Como é feito a criação de móveis de madeira?

Como é feito a criação de móveis de madeira?

A madeira é um material muito aplicado em diversos itens, inclusive em móveis. Isso ocorre não apenas pela durabilidade que o material pode apresentar, dependendo de suas especificações, como também devido aos acabamentos variados em que pode ser encontrado, caracterizando-o assim como um material muito versátil.

Um tipo de madeira muito aplicada é a madeira maciça, que é constituída por pinus e eucalipto de reflorestamento, sendo leves e claras.

No entanto, além dessas opções, também há possibilidade da aplicação de árvores mais nobres de cores variadas, tais como araucária, teca e imbuia.

Algumas das principais características das madeiras maciças é que apresentam grande resistência aos danos, em especial, furos e arranhões, inclusive a umidade.

Entretanto, há composições distintas que caracterizam alternativas que divergem principalmente nos valores, entre outros atributos, como o MDF e o MDP.

O MDF (Medium Density Fiberboard), consiste em um painel de madeira reconstituída, elaborado por meio da aglutinação de fibras da madeira juntamente com aditivos e resinas sintéticas.

Basicamente, as placas do material são coladas com a resina e fixadas por meio da pressão. Entre as principais características está a resistência, boa absorção de tintas e estabilidade.

Esse material muitas vezes é confundido com o MDP (Medium Density Particleboard), mas possuem composições totalmente distintas, uma vez que o MDP é constituído por partículas de madeira aglutinadas com resinas ureicas entre si.

Além disso, esse material é constantemente usado na construção de painéis estruturais e em áreas internas não aparentes.

Qual tipo de broca usar para madeira?

Na hora de escolher broca de madeira pode haver certa confusão devido às diversas opções encontradas no mercado.

No caso da madeira, são itens muito aplicados para a confecção e montagem de móveis, porém, existem inúmeros tipos de brocas que podem atender distintos materiais.

Dessa maneira, é importante escolher o modelo adequado ao seu material e necessidade antes de adquirir a broca.

As mais utilizadas para o furo em madeira são as brocas três pontas, que normalmente é constituída por cromovanadio ou em aço.

Essa broca, conforme o nome indica, apresenta três pontas, sendo que a central é útil para localizar com precisão a broca, evitando que o ponto inicial escape no decorrer da operação. Ela pode ser utilizada em diversas madeiras, tais como:

  • Compensados;
  • Contraplacados;
  • Macias;
  • Maciças;
  • Aglomerados.

Há também outros modelos de brocas aplicados para madeira, como a broca chata, usada em furadeiras elétricas e comumente recomendada para fibras e aglomerados.

Por apresentar bordas laterais largas, possibilita perfurações mais ágeis quando um acabamento fino não é exigido.

Principais características das rodinhas para móveis

Um aspecto importante da confecção de móveis corresponde aos diferenciais aplicados, como as rodinhas para móveis.

As rodinhas são uma boa alternativa para garantir maior mobilidade e evitar danos ao piso. No entanto, é importante citar que as rodinhas são integrantes dos rodízios, que são aplicados embaixo dos móveis em materiais distintos além da madeira, como vidros e aço.

As aplicações mais comuns são em gaveteiros, estantes e racks, entretanto, existem diversas outras possibilidades.

Naturalmente, uma vez que é possível encontrar diferentes acabamentos e materiais, alguns modelos podem apresentar maior durabilidade, sendo neste caso, recomendados para pisos irregulares.

Em ambientes internos, é ideal que sejam escolhidos com cautela e que o piso tenha regularidade, seja ele carpete, madeira ou cerâmica.

Para a escolha correta, é indispensável ter conhecimento em torno do peso aproximado do móvel que o elemento irá sustentar, somando com que está acondicionado nele.

Aplicações de tábua de pinus

tábua de pinus consiste em uma madeira de reflorestamento, com coloração amarelo-clara.

Trata-se de um material amplamente aplicado em acabamentos e que apresenta fibra longa. O modelo é bastante utilizado na confecção de papel com alta resistência e embalagens.

É importante citar que a tabua de madeira exige impermeabilização em locais externos.

Na construção civil, a principal aplicação dessa tábua é na montagem de caixaria e para o alinhamento.

Naturalmente, há outras opções usadas, como o eucalipto tratado. Já nessa opção, a madeira é renovável e reúne vantagens como uma alta resistência, não produzir odores e aceitar diferentes acabamentos.

Ao procurar por essas madeiras para a confecção de móveis, é preciso se ater às suas especificações. Afinal, esse é um passo indispensável para assegurar a qualidade e durabilidade desses itens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *