O setor de engenharia civil e sua complexidade

O setor de engenharia civil e sua complexidade

Os grandes trabalhos realizados pela engenharia civil saltam aos olhos de todos. Principalmente quando falamos de construções suntuosas como condomínios empresariais de luxo, condomínios residenciais de alto nível, mansões gigantescas, tudo parece lindo e destaquem em meio a uma verdadeira selva de concreto.

No entanto, quem olha todos os trabalhos finalizados e bem feitos, além de bonitos, não imagina quanta poeira, sujeira e bagunça esteve no local, antes das construções ficarem prontas.

São tantas máquinas e equipamentos para construção civil necessários à realização do trabalho, que, às vezes, pode até parecer difícil de enumerá-los.

Fora todo o material de construção que precisa ser adquirido para realizar a construção, desde os fundamentos.

Sem contar ainda, todos os perigos que rondam uma construção e quantos acessórios de segurança são necessários para que seja possível trabalhar em uma obra sem acidentes fatais ou mais graves.

Principalmente para as construções que terão muitos andares, é necessário a utilização de equipamentos de segurança para trabalhadores de grandes alturas como orienta a Norma Reguladora número 35, que trata objetivamente da segurança desses profissionais e todos os equipamentos necessário.

Dentre os equipamentos de segurança imprescindíveis às construções, podemos destacar:

  • Botas;
  • Luvas;
  • Cintos;
  • Capacetes.

Utilização dos equipamentos de proteção

As botas e capacete de segurança EPI ocupam posição especial na lista, evitam uma série de acidentes muito graves que podem levar a consequências ruins ou mesmo vítimas fatais.

Capacetes evitam traumatismos e ainda conferem uma proteção moderada ao rosto.

As botas evitam acidentes como perfurações,cortes, torções, entre outros. Ainda evitam que os trabalhadores possam contrair doenças muito piores como o tétanos através do corte ou perfuração de um prego ou qualquer estrutura de ferro que esteja enferrujada e contaminada pela doença.

Cintos são especiais para trabalhadores que desenvolvem as suas funções nas alturas, principalmente os que realizam os serviços de manutenção ou conserto de fachadas em prédios comerciais ou residenciais muito altos, onde só profissionais treinados podem chegar e realizar o procedimento com segurança.

Os cintos são muito resistentes e ajudam a manter o profissional protegido na cadeira ou no equipamento onde será transportado.

As luvas são feitas de materiais resistentes ao cortes e rasgo. Essas luvas são projetadas para resistir ao peso, movimento e proteger contra acidentes que envolvam materiais abrasivos utilizados em obras.

São muitos os equipamentos de proteção individual que precisam ser usados pela força de trabalho no setor engenharia civil. Mas, alguns deles também são utilizados em diversos setores da indústria.

Maquinários para obras

O compactador de solo, é um equipamento que desenvolve um trabalho importante pois é utilizado para adensar os mais variados tipos de solos, sejam eles granulares ou arenosos, para a realização de obras, como asfaltos, por exemplo.

Existem vários modelos de compactadores disponíveis, o ideal é utilizar o modelo que melhor atenda ao projeto.

Compactador de solo aluguel deve ser feito em casas de materiais para construção que sejam especializadas no aluguel desse tipo de equipamento para grandes obras. O valor varia de acordo com o modelo escolhido.

Esse equipamento está disponível para a compra, na própria internet, em sites de casas especializadas, dependendo do modelo escolhido para o trabalho.

Locação de caminhão para obras, também é necessário fazer. São tantos os materiais para transportar de um ponto a outro da construção, desde os fornecedores até o local de realização da obra, que seria impossível realizar sem a presença dos caminhões.

Tem a capacidade de carregar toneladas em sua caçamba que são altamente resistentes, em razão do material que é utilizado para a confecção das caçambas.

Outra estrutura muito importante para a realização da obra, é alugar andaime para a realização de serviços. Andaimes são estruturas, preferencialmente em aço, pois são mais seguros, construídos para auxiliar os trabalhadores a alcançar pontos mais altos da obra, com facilidade, onde escadas não alcançam.

Os andaimes são estruturas de ferro e aço montadas com sistemas de travamento que asseguram a firmeza da estrutura e evitam acidentes, permitindo que os trabalhadores circulam em segurança dentro dessa armação.

Para que seja possível realizar uma construção, é necessário que esteja a mão maquinas de construção que realizam o serviço mais pesado de transporte de cargas variadas, bem como vários equipamentos que exercem diferentes funções em obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *