Conheça como funciona o aquecimento solar no Brasil

Conheça como funciona o aquecimento solar no Brasil

Antes da energia fotovoltaica se tornar uma realidade na eletricidade completa de uma casa, fazenda ou comércio, o uso do sol para gerar eletricidade já existia no Brasil em muitos lugares.

Era comum ver residências e prédios com o painel solar para chuveiro, aquele que servia apenas para esquentar a água do banho.

Algumas empresas ficaram famosas e reconhecidas nacionalmente por conta desse trabalho de aquecer a água do banho.

Uma das principais marcas dessa época e que continua firme e forte atualmente é a Cumulus Aquecedores, que ainda é muito buscada por consumidores que decidem ter apenas o aquecimento solar em casa.

Nos tópicos a seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre essa forma específica de uso da energia fotovoltaica, além de conhecer outros usos também determinados que podem ser feitos por uma pequena placa solar que faz vários equipamentos funcionarem. Confira!

Como funcionam os aquecedores solares?

O aquecedor solar de chuveiro possui características de instalação e manutenção muito parecidas com a energia fotovoltaica usada hoje em casas de forma completa.

É colocado um painel na parte externa do telhado, nesse caso, bem em cima do local onde fica o chuveiro ou banheira.

Com isso, essa placa recebe a luz solar que passa para o sistema de aquecedor que transforma essa luz em energia e esquenta a água do chuveiro. Bem igual mesmo à energia fotovoltaica completa que hoje se encontra no mercado nacional.

O uso dos aquecedores solares ficou muito famoso no início dos anos 2000, principalmente com a necessidade que os governos e sociedades viram de se usar energias renováveis.

Com o aquecimento global, aumento da destruição da camada de ozônio, efeito estufa e tudo mais, foi preciso encontrar novas formas de gerar energia, principalmente em situações que se gasta muita eletricidade, como é o caso do banho.

Onde mais a placa solar é usada de forma específica?

Existem alguns outros equipamentos que também utilizam um próprio sistema de energia solar para funcionar. É o caso, por exemplo, do ar-condicionado.

Funciona da mesma forma que o aquecedor de chuveiro. A placa é instalada no telhado, absorve a luz, transforma em energia e passa para o eletrodoméstico.

Uma grande vantagem do uso desse sistema de eletricidade fotovoltaica é que o conserto de placa de ar condicionado, por exemplo, é algo muito incomum,.

A manutenção existe sim, mas é bem mais rara. Isso gera uma economia enorme, já que, hoje em dia, a energia solar é muito avançada no país e quase não gera problema algum.

Além do uso no ar condicionado, outros produtos e eletrônicos também podem ter um sistema próprio de energia elétrica fotovoltaica. Veja na lista abaixo os mais conhecidos e utilizados no Brasil:

  • Lâmpadas e postes;
  • Carregadores de celular;
  • Churrasqueiras;
  • Geladeiras;
  • Cerca elétrica;
  • Bombas de água.

Esses são alguns dos equipamentos que conseguem funcionar com base em um sistema simples de energia solar.

Existem outros também, uns super simples, como uma calculadora e alguns bem complexos, como carros que funcionam com o uso da energia do sol.

Como ter um painel solar para chuveiro?

Se você quiser ter um aquecedor solar em casa apenas para esquentar a água do seu chuveiro e diminuir bastante o valor da sua conta de eletricidade é bem simples. Primeiro é necessário procurar empresas especializadas na venda e na instalação desses aquecedores.

Procure entre as que são especializadas em energia fotovoltaica como um todo e também nas empresas de aquecedores, existem algumas que trabalham com esse quesito de forma específica.

Depois disso, é preciso informar o tipo de aquecedor que é, o local de instalação, a quantidade de chuveiros que serão aquecidos pela luz do sol. Tudo isso vai influenciar no valor final dado pelo comerciante.

Com todos esses dados, veja qual das lojas oferece o menor preço pelo melhor produto e contrate este serviço. Não escolha nunca o mais barato, porque ele pode sair caro depois.

O uso do painel solar para chuveiro é uma forma interessante de você conhecer e analisar se vale a pena usar a energia fotovoltaica em toda a sua casa.

Muitas pessoas iniciam com o aquecedor e meses depois já transformam toda a capitação de eletricidade da residência em solar, vista a economia e a qualidade do serviço. Faça isso e diga depois para o os seus amigos qual foi o resultado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *