Casas domóticas para construção sustentável

Casas domóticas para construção sustentável

Podemos economizar energia e ter uma casa mais sustentável usando sistemas de automação residencial.

A tecnologia de automação residencial está se tornando sinônimo de sustentabilidade. 

Incorporar a tecnologia de casa inteligente em uma estrutura nova ou existente, torna mais fácil reduzir o consumo de energia e seu impacto no meio ambiente. Mas por que casas sustentáveis?

Nossas ações nos últimos 50 anos, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, levaram ao aumento dos gases de efeito estufa que, por sua vez, causam o aquecimento global.

A responsabilidade ambiental é um assunto de todos, portanto, podemos contribuir fazendo algumas mudanças simples em nossa casa que, não só ajudarão o meio ambiente, mas também nos pouparão dinheiro e adicionarão mais conforto.

Com muitos dos novos produtos de automação residencial simples de instalar, agora é mais fácil do que nunca automatizar nossa casa e ser sustentável ao mesmo tempo.

Além de usar sistemas de iluminação eficientes, como lâmpadas fluorescentes compactas e LED, aparelhos com alta classificação de eficiência energética e outras fontes de energia alternativas, podemos integrar automatismos de controle de iluminação inteligentes.

Além de equipamentos com economia de energia, como dispositivos que também desligam automaticamente nossas luzes, assim como sistemas de controle de temperatura programáveis. 

Outra possibilidade são sistemas de irrigação automatizados e torneiras automáticas que podem ajudar a reduzir o consumo de água. Muitas dessas soluções simples são bastante acessíveis e também ajuda na economia de dinheiro em nossas próximas contas.

Provavelmente já escutou isso, mas mesmo quando a maioria dos dispositivos eletrônicos que temos no lar são desligados, eles continuam a gastar energia elétrica. Este consumo é denominado de “consumo fantasma”.

Esses aparelhos vão para o modo de espera depois de desligados e criam o que é conhecido como uma “carga fantasma” que pode adicionar até 8% à sua conta de eletricidade. 

Felizmente, existe uma maneira fácil de resolver isso, que é instalando sistemas que cortam automaticamente a corrente recebida por um dispositivo que já foi desligado, para não só economizar energia, mas também proteger contra sobrecargas.

Outra maneira fácil de ter uma casa mais sustentável e com eficiência energética é controlar o consumo de energia. Muitas empresas de energia oferecem tarifas mais baixas durante os chamados horários “fora de pico”, como noites e fins de semana. 

Já sabe então, que usando seus eletrodomésticos dentro dos horários mais econômicos, vai conseguir baixar o seu recibo de energia. Esses horários foram criados para que você possa gerenciar melhor o seu consumo de energia.

Além disso, muitos dos eletrodomésticos que temos em casa, já podem ser programados para iniciar sua atividade em determinada hora, mesmo que você não esteja em casa.

Como podemos constatar, é muito fácil automatizar a nossa casa com alguns passos simples e converter a nossa casa num lar sustentável.

Assim, respeitando o meio ambiente e poupando na conta de luz, ao mesmo tempo em que alcançamos maior conforto e qualidade de vida .

Essas são algumas das possibilidades que a automação residencial nos oferece, em busca de uma casa mais sustentável. 

Transformar nosso lar em uma casa inteligente, significa que estamos usando meios e formas de reduzir a energia que consumimos, automatizando as várias tarefas diárias e facilitando a nossa vida.

No fim ganhamos tempo, qualidade de vida e ainda economizamos dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *