As vantagens da madeira em diversos projetos de construção

As vantagens da madeira em diversos projetos de construção

Quem está reformando ou construindo tem várias opções de materiais que podem ser usados em diferentes partes de um projeto. Esses materiais podem ser aplicados em diversas condições.

No entanto, por serem muitas opções, isso pode deixar muita gente com dúvida.

Principalmente quando o assunto são pisos e revestimentos, o mercado disponibiliza um leque de possibilidades bem extenso e que agrada a diferentes gostos, necessidades e até bolsos.

Neste artigo, nós iremos falar sobre um verdadeiro clássico das construções: a madeira. Um material resistente e de características fortes que pode ser aplicado em muitos pontos do seu projeto. Confira neste artigo algumas dicas.

As possibilidades do uso da madeira

Praticamente todas as construções tem um pouco de madeira em sua composição e podemos ter como base as portas.

Apesar de existirem diversas outras opções de portas, a madeira ainda é o material mais usado.

Quando você usa a madeira em diversas outras possibilidades de uma construção, você opta por um material que traz vantagens como:

  • Versatilidade;
  • Resistência;
  • Beleza natural;
  • Valorização do imóvel.

A madeira é muito versátil porque ela pode ser aplicada apenas em um porta ou em um projeto de sala comercial inteiro. Isso mesmo, a madeira pode ser usada em um ambiente todo, fazendo partes dos pisos, portas móveis, janelas, escadas etc. Do mesmo modo, ela pode estar presente apenas em um pequeno canto.

Independentemente de qual seja a sua opção, com certeza o imóvel ou ambiente que você projetar com madeira ficará lindo e super valorizado.

A madeira é resistente, então ela pode ser usada em diversos tipos de necessidades. Em um projeto de livraria, por exemplo, a madeira pode ser usada na construção de uma estante, mesas, cadeiras, pisos e janelas.

A madeira traz mais conforto acústico, aspecto essencial em uma livraria. Afinal, isso vai tornar o ambiente mais propenso aos estudos e leitura. Por ser natural, com o tempo ela vai se valorizando, o que agrega ainda mais valor de mercado ao imóvel.

Agora que você conheceu algumas possibilidades da aplicação da madeira em projetos, conheça no tópico a seguir algumas aplicações mais comuns.

Usos comuns da madeira na construção

Como você já sabe, a madeira é muito usada nas construções e um exemplo comum disso é o piso de madeira.

Presente em muitas construções, esse tipo de piso é um dos preferidos porque ele traz conforto térmico e acústico ao ambiente.

O material também é fácil de limpar e pode ser encontrado em diversos tons. Ou seja, é muito fácil encontrar aquele piso em madeira que combine perfeitamente com a sua ideia.

Outra aplicação bastante comum é nós decks. Em áreas externas como em piscinas e jardins, o deck de madeira traz muito mais conforto ao ambiente.

Os decks de madeira são muito populares porque não aderem à temperatura do sol, o que deixa o ambiente termicamente mais confortável.

O deck também colabora com a limpeza e organização dos ambientes e você pode encontrá-lo tanto em madeira natural como sintética.

Existe outra aplicação muito clássica, como as escadas.

A escada de madeira é a opção mais procurada por quem está construindo ou reformando porque é um clássico dos projetos.

Além disso, a madeira colabora com qualquer decoração, podendo ornar com todos os estilos.

A madeira empregada nesse tipo de projeto é muito mais resistente para suportar os impactos dos degraus e valorizam a construção como um todo.

Uma das opções mais comuns feita em madeira e que é usada em diversos imóveis é o taco de madeira.

Os tacos são pequenos blocos que se encaixam podendo formar diversos desenhos. Trata-se de uma opção antiga, mas que não perdeu espaço no mercado da construção por conta de sua beleza e sofisticação.

Para manter toda a beleza e vigorosidade dos tacos, como seu brilho, é importante cuidar bem dele.

Um desses cuidados é a raspagem de taco de madeira, um procedimento que deve ser realizado apenas por profissionais e empresas competentes a fim de evitar prejudicar as peças.

Como você viu, o uso da madeira pode ser feito de diversas maneiras que vão além das mencionadas aqui. Agora que você já conhece todas as suas vantagens, fica muito mais fácil optar por esse material. Empregando a madeira em sua construção ou reforma, você terá acesso ao que há de mais vantajoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *