Áreas externas: cuidados e pequenas reformas

Áreas externas: cuidados e pequenas reformas

As áreas externas vem ganhando cada vez mais espaço nas casas, principalmente, por se tratar de um ambiente que permite o descanso, a meditação, e também a confraternização com os amigos de forma única e segura.

Para isso, existem muitos tipos de áreas externas, pois são muitos os modelos de casas, assim, cada modelo recebe um tratamento e um cuidado, seja com tinta impermeabilizante ou colocação de revestimento impermeabilizante.

O que é preciso entender é que para que essas áreas continuem agradáveis e muito confortáveis é preciso que se tenham grandes cuidados.

Afinal, sem a manutenção periódica desses espaços, o que era para ser descanso vira pesadelo, e então nada do que foi feito é aproveitado.

Neste artigo abordaremos os muitos cuidados que uma casa deve ter com suas áreas externas, como seus moveis para area externa e também com suas fachadas, que são considerados o cartão de visita das residências.

Os cuidados com a área externa com piscina

Quando falamos de áreas externas nosso pensamento quase que automaticamente nos leva as piscinas, e não é por menos, esses espaços são muito divertidos, e para famílias com crianças, é uma diversão em tanto.

No entanto, para que todo o espaço seja bem aproveitado e com segurança é preciso ter alguns cuidados, e iremos neste tópico falar de 2 tipos de cuidados necessários para a segurança desse ambiente.

O primeiro deles é manter sempre impermeabilizado o deck de madeira. É importante ressaltar isso porque esses decks ficam expostos ao sol, a chuva e ao vento, fazendo com que a madeira sofra desgastes e em alguns casos chegue até mesmo a apodrecer.

Assim, é fundamental que o deck sempre esteja a prova d’água. Caso isso não ocorra o deck pode apresentar insegurança no seu uso. Por isso, é importante impermeabilizar e também trocar as tábuas de madeira que estão deformadas e sempre aplicar o verniz.

E o segundo tópico é sempre lavar os pisos antiderrapantes, pois por terem ranhuras, eles costumam juntar mais sujeira que os outros tipos de piso. Use sabão neutro e água quente para fazer a limpeza.

Caso há alguma irregularidade no assentamento desse tipo de piso, é necessário fazer a troca da peça com o uso de argamassa de regularização de piso, tornando tudo mais estável e seguro.

Cuidados com os móveis da área externa

Cuidar das áreas externas traz várias vantagens como:

  • Segurança;
  • Limpeza;
  • Conforto;
  • Maior durabilidade dos móveis.

E neste tópico falaremos sobre o cuidado com dois tipos de móveis mais usados nas áreas externas, os de madeira e os de aço.

Assim como os decks de madeira, os móveis precisam estar sempre impermeáveis e envernizados, caso contrário a madeira resseca causando rachaduras nos móveis.

Já os móveis de aço precisam ficar longe da chuva, porém, sua manutenção é simples como a aplicação de mastique para juntas de dilatação, basta uma flanela de algodão macia com água periodicamente.

Os cuidados com a fachada das residências

O cartão de visitas de uma casa são suas fachadas. E assim como as áreas externas, elas precisam ser cuidadas e em alguns casos passar por pequenas reformas para que tudo fique bem e organizado, trazendo beleza para a residência.

Quando uma fachada é bonita, elaborada e sofisticadas, ocorre a geração de expectativa para o interior da casa. E para ter uma fachada bonita, não é preciso gastar muito, apenas ter algumas ideias e criatividade.

Uma das formas de investir na restauração da fachada é fazer com que ela seja sofisticada usando um pequeno jardim. O jardim pode ser combinado com cores neutras da fachada, fazendo com que o destaque ocorra para o jardim, e tornando-a muito mais bonito.

Usar cores na fachada também é importante. Mescle referências de cores, abuse e use dos contrastes entre cores vibrantes e cores mais neutras.

Use a cor das esquadrias que ficam aparentes para dar destaque a fachada, isso dá muito certo e permite que a harmonia de cores fique muito mais interessante.

Faça da sua fachada uma varanda, isto é, permita que uma parte da sua varanda integre a fachada, é uma forma de fazer com que a fachada fique realçada e ainda ter uma funcionalidade.

Com todos os tópicos tratados aqui vimos que é fundamental o cuidado com diversas partes da área externa, principalmente, dando atenção as pequenas reformas das fachadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *