Como criar o melhor ambiente para trabalhar?

Como criar o melhor ambiente para trabalhar?

Ao realizar o planejamento de um escritório ou até mesmo um outro ambiente, o objetivo é sempre aproveitar melhor o espaço disponível. Mas, o que fazer quando o espaço precisa ser divido ou separado sem que haja muito custo ou trabalho?

Simples, para isso basta inserir a divisória drywall, uma opção simples, prática e eficiente que consegue dividir o ambiente e diversificar os espaços. Assim, é possível até criar, reformar e construir ambientes sempre que necessário.

Um pouco mais sobre o Drywall…

O drywall é uma expressão em inglês que significa parede seca.

Na prática, essa parede tem como principal característica – o que a diferencia da alvenaria – é que ela não precisa de argamassa para ser construída.

Assim, a parede de drywall é construída por chapas de gesso e perfis de aço. Umas das vantagens desse modelo de parede é que o seu centro é oco e permite que seja composto pelas fiações das construções (elétricas ou hidráulicas) bem como enchimentos de isolamento térmicos ou acústicos.

Por esse motivo é bem fácil de encontrar esses preenchimentos, sendo diferenciados por suas tonalidade como o verde, o rosa e o branco.

O verde é mais indicado para ambientes úmidos como banheiros e cozinhas, por ser composto por silicone e aditivos fungicidas, já o rosa é mais apropriado para ambientes em que há lareiras, fogões e outros equipamentos elétricos ou que lidam com o calor, pois são resistentes ao fogo.

Já o modelo branco é o mais simples de todos, usados em forros e ambientes secos.

Modelando o escritório

Além da parede de drywall, há outros recursos que são interessantes para ampliar o espaço dentro de um escritório.

Nesse contexto, um recurso utilizados por muitos profissionais da área de design, arquitetura e decoração são os moveis planejados, que tem como principal beneficio o encaixe perfeito dentro do espaço. Afinal, ele é projetado e elaborado para aquele ambiente.

Com isso, todos os espaços podem ser melhor aproveitados, passando a imagem de um ambiente organizado, aconchegante e espaçoso, mesmo não sendo muito grande.

Ainda pensando na composição do ambiente do escritórios, os pisos devem receber um destaque. Isso porque eles contribuem para a composição da imagem e a harmonia do ambiente.

O piso de madeira é sempre um dos preferidos. No entanto, atualmente, os pisos laminados vem ganhando mais espaço por ter algumas vantagens mais práticas quando comparados com o de madeira.

Entre as vantagens desse modelo de piso pode-se destacar:

  • Preço: Os pisos laminados são mais baratos que os pisos de madeira, independentemente do modelo escolhido;
  • Diversidade: Eles podem imitar a madeira, ou seja, passam uma imagem semelhante com uma diversidade maior de tons, texturas e tamanhos;
  • Limpeza: Para limpar o piso laminado há muitos produtos disponíveis no mercado e o processo é bem simples;
  • Manutenção: Quando for preciso, o laminado é mais fácil de ser substituído ou arrumado do que a madeira que exige mais trabalho e mão de obra muito bem qualificada para realização correta de sua manutenção;
  • Instalação: A colocação de piso de madeira deve ser realizada em algumas etapas e exigem mais processos que os laminados que já vem pré prontos de fábrica.

Tendências dos escritórios comerciais

Nos dias de hoje, muitos escritórios comerciais são compartilhados, os chamados coworking. A ideia é fazer um ambiente colaborativo para empresários que estão iniciando no mercado.

Apesar disso, o formato do coworking permite algumas características como salas individuais para reuniões e desenvolvimento do trabalho, mas alguns ambientes que são compartilhados com sala de reunião e cozinha.

Normalmente nesses locais a cozinha planejada é a melhor opção, pois os espaços são mais reduzidos e utilizado por muitas pessoas. Até em escritórios que não são compostos com esse objetivo possuem um refeitório ou cozinha com pouco espaço e, normalmente, são os locais que reúnem os colaboradores para o almoço ou café no meio do expediente.

Dessa forma, esse ambiente precisa também de uma atenção ao projeto do escritório, pois precisa ter espaço para as pessoas se acomodarem e circularem, sendo um dos grandes desafios do projeto.

Entretanto, há disponível modelos e projetos para inspirar e, no mercado, há muitos profissionais qualificados que conseguiram ampliar o ambiente e torná-lo o mais agradável para todos, surpreendendo positivamente, todos os colaboradores e visitantes que circulam nesses ambientes.

Afinal de contas, a maioria das pessoas ficam no trabalho mais de oito horas por dia, por isso o espaço precisa ser confortável e agradável, fazendo com que todos se sintam mais estimulados e em harmonia com o ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *