A compra e locação de residência

A compra e locação de residência

A mudança de residência pode oferecer diversas vantagens para os moradores, desde que atenda suas necessidades.

O mercado imobiliario pode oferecer grande auxílio para pessoas que buscam independência financeira ou pessoal, além de querer opções para toda a família.

Em razão disso, é possível encontrar uma infinidade de opções de imóveis, sejam casas ou apartamentos em diversas regiões do país. Por isso, este conteúdo irá te ajudar a escolher a melhor opção para você, seus animais e sua família.

Afinal, comprar ou alugar?

A decisão sobre comprar ou alugar um imóvel deve ser feita a partir das necessidades e preferências dos moradores e futuros proprietários.

O investimento em imóvel deve ser feito para solucionar problemas e necessidades. Para isso, é importante que os proprietários possam levar em conta:

  • O valor que pode ser investido por mês, para compra ou locação do imóvel;
  • Quantidade de pessoas que irão residir no local;
  • A região que se pretende residir;
  • Adaptações adequadas para os moradores;
  • Entre outros.

A locação

A busca por casas para alugar geralmente é feita por pessoas que precisam residir por tempo determinado no local, ou para quem possui um valor limitado para ser aplicado na moradia por mês.

Alugar um imóvel ainda pode oferecer mais praticidade e segurança para os moradores, pois é de responsabilidade do proprietário garantir a qualidade e segurança da estrutura da residência.

Para isso, é essencial que os imoveis disponíveis para locação possam apresentar manutenção em dia, a fim de prevenir situações incômodas, como infiltrações e acidentes com os sistemas hidráulico e elétrico da residência.

É possível encontrar diversos tipos de imóveis para locação, desde a casa ou apartamento completo até quartos e espaços menores, muitas vezes buscados por estudantes, por exemplo.

Porém, a locação não permite que o locatário possa realizar mudanças da estrutura do imóvel, a não ser que o morador possua autorização e consentimento do proprietário para realizar reformas.

Além disso, é necessário um contrato que pode oferecer garantias e segurança para o locatário e o proprietário do imóvel.

Por isso, é importante buscar por imobiliárias e profissionais que possam oferecer toda assistência antes, durante e depois da locação.

Ainda é possível realizar a locação de um imóvel diretamente com o proprietário do local, sem intermédio de um profissional, porém, é sempre essencial o cuidado necessário para evitar surpresas indesejáveis em todo caso.

A compra do imóvel

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP, houve um aumento de residências vendidas de outubro de 2017 até outubro de 2018.

Com destaque para dezembro, onde houve o maior número de residências vendidas no período apresentado. Diversos fatores contribuíram com este aumento, como os programas que podem facilitar o financiamento do imóvel.

A compra pode ser feita por meio de um imóvel usado ou na planta. O imóvel usado geralmente é encontrado por um valor mais baixo, pois já está pronto para ser utilizado e permite que a mudança seja feita mais rapidamente.

Também vale ressaltar que oferece mais praticidade para negociação. Além disso, é importante que os futuros proprietários possam ter cuidado com possíveis pendências financeiras e manutenções necessárias na estrutura.

Já a compra de um imóvel na planta pode oferecer economia, pois o imóvel pode ser comercializado antes mesmo da sua construção, proporcionando mais opções de financiamento.

Além disso, a casas a venda na planta permitem que os futuros moradores possam usufruir de instalações mais modernas.

Optar pela casa ou apartamento?

Após uma avaliação adequada, é possível realizar pesquisas no mercado sobre o tipo de imóvel desejado. Para isso, é importante priorizar as preferências e necessidades de todos os moradores.

Por exemplo, muitas vezes, uma casa é o modelo de residência mais adequado para moradores idosos ou indivíduos com mobilidade reduzida devido alguma deficiência, por exemplo.

Além disso, é possível encontrar condomínios de casas e apartamentos oferecendo mais segurança e comodidade para os moradores, de acordo com a estrutura, que pode oferecer áreas de lazer e outras.

Em razão disso, é importante sempre realizar pesquisas em site de imoveis e outras fontes sobre a qualidade da estrutura dos imóveis buscados, os valores disponíveis e as regiões mais seguras e acessíveis.

Por isso, uma planejamento bem elaborado pode facilitar a busca pela residência mais adequada para você e sua família, isso claro, por meio de um investimento que pode beneficiar todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *