A importância de bons equipamentos em canteiro de obras

A importância de bons equipamentos em canteiro de obras

A construção civil é uma atividade importante para o desenvolvimento e expansão das cidades. O trabalho de construção e reforma de empreendimentos comerciais, empresariais ou residenciais é executado mediante a um projeto que os profissionais da área elaboram.

No ramo da construção, tarefas específicas podem ser feitos por uma empreiteira de obras, empresas que possuem uma atuação pontual, ou seja, não trabalham em todo o processo de planejamento, mas, em momentos estratégicos ou quando a equipe no canteiro de obras não consegue executar uma determinada tarefa.

Um projeto com todos os detalhes importantes para a construção ou reforma, ajuda os responsáveis pela obra, na execução de todas as atividades de forma simples, rápida e assim terminar dentro do prazo estipulado para a entrega.

O planejamento de um serviço de construção é feito pelo engenheiro responsável, que coloca nesse documento a quantidade de ajudantes e funcionários que irão participar do projeto, os materiais necessários, o maquinário e outros pontos importantes que ajudam no processo de criação dos imóveis.

A importância no planejamento de obras

Elaborar um planejamento de obras é fundamental para manter a eficiência e qualidade nos procedimentos que acontecem nesse espaço.

Definir o posicionamento de algumas estruturas, por exemplo, casa de vigia, escritório, central de preparo do concreto, sanitário e outros espaços são decididos pelo responsável pelo planejamento.

O layout da obra e o cumprimento da NR 18, norma que corresponde a segurança dos funcionários, que exige que as obras tenham:

  • Alojamentos;
  • Refeitórios;
  • Escritório de administração da obra;
  • Instalações sanitárias;
  • Vestiário;
  • Ambulatório.

Organização e limpeza, utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual), compra ou locação de materiais, logística interna do canteiro de obras, armazenamento de materiais e documentação da obra são questões que precisam ser definidas durante a criação do planejamento.

Um ponto fundamental para iniciar as obras, é definir como será obtido os equipamentos e o maquinário, ou seja, decidir o que é mais vantajoso: comprar ou alugar?

A compra de máquinas e ferramentas, a primeiro momento parece ser a melhor escolha, mas, com o decorrer dos anos pode se tornar um prejuízo para as empresas.

Uma aquisição exige que a pessoa se prepare para alguns gastos como aluguel de um espaço para armazenar o item, manutenção, transporte até o local da obra, além da depreciação que faz a máquina ou equipamento perder o valor com o tempo, ponto que pode prejudicar uma futura venda.

O aluguel é uma ótima opção para as empresas que possuem um orçamento limitado ou até mesmo pela economia que proporcionam.

A locação possui o custo apenas pelo tempo de uso, tem a possibilidade de a pessoa poder escolher diversos modelos, o transporte e manutenção ficam a cargo da locadora e cria um aumento na produtividade.

Os equipamentos e máquinas que podem ser encontrados nas lojas e empresas de locação são:

  • Andaimes;
  • Betoneira;
  • Batedor de argamassa;
  • Compactador;
  • Martelete rompedor;
  • Medidor de nível;
  • Parafusadeira;
  • Trena;
  • Vibrador de concreto.

Com esse e outros equipamentos, é possível fazer todos os trabalhos da obra. Pesquisar em vários lugares se dedica ao segmento de locação é uma solução para encontrar os itens necessários para a construção.

O proprietário deste tipo de comércio, costuma investir na aquisição de muitos produtos para agradar o seu cliente.

Itens que facilitam o andamento das obras

Investir no aluguel de andaimes é muito importante para o serviço, pois, esse equipamento facilita o acesso dos funcionários a locais com altura ou que tenham alguma dificuldade que impeça o colaborador acessar o espaço.

Os andaimes são usados em serviços de pintura, reparos, reformas, limpeza de prédios e outros trabalhos em altura. Em um estabelecimento de locação de andaimes SP é possível encontrar vários modelos deste equipamento:

  • Andaime fachadeiro;
  • Andaime industrial;
  • Cadeira suspensa;
  • Andaime multidirecional;
  • Andaime suspenso.

Pesquisar as opções disponíveis nos estabelecimentos de locação é uma solução para conseguir o modelo ideal para o canteiro de obras.

Outro equipamento muito importante para otimizar o tempo e agilizar algumas etapas na obra é o misturador de argamassa, máquina que prepara a argamassa para ser aplicada nos revestimentos, assentamentos e contrapisos e outras estruturas.

Uma função muito interessante do misturador é a capacidade de deixar a argamassa mais homogênea.

Um misturador eletrico, diferente do modelo de misturar a argamassa, é destinado para a mistura e homogenização de tintas e produtos relacionados aos serviços de pintura.

Portanto, um planejamento bem estruturado e os equipamentos adequados, proporciona qualidade, agilidade e excelentes resultados aos projetos de construção e reforma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *