Transformando a fachada da sua residência

Transformando a fachada da sua residência

Mudar e transformar a fachada de uma residência exige equipamentos específicos, planejamento, uma equipe de profissionais e coerência com todo o projeto decorativo da casa.

Isso acontece porque ao iniciar um obra residencial ou em um condomínio existem diversas fases presentes como o planejamento financeiro e o objetivo final do que deverá ser feito.

Antes de mais nada, caso a residência seja independente, ou seja, não estabelecida em edifícios ou condomínios, é fundamental a contratação e consulta de um ou mais profissionais para auxílio e execução dessas etapas.

As fachadas de casas projetam a composição visual e cenográfica do ambiente interno, além de demonstrar uma parte de toda a sua decoração.

Recomenda-se que o planejamento e a organização sejam feitos em espaços amplos, sempre priorizando as combinações de diversos elementos presentes na entrada da casa. Estabelecendo, dessa forma, uma relação estética e de acordo com o perfil do morador da residência.

Para realizar as pinturas de casas, considere em um primeiro momento a contratação e a consulta com um profissional de arquitetura. Ele poderá te auxiliar no processo de escolha das cores, dos acabamentos, da iluminação, de materiais e revestimentos, e tudo mais que combine diretamente com o que deseja.

Esse profissional também adequa as escolhas com o investimento financeiro que você pode pagar, então não se preocupe com alto custo.

A Pintura de fachadas consiste em uma técnica de reforma para dar outra cara e vida ao espaço principal de uma residência: a entrada. A equipe contratada para realizar os serviços, deverá também administrar o espaço.

Além do projeto de decoração feito por um decorador de ambiente, também deverá ser estabelecido por esse profissional um cronograma de entrega, prazos fixos e definidos da reforma ou obra.

Assim como também será o responsável pela coordenação de toda a equipe, como pedreiros, pintores, eletricistas, marceneiros, gesseiros e outros profissionais, se necessário.

Facilitar a reforma

Se você reside em condomínio, sabe que as leis estabelecidas pregam uma padronização de ambientes e espaços.

Dessa forma, a reforma do seu prédio somente poderá ser feita se os materiais, cores e todo o resto mantiver o padrão estabelecido pelo local para manter uma harmonia estética com as outras casas.

A pintura de fachada predial deve obedecer as cores e elementos, bem como os acessórios indicadas no memorial descritivo do prédio.

O profissional que acompanha todo esse processo trabalha com a decoração e projetos de residências, comércios ou ambientes públicos.

Normalmente é fácil achar esse especialista, o que facilitará todo o processo de construção visual da obra por meio de indicações de outros profissionais que trabalham em conjunto.

É necessário ainda notificar o condomínio caso a fachada esteja sendo feita com uma equipe de profissionais ou empresa diversa.

O documento detalhado deverá conter informações como:

  • Cronograma de obra;
  • Materiais e equipamentos utilizados;
  • Equipamentos de segurança;
  • Disposição da equipe;
  • Contratação dos profissionais necessários.

Para facilitar o trabalho de reforma ou construção da sua residência ou edifício, então, é necessário certos equipamentos para pintura predial.

Detalhes finais

Os equipamentos para realizar essas atividades exigem particularidades e especificidades para cada fim. Por isso, procure por itens práticos e que ofereçam vantagens.

Por exemplo, a máquina de pintura airless pode ser operada por dois pintores ao invés de dez para o mesmo serviço; Isso reduzirá não somente a mão de obra contratada, mas também a tinta e outros materiais.

A pistola para pintura faz parte de um dos muitos aparelhos de pintura de fachadas que podem ser utilizados para facilitar o trabalho.

Procure também por equipamentos como máquina de projetar texturas, massa corrida, grafiato, argamassa, máquinas pneumáticas de pintura e máquinas de pintura para faixas.

Existem máquinas que podem aplicar massa corrida, tintas látex, tintas acrílicas, lacas, verniz, esmaltes e outros tipos de materiais de forma econômica e muito rentável. Não importa se a tinta é de baixa, alta ou média viscosidade.

Lembre-se de manter foco no projeto e nas cores e texturas que deseja além de definir as etapas em ordem prioritária.

Juntamente com os profissionais contratados, pesquise inspirações de estilos e decoração para já ter algo em mente na hora de esboçar o que deseja. Depois da consultoria, basta colocar em prática e acompanhar de perto a reforma da obra.

Por fim, consulte todos os moradores da casa a fim de saber se o resultado é de agrado de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *