O que um bom design de interiores deve conhecer sobre o Autocad?

O que um bom design de interiores deve conhecer sobre o Autocad?

O Autocad é uma ferramenta de extrema relevância para projetos arquitetônicos, o que certamente inclui as atividades dos designers de interiores.

Mas, ainda assim, são raros os atuantes que já se atentaram a essa novidade, de forma que poucos conhecem sua utilidade.

A fim de modificar esse cenário e trazer mais possibilidades aos profissionais, no artigo de hoje, estamos trazendo algumas informações a respeito do tema, focando em demonstrar tudo que os designers devem saber sobre ele.

Então, se deseja se tornar um profissional ainda mais relevante no mercado, não deixe de conferir todas as dicas e informações que estamos trazendo a seguir!

Por que o Autocad é tão relevante para o design?

Antes de começarmos a falar sobre o que um bom design de interiores deve saber sobre o Autocad, é fundamental destacarmos o que é essa ferramenta e quais suas principais utilidades.

Isso porque, como já foi possível conferir, muitos profissionais ainda não a conhecem, o que acaba atrapalhando o dia a dia no trabalho.

Explicando de forma bastante sucinta, o Autocad é um software especializado na elaboração e desenvolvimento de projetos de arquitetura e design.

Ao utilizá-lo, os profissionais conseguem tornar todo o processo de criação mais automático e simples, já que tudo está disponível na tela do computador.

Com o Autocad, é possível criar tudo o que você desejar, tendo diversos formatos, características e proporções para incluir em seus projetos.

Sua principal vantagem é tornar o processo de criação mais simples, já que você conta com todos os recursos, bastando saber como uni-los para formar uma boa ideia.

No design de interiores essa é uma boa funcionalidade, já que permite o planejamento sem que o profissional precise fazer desenhos e tirar uma ideia do zero.

Como vimos, tudo já está lá, todas as linhas, colunas, modelos, tipos de paredes e muitas outras coisas, bastando saber como utilizar todos estes da melhor forma, a qual é dada por meio dos talentos do designer!

O que você deve saber sobre a ferramenta

No tópico anterior, foi possível conhecer brevemente sobre o Autocad, mas é importante salientar que você pode aprender de maneira mais profunda, através de um bom curso de Autocad.

Mas, antes dessa etapa, temos mais algumas informações para lhe passar, que são relacionadas com os pontos que merecem sua atenção durante o aprendizado sobre o software.

Como já foi dito, o Autocad não é um programa voltado apenas para o design de interiores, já que também é direcionado para as áreas de arquitetura e engenharia.

Por isso, é fundamental sabermos reconhecer quais são os recursos que merecem maior tempo de estudo e atenção, e é exatamente isso que veremos a seguir.

Neste momento faça algumas anotações, pois certamente as dicas que virão em seguida serão de extrema importância para facilitar e agilizar seus estudos sobre Autocad!

1. Conheça todos os recursos 

Você se lembra que anteriormente falamos que o Autocad é um software voltado para diversas profissões?

Então, este é um ponto fundamental para que você foque seus estudos, mas devemos ter cuidado, já que é importante conhecer todos os “materiais” do Autocad.

Por exemplo, por mais que a formação de paredes seja algo próprio para a engenharia, é muito importante que um profissional de design de interiores também explore esses recursos.

Por isso, inicialmente, é fundamental que você tenha uma formação mais generalista, que aborde todos os conteúdos e recursos presentes no Autocad.

Além de te ajudar no entendimento do projeto multiprofissional, este aprendizado também trará possibilidades maiores, já que você não ficará preso a recursos limitados.

Dito isso, explore tudo o que vir pela frente, e saiba aproveitar todos os recursos em sua totalidade, pois assim será possível produzir projetos cada vez mais completos e interessantes.

Lembre-se que a vantagem do Autocad é providenciar uma criação mais ampla, portanto, saiba extrair esse benefício da forma correta, por meio do conhecimento!

2. Explore as funcionalidades

Os recursos são importantes, mas nem só disso se faz o Autocad, já que este também conta com muitas funcionalidades interessantes.

Dentre as principais funcionalidades, podemos encontrar aquelas que nos permitem modificar as proporções dos elementos, o que garante alterações de formatos e posicionamento.

Por exemplo: para o seu design, você precisa de uma porta mais alta? No Autocad existe o recurso de esticar, que pode ser bastante útil para essa tarefa.

Ou então, você gostaria de fazer uma janela com arco, mas não encontra nenhum exemplar? Com o Autocad você consegue curvar elementos, e assim fazer a janela que precisa!

Perceba que, ao conhecer todos os recursos e saber como editá-los, as possibilidades se tornam praticamente infinitas, já que é possível produzir todo e qualquer tipo de design, apenas fazendo edições.

Então saiba reconhecer tudo o que você tem à disposição no Autocad, e assim será muito mais simples criar sem dificuldades ou limitações!

3. Treine seu olhar para o design 

Por fim, a última dica que temos para passar hoje é voltada para algo que você já tem, mas que será necessário reforçar: o olhar para o design.

Novamente voltamos ao ponto que destaca o fato do Autocad ser voltado para diversas profissões, sendo que algumas delas (como é o caso da Engenharia) são direcionadas para projetos de cunho estrutural e/ou funcional.

Por isso, para trabalhar com o Autocad, você deve ter plena noção de quais são os recursos disponíveis que mais interessam para o seu trabalho, para assim, evitar confusões e dúvidas.

Além disso, existe um outro ponto que merece atenção, que é relacionado justamente com a infinidade de possibilidades, o que pode acabar dificultando o processo criativo, já que bate a vontade de usar de tudo um pouco.

 

Mas com a prática e seus conhecimentos, com o tempo, será mais fácil direcionar o olhar e, assim, produzir trabalhos de forma ainda mais rápida e simples.

De todo modo, essa é uma ferramenta que pode ser bastante útil, mas fazer um curso de Autocad é fundamental para aprender tudo sobre o tema, então não deixe de procurar por este tipo de conteúdo, que certamente terá grande utilidade para a sua carreira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *