficar de olhos nos pisos, principalmente de casas e apartamentos. Por isso, a escolha do solo deve também ser levada em consideração.
Veja alguns tipos de pisos mais indicados para ajudar no isolamento sonoro:
- Vinil;
- Mármore;
- Granito;
- Cerâmica.
Também é possível escolher por outros modelos de pisos, mas precisam de aplicação de materiais isolantes, como a borracha, por exemplo.
No caso da parte superior da residência, o forro para teto de madeira pode ser um excelente oportunidade de garantir o isolamento completo do local.
No caso das paredes, assim como já foi mencionado há pouco, o uso de placas de lá de vidro é a opção ideal para garantir conforto acústico no local.
Regras para locais barulhentos
Há pouco tempo no Brasil, entrou em vigor a Norma de Desempenho NBR 15.575, que instaura novas regras para empresas do âmbito da construção civil. Essas diretrizes também são responsáveis por determinar o isolamento acústico.
Entre as seis partes do documento estão os materiais necessários para bloquear o som entre espaços, e que deverá ser prioridade das próprias empresas construtoras.
No entanto, ao longo deste artigo foram mostradas diversas opções do funcionamento do sistema de isolamento acústico, que podem ser usados em empresas, casas e apartamentos, de maneira fácil e simplicidade de instalação.
Afinal, qual o melhor tipo de isolamento acústico?
A maioria das opções mencionadas neste artigo é e barata e fácil de sere encontrada no mercado convencional. Entretanto, o melhor sistema de isolamento pode ser escolhido de acordo com a necessidade de cada ambiente.
Neste caso, o detalhe vai ficar por conta do proprietário ou então o arquiteto responsável pelo projeto do local.
Com isso, todos os pontos devem ser analisados, como as dimensões do cômodo, orçamento disponível e mão de obra qualificada para a instalação.
Sendo assim, com todos esses detalhes definidos, fica ainda mais fácil escolher o tipo de isolamento acústico ideal para o lugar.