Veja como evitar infiltrações no seu projeto residencial

Veja como evitar infiltrações no seu projeto residencial

Um dos grandes problemas que podem vir a acometer uma casa, é a ocorrência das infiltrações e goteiras. Além de ser uma situação totalmente incômoda para os moradores da localidade, as infiltrações também podem acarretar uma série de prejuízos para a estrutura da casa por inteiro.

Isso porque, a água que adentra a parede ou o forro, acaba por apodrecer os materiais que compõem os mesmos, resultando em problemas que podem se tornar bem sérios. Também é possível, que as infiltrações causem danos sérios à aparência e estética das paredes e também do teto, causando grandes manchas nessas superfícies.

Neste texto, vamos abordar alguns itens que são fundamentais para resolver problemas que estão relacionados à água, de modo que você possa entender melhor e aplicar as soluções em sua residência, garantindo assim, o conforto e a qualidade da moradia.

Sendo assim, se você possui interesse na temática, nada mais natural que você continue com a sua leitura, pois a partir de agora, iremos abordar alguns materiais que são indispensáveis para a composição da sua residência.

Tinta térmica para telhado

As tintas são verdadeiras aliadas para muitas situações adversas nas residências. No quesito das infiltrações, a tinta impermeabilizante vem como uma grande ajuda para quem sofre desse mal.

Basicamente, ela é composta de polímeros acrílicos, sem solventes e com composição à base de água. Juntamente da manta para telhado, é um dos itens mais buscados para impedir a infiltração da água da chuva.

Pois bem, quase de que de maneira similar, também temos à disposição do mercado, um item que se mostra muito eficaz quando o problema está relacionado a incidência alta de calor. Este produto específico é a tinta térmica para telhado.

É importante saber que a principal fonte de aquecimento das estruturas prediais é, especificamente, o calor que é absorvido pelo telhado e também pelas paredes.

A constante exposição aos raios solares aquece as coberturas que irradiam calor para dentro do ambiente, e sendo assim, criam um bolsão de ar quente juntamente à elas, impedindo assim que o ar aquecido que foi produzido no interior do ambiente, venha a subir, circular e se dispersar.

O processo de isolamento térmico no qual estamos nos atendo aqui, consiste em realizar a aplicação de um revestimento sobre as superfícies exteriores, para que assim se possa repelir quase 90% da radiação UV, tanto de onda curta quanto de onda longa.

Deste modo é impedido que o calor na superfícies se irradie para dentro de determinado edifício ou estrutura.

Tubos

Fabricante de tubos é aquele responsável pela produção e confecção dos elementos que são essenciais para compor o sistema hidráulico de uma casa.

Este sistema, é composto por uma variação grande de instalações e subsistemas que executam a captação, armazenagem e transporte de fluidos diversos – como o esgoto e a água quente ou fria.

Dentro desse espectro, existem uma série de tipos de materiais que são produzidos por esses fabricantes, como o tubo de ferro.

Já para o sistema hidráulico, existem algumas opções e cada uma possui uma indicação específica de aplicação. Dentre os mais utilizados, temos:

  • Tubos de PVC;

  • Tubos de CPVC;

  • Tubos de polietileno reticulado;

  • Tubos de PPR.

Tubo PEAD

Muitos casos de infiltrações e problemas hidráulicos surgem de uma instalação errônea de tubos e conexões, ou uma escolha ruim dos mesmos. Sendo assim, vamos conferir um pouco mais sobre um tipo de tubulação que demonstra ter um ótimo desempenho.

Bom, o tubo PEAD é um material que é capaz de transportar tanto sólidos como também líquidos e gases, sempre com eficiência, para grandes distâncias e sem a devida necessidade de que possuam uma série enorme de conexões como alguns outros tipos de tubulação exigem.

As aplicações deles são diversas, porém as mais comuns são a captação de água, redes de distribuição de gases e também o transporte hidráulico de solos.

Enfim, uma casa é composta por uma série de itens, esses que podem ser desde a telha termica, passando por sua tubulação, chegando até os elementos que compõem o forro.

O que isso tudo tem em comum? Bom, para que haja um real conforto, é necessário que esses itens sejam escolhidos a dedo, buscando a maior eficiência e uma real qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *